Como Fazer a Receita de Ricota e Abobrinha, a ricota é um queijo fresco de sabor suave e textura macia, feito a partir do soro do leite coagulado. Ela é uma ótima fonte de proteína de origem animal e também é rica em cálcio, vitaminas A e D, além de ser mais leve e ter menos gordura do que outros tipos de queijos.
A abobrinha, por sua vez, é um vegetal muito nutritivo e nutritivo, rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, fósforo e fibras. Ela é um excelente ingrediente para incluir em receitas saudáveis e saborosas, como a receita de ricota e abobrinha que compartilhei anteriormente.
Juntos, a ricota e a abobrinha formam uma combinação deliciosa e nutritiva, que pode ser preparada de diversas formas, como em tortas, omeletes, saladas e outras receitas. Além disso, a receita de ricota e abobrinha que compartilhari é uma opção saudável e leve, ideal para quem busca uma alimentação equilibrada e saborosa.
Ingredientes:
- 2 abobrinhas médias
- 250g de ricota
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 xícara de chá de leite desnatado
- 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta a gosto
- Salsa picada a gosto
Modo de Preparo:
Lave bem as abobrinhas e corte-as em cubinhos. Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite que ferveu até dourar. Adicione a abobrinha e refogue por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Acrescente o leite e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta a gosto. Desligue o fogo e acrescente a ricota e o queijo parmesão ralado, misturando bem até que a ricota esteja completamente incorporada.
Transfira para um refratário e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até que fique gratinado. Finalize com a salsa picada por cima antes de servir.
Dicas:
- É importante não deixar a abobrinha cozinhar demais para que ela não fique muito mole.
- Se preferir, você pode substituir o leite desnatado por leite de coco ou creme de leite para dar um toque mais cremoso à receita.
- Se quiser, acrescente outros temperos de sua preferência, como orégano ou manjericão.
- Essa receita rende cerca de 4 porções.
Espero que gostem da receita!
FAÇA TAMBÉM TORTA RÚSTICA DE ABOBRINHA COM RICOTA
Torta rústica é aquele tipo de preparação que não tem como errar. A massa leva só farinha, sal, manteiga gelada e um ovo. Esta versão, recheada de abobrinha, ricota e molho de manjericão, tem ainda mais um diferencial: uma crostinha com parmesão irresistível.
PARA A MASSA
INGREDIENTES
- 100 g de manteiga gelada em cubos
- 1¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de sal
MODO DE PREPARO
Numa tigela grande, junte a farinha com o sal e misture. Adicione a manteiga e misture com a ponta dos dedos, até formar uma farofa grossa.
Junte o ovo e amasse bem até formar uma bolota. Envolva com filme e leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora (se preferir, faça a massa no dia anterior).
PARA O MOLHO DE MANJERICÃO
INGREDIENTES
- ½ xícara (chá) de azeite
- ¼ de xícara (chá) de manjericão
- ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 1 dente de alho pequeno
- pitada de sal
MODO DE PREPARO
Lave e seque as folhas de manjericão. Descasque o dente de alho e transfira para o liquidificador. Junte o azeite, as folhas de manjericão, o parmesão ralado e bata até formar um molho quanto menos você bater as folhas, mais verdinho o molho fica. Prove e, se necessário, ajuste o sal alguns queijos são mais salgados que outros.
PARA O RECHEIO E A MONTAGEM
INGREDIENTES
- 2 abobrinhas
- 1 xícara (chá) de ricota esfarelada (cerca de 180 g)
- 2 colheres (sopa) do molho de manjericão
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino
- 1 ovo para pincelar
- 1 colher (chá) de água
- azeite a gosto
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
- folhas de rúcula selvagem a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire a massa da geladeira 15 minutos antes de abrir, caso ela esteja muito dura.
Numa tigela, misture a ricota com 2 colheres (sopa) de azeite, ½ colher (chá) de sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
Lave e seque as abobrinhas. Retire o cabinho e corte cada abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Fatie cada metade em meias-luas de 1 cm.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite. Coloque as abobrinhas, sem sobrepor se não couberem todas de uma só vez, prepare em levas. Deixe dourar por cerca de 2 minutos e vire com uma pinça para dourar o outro lado por igual. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e transfira para uma tigela. Reserve.
Numa bancada, polvilhe um pouco de farinha e, com um rolo de macarrão, abra a massa num disco de 0,5 cm de espessura e cerca de 30 cm de diâmetro. Atenção: é uma torta rústica, não se preocupe em abrir um disco perfeito.
Enrole a massa no rolo e transfira para uma assadeira grande e rasa.
Distribua a ricota e, por cima, acrescente a abobrinha cortada uma sobre as outras, rusticamente, reservando cerca de 5 cm da borda da massa para a dobra. Regue as abobrinhas com o molho de manjericão. Dobre as bordas da massa sobre os pedaços de abobrinha.
Numa tigela pequena, quebre o ovo e, com um garfo, misture bem com a água. Pincele sobre a massa e polvilhe queijo parmesão ralado.
Leve ao forno para assar por 30 minutos, até que a massa esteja dourada e crocante e a abobrinha macia. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de servir. Sirva com o molho de manjericão restante, folhas de rúcula selvagem e a salada de beterraba com ervas frescas.
MOLHO DE MANJERICÃO COM PARMESÃO
Se preferir, prepare a quantidade de molho exata para o recheio da torta rústica. Neste caso, divida a quantidade de ingredientes ao meio e use um mixer ou miniprocessador para bater.
FAÇA TORTA DE RICOTA COM PÊSSEGOS MACERADOS
Uma torta de sabor suave, supercremosa, pronta para receber a cobertura que você quiser. Aqui, fomos de pêssegos macerados com vinho. Chique!
PARA A MASSA
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
- 100 g de manteiga gelada cortada em cubos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de água gelada
- 1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
Numa tigela grande, misture as farinhas com o açúcar e o sal. Acrescente os cubos de manteiga e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Abra um buraco no centro, junte o ovo, a água e amasse até ficar liso – não trabalhe demais a massa para evitar a formação de glúten.
Modele a massa numa bola e achate formando um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e deixe a massa descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos (se preferir, prepare a massa no dia anterior).
Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Polvilhe a bancada com farinha e, com o rolo, abra a massa num círculo 5 cm maior que o diâmetro da fôrma – durante o processo, polvilhe farinha de trigo sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo.
Enrole a massa sobre o rolo e transfira para uma fôrma redonda de 22 cm de diâmetro e fundo removível. Com as pontas dos dedos, pressione a massa para fixar e cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa para nivelar a altura – ela deve ficar com 4 cm para suportar o recheio.
Corte um círculo de papel-manteiga, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – isso evita que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos até as bordas começarem a dourar e o fundo ficar pré-assado. Enquanto isso, prepare o recheio.
PARA O RECHEIO
INGREDIENTES
- 1 ricota (cerca de 500 g)
- ⅔ de xícara (chá) de açúcar
- 50 g de manteiga em temperatura ambiente
- 3 ovos
- ⅓ de xícara (chá) de leite
- raspas de 1 laranja
- ½ colher (chá) de extrato de baunilha
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
MODO DE PREPARO
Leve uma chaleira com água ao fogo baixo para ferver – ela vai ser usada na hora de assar a torta. No processador de alimentos, coloque a ricota em pedaços, o açúcar e bata bem por 2 minutos até a ricota desmanchar e formar um creme. Junte a manteiga e bata bem para incorporar.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o processador – se um estiver estragado, você não perde a receita. Bata por mais 1 minuto para incorporar, se necessário, pare de bater e raspe a lateral do copo com uma espátula. Junte o leite, as raspas de laranja, o extrato de baunilha e bata novamente. Por último, acrescente a farinha de trigo e bata até formar um creme liso.
Assim que estiver pré-assada, retire a base da torta do forno e, com cuidado, remova o papel manteiga com os feijões. Mantenha o forno aquecido a 180 °C.
Preencha a massa com o recheio e nivele com a espátula. Coloque uma assadeira na grade de baixo do forno e preencha com a água fervente – a umidade do vapor da água evita que o recheio resseque e rache ao assar. Na grade de cima, coloque a torta e deixe assar por cerca de 40 minutos, até o recheio firmar.
Retire a torta do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de servir ou levar para a geladeira. Assim que estiver fria, transfira a torta para um prato de servir e cubra com as fatias de pêssego macerado (com o caldo).
PARA OS PÊSSEGOS MACERADOS
INGREDIENTES
- 4 pêssegos
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de vinho branco (ou o licor de sua preferência)
MODO DE PREPARO
Lave delicadamente os pêssegos sob água corrente. Seque bem, mantenha a casca e corte cada pêssego ao meio. Descarte os caroços e corte cada metade em 3 gomos.
Transfira os pêssegos para uma tigela, polvilhe com o açúcar, regue com o vinho e misture delicadamente. Cubra com filme e leve à geladeira para macerar por 20 minutos.
TRUQUE PARA ABRIR A MASSA
Se preferir, abra a massa entre dois pedaços de saco plástico para alimento – a massa racha menos e não gruda nem na bancada nem no rolo.
DICA IMPORTANTE:
Essa torta não pode ser congelada inteira, a ricota absorve muita água ao ser congelada, mas a massa pode ser congelada. Depois de preparar, modele uma bola e achate (assim descongela mais rapidamente e fica mais fácil na hora de abrir), envolva com filme e leve ao congelador. A massa tem validade de 3 meses congelada. Se preferir, prepare, embale e mantenha na geladeira por até 3 dias.
Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.
Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada