Como Fazer Torta Rústica de Abobrinha com Ricota

Como Fazer Torta Rústica de Abobrinha com Ricota

Como Fazer Torta Rústica de Abobrinha com Ricota, a torta rústica de abobrinha com ricota é uma delícia versátil que combina ingredientes simples com uma apresentação visualmente atraente. Apesar de não ter uma origem específica, tortas rústicas em geral têm suas raízes na culinária camponesa europeia, especialmente na França e na Itália.

A abobrinha, conhecida por diferentes nomes ao redor do mundo (como courgette na Europa), é um ingrediente bastante utilizado na culinária mediterrânea. A combinação da abobrinha com ricota, um queijo fresco italiano, pode ser encontrada em várias receitas tradicionais dessas regiões.

Não existe um local específico onde a torta rústica de abobrinha com ricota seja mais popular, mas países com uma forte tradição culinária mediterrânea, como Itália, França, Grécia e Espanha, frequentemente têm variações desse prato em seus cardápios.

Essa torta rústica é apreciada em diversas partes do mundo onde esses ingredientes são acessíveis, e sua popularidade cresce especialmente em regiões onde a culinária saudável e vegetariana é valorizada. Ela também se tornou uma opção favorita para aqueles que procuram refeições leves, saborosas e visualmente atraentes.

PARA A MASSA

INGREDIENTES
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • 1¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de sal
MODO DE PREPARO
  1. Numa tigela grande, junte a farinha com o sal e misture. Adicione a manteiga e misture com a ponta dos dedos, até formar uma farofa grossa.
  2. Junte o ovo e amasse bem até formar uma bolota. Envolva com filme e leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora (se preferir, faça a massa no dia anterior).

PARA O MOLHO DE MANJERICÃO

INGREDIENTES
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • ¼ de xícara (chá) de manjericão
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 dente de alho pequeno
  • pitada de sal
MODO DE PREPARO
  1. Lave e seque as folhas de manjericão.
  2. Descasque o dente de alho e transfira para o liquidificador. Junte o azeite, as folhas de manjericão, o parmesão ralado e bata até formar um molho — quanto menos você bater as folhas, mais verdinho o molho fica. Prove e, se necessário, ajuste o sal — alguns queijos são mais salgados que outros.

PARA O RECHEIO E A MONTAGEM

Como Fazer Torta Rústica de Abobrinha com Ricota
INGREDIENTES
  • 2 abobrinhas
  • 1 xícara (chá) de ricota esfarelada (cerca de 180 g)
  • 2 colheres (sopa) do molho de manjericão
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino
  • 1 ovo para pincelar
  • 1 colher (chá) de água
  • azeite a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • folhas de rúcula selvagem a gosto para servir
MODO DE PREPARO
  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire a massa da geladeira 15 minutos antes de abrir, caso ela esteja muito dura.
  2. Numa tigela, misture a ricota com 2 colheres (sopa) de azeite, ½ colher (chá) de sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
  3. Lave e seque as abobrinhas. Retire o cabinho e corte cada abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Fatie cada metade em meias-luas de 1 cm.
  4. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite. Coloque as abobrinhas, sem sobrepor — se não couberem todas de uma só vez, prepare em levas. Deixe dourar por cerca de 2 minutos e vire com uma pinça para dourar o outro lado por igual. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e transfira para uma tigela. Reserve.
  5. Numa bancada, polvilhe um pouco de farinha e, com um rolo de macarrão, abra a massa num disco de 0,5 cm de espessura e cerca de 30 cm de diâmetro. Atenção: é uma torta rústica, não se preocupe em abrir um disco perfeito.
  6. Enrole a massa no rolo e transfira para uma assadeira grande e rasa.
  7. Distribua a ricota e, por cima, acrescente a abobrinha cortada uma sobre as outras, rusticamente, reservando cerca de 5 cm da borda da massa para a dobra. Regue as abobrinhas com o molho de manjericão. Dobre as bordas da massa sobre os pedaços de abobrinha.
  8. Numa tigela pequena, quebre o ovo e, com um garfo, misture bem com a água. Pincele sobre a massa e polvilhe queijo parmesão ralado.
  9. Leve ao forno para assar por 30 minutos, até que a massa esteja dourada e crocante e a abobrinha macia. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de servir. Sirva com o molho de manjericão restante, folhas de rúcula selvagem e a salada de beterraba.
MOLHO DE MANJERICÃO COM PARMESÃO

Se preferir, prepare a quantidade de molho exata para o recheio da torta rústica. Neste caso, divida a quantidade de ingredientes ao meio e use um mixer ou miniprocessador para bater.

Melhores Acompanhamentos:

ARROZ INTEGRAL COM ABOBRINHA

a torta rústica de abobrinha com ricota é versátil e combina bem com uma variedade de acompanhamentos que complementam seu sabor e textura. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Salada Verde: Uma salada fresca de folhas verdes, como alface, rúcula ou espinafre, com um molho leve de vinagrete pode equilibrar a textura mais densa da torta.
  2. Molho de Tomate Caseiro: Um molho de tomate fresco, temperado com ervas como manjericão e orégano, pode servir como um ótimo acompanhamento.
  3. Legumes Grelhados: Vegetais grelhados, como pimentões, berinjelas, ou mesmo mais abobrinha, complementam a torta rústica e oferecem uma refeição mais substancial.
  4. Purê de Batatas ou Batatas Assadas: As batatas são uma escolha clássica e reconfortante que se harmoniza bem com a torta.
  5. Creme de Ervas: Um creme de iogurte ou creme azedo com ervas frescas, como cebolinha, salsa ou coentro, pode adicionar um toque refrescante.
  6. Chutney de Manga ou Geleia de Pimenta: Se quiser algo mais agridoce para contrastar com o sabor suave da torta, um chutney de manga ou uma geleia de pimenta podem ser boas opções.
  7. Arroz Integral ou Quinoa: Se preferir uma opção mais saudável e nutritiva, o arroz integral ou a quinoa podem ser ótimos acompanhamentos para fornecer carboidratos e complementar a torta.

Experimentar diferentes combinações de acompanhamentos pode ajudar a descobrir sabores que mais agradam ao seu paladar e a criar uma refeição equilibrada e deliciosa.

Informações Nutricionais:

COMO FAZER TORTA DE ABOBRINHA

As informações nutricionais específicas podem variar com base nos ingredientes exatos e nas proporções utilizadas na receita, mas darei uma estimativa geral das informações nutricionais para a torta rústica de abobrinha com ricota, considerando uma porção média.

É importante lembrar que estas são estimativas e os valores podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das quantidades utilizadas na preparação.

Porção média de torta rústica de abobrinha com ricota (aproximadamente 1 fatia):

  • Calorias: Cerca de 200-250 kcal
  • Gorduras: Em torno de 10-15g
  • Gorduras saturadas: Cerca de 5-8g
  • Carboidratos: Aproximadamente 15-20g
  • Fibras: Entre 2-4g
  • Proteínas: Cerca de 10-15g

Esses valores são uma média aproximada e podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na receita, como a quantidade de massa, a proporção de abobrinha, ricota, outros queijos, óleos ou outros ingredientes adicionados.

Para obter informações nutricionais precisas, é recomendável utilizar ferramentas ou aplicativos online que permitem calcular as informações nutricionais com base nos ingredientes e nas quantidades exatas utilizadas na receita.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Como Fazer Torta Rústica de Abobrinha com Ricota”

Deixe um comentário