Como Fazer a Deliciosa Torta de Abóbora

COMO FAZER A DELICIOSA TORTA DE ABÓBORA

Como Fazer a Deliciosa Torta de Abóbora, A torta de abóbora é um prato delicioso e bastante apreciado em várias regiões do mundo. Sua origem remonta a séculos atrás, sendo um prato tradicional em muitas culturas, especialmente nas americanas e europeias.

A abóbora, um dos principais ingredientes da torta, é um vegetal que tem sido cultivado há milhares de anos na América do Norte e na América Central. Os nativos americanos já usavam a abóbora em suas culinárias muito antes da chegada dos colonizadores europeus.

A torta de abóbora como a conhecemos hoje tem suas raízes na culinária americana. É especialmente popular nos Estados Unidos, onde se tornou um prato tradicional e emblemático, principalmente durante o feriado de Ação de Graças. A torta de abóbora é preparada com uma mistura cremosa de purê de abóbora, especiarias como canela, noz-moscada, cravo-da-índia e gengibre, além de ovos, leite ou creme, e é assada em uma massa de torta.

Além dos Estados Unidos, a torta de abóbora também é apreciada em algumas regiões da Europa, como no Reino Unido e na França, onde é conhecida como “tarte à la citrouille”.

Embora tenha suas raízes na cultura americana, a popularidade da torta de abóbora se espalhou para muitas outras partes do mundo, tornando-se um prato querido em muitas cozinhas caseiras e em restaurantes renomados. A versatilidade da abóbora e o sabor único dessa torta contribuíram para sua apreciação global.

PARA A MASSA

INGREDIENTES
  • 1¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo
MODO DE PREPARO
  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga em cubos e misture com a mão, beliscando com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.
  2. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele numa bola e achate delicadamente num disco. Coloque na tigela, embrulhe com filme e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos para firmar (se preferir, prepare a massa no dia anterior).
  3. Retire a massa da geladeira 5 minutos antes de abrir. Enquanto isso, separe uma fôrma redonda canelada de fundo removível de 22 cm de diâmetro e 2 sacos plásticos para alimentos.
  4. Para abrir a massa, coloque-a entre os dois sacos plásticos abertos – a massa doce é mais quebradiça, os sacos ajudam a manter o formato. Com o rolo de macarrão, comece a abrir a massa. No começo ela é resistente e as laterais tendem a rachar; caso isso aconteça, pressione delicadamente a massa com as mãos para remendar e manter o formato. Abra a massa até formar um círculo 6 cm maior que o diâmetro da fôrma.
  5. Retire um dos plásticos e vire a massa de uma só vez sobre a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para firmar e cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com uma faca pequena, corte o excesso de massa que sobrar (você pode reservar essas sobras e assar biscoitinhos).
  6. Leve a fôrma com a massa à geladeira por pelo menos 20 minutos para firmar – como a massa é muito amanteigada, isso evita que as laterais baixem na hora de assar. Enquanto isso, prepare o recheio.

PARA O RECHEIO E MONTAGEM

COMO FAZER A DELICIOSA TORTA DE ABÓBORA
INGREDIENTES
  • 350 g de abóbora japonesa descascada e cortada em pedaços médios (cerca de 2 ½ xícaras)
  • 3 ovos
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar demerara
  • ¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1½ colher (chá) de canela em pó
  • ¼ de colher (chá) de gengibre em pó
  • ¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
MODO DE PREPARO
  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Numa panela média, coloque a abóbora com ⅓ de xícara (chá) de água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até a abóbora ficar macia – assim ela cozinha sem ficar aguada.
  3. Transfira a abóbora cozida para uma tigela grande e amasse bem com um garfo (ou amassador de batatas), até formar um purê liso, e deixe amornar – ele não pode estar muito quente ao ser misturado aos ovos. Enquanto isso, aproveite para pré-assar a massa.
  4. Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e rache ao assar.
  5. Leve a base da torta ao forno para assar por 25 minutos ou até as bordas começarem a dourar. Retire os feijões e o papel e volte a massa para o forno por mais 10 minutos, até que o fundo doure levemente e perca o aspecto de cru.
  6. Assim que o purê de abóbora estiver morno, junte as especiarias, o açúcar e misture bem com uma espátula de silicone.
  7. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo – se um estiver estragado, você não perde a receita. Bata os ovos com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Junte os ovos batidos ao purê de abóbora, acrescente o creme de leite e misture bem com um batedor de arame até ficar liso, mas sem incorporar ar.
  8. Retire a base da torta do forno e preencha com o recheio de abóbora. Volte a fôrma ao forno para assar por 30 minutos ou até as bordas do recheio inflarem e ficarem firmes, mas o centro ainda estiver cremoso e brilhante. Atenção: se assar demais, a torta vai rachar e perder a textura cremosa.
  9. Retire a torta do forno e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de desenformar e servir. Sirva com sorvete, merengue ou creme batido.
ESCOLHA A ABÓBORA

Caso prefira comprar a abóbora com casca: considere 500 g de peso total, descasque e corte em pedaços médios.

Se preferir aproveitar o pré-preparo de outra receita: você precisará de 1 ¼ de xícara (chá) de abóbora cozida e amassada no total.

PARA ARMAZENAR

Em temperatura ambiente, a torta dura 1 dia. Embalada em filme plástico e armazenada na geladeira, dura até 3 dias.

Informações Nutricionais:

torta de Abóbora

as informações nutricionais podem variar um pouco dependendo da receita específica da torta de abóbora e dos ingredientes utilizados. No entanto, darei uma visão geral das informações nutricionais típicas para uma fatia média de torta de abóbora:

  • Calorias: Em média, uma fatia de torta de abóbora pode conter cerca de 250-300 calorias.
  • Gorduras: Cerca de 10-20 gramas, dependendo dos ingredientes, especialmente se contém manteiga ou creme na massa.
  • Carboidratos: Aproximadamente 30-40 gramas, principalmente provenientes do açúcar na abóbora e da farinha da massa da torta.
  • Proteínas: Geralmente em torno de 3-5 gramas por fatia.
  • Fibras: A abóbora é uma boa fonte de fibras, então uma fatia pode conter de 2 a 4 gramas de fibra, dependendo da quantidade de abóbora na receita.

As informações específicas podem variar com base nos ingredientes individuais, como o tipo de farinha, a quantidade de açúcar, a inclusão de laticínios (como leite integral versus leite desnatado) e outros componentes utilizados na preparação da torta.

É importante lembrar que essas informações são aproximadas e podem variar significativamente com base na receita exata usada para fazer a torta de abóbora. Além disso, as porções podem variar de acordo com o tamanho da fatia.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Como Fazer a Deliciosa Torta de Abóbora”

Deixe um comentário