Como Fazer Arroz Carreteiro Simples

Como Fazer Arroz Carreteiro Simples

Como Fazer Arroz Carreteiro Simples

Receita perfeita para reunir a família e servir um banquete especial! Aprenda como fazer arroz carreteiro simples original do sul. Quem mora no sul ou já teve o prazer de conhecer a culinária de lá, vai amar poder sentir novamente o gostinho de uma comida tipica que é tão tradicional para os sulistas. O arroz carreteiro surgiu no sul do Brasil quando os carreteiros atravessavam longas distancias com suas carretas puxadas por gados, então para se alimentar eles precisavam de receitas práticas que durassem bastante. Mas esse prato fez tanto sucesso que até hoje ele reproduzido e tem várias versões Brasil a fora. E aqui você vai aprender a fazer a receita original do arroz carreteiro simples com um passo a passo rápido. Garanto que vai te deixar com água na boca! A receita de arroz carreteiro simples é tradicional, fácil e usa apenas 1 panela para fazer tudo. Não vai ter bagunça na sua cozinha e o arroz carreteiro simples fica pronto em alguns minutos. Nessa receita de arroz carreteiro, nós iremos usar a carne seca, para ficar ainda mais perfeita e original.

Ingredientes do Arroz Carreteiro Simples

  • 500 g de charque
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • meia cebola média picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • meio pimentão verde picado
  • 4 tomates sem pele picados
  • 2 xícaras (chá) de água quente
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 1 tablete de MAGGI Caldo Carne
  • meio maço de cebolinha-verde picada

Modo de Preparo

Em uma panela de pressão, cozinhe a charque por cerca de 20 minutos. Escorra a água da panela e corte a charque em cubinhos. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho e o pimentão. Junte a charque e deixe fritar até dourar. Acrescente os tomates e, em seguida, o arroz. Acrescente o MAGGI Caldo dissolvido na água quente para cozinhar o arroz, sem deixar secar totalmente. Acrescente a cebolinha verde e sirva.

AQUELA SOBREMESA NÃO PODE FALTAR.

Faça Também Arroz Carreteiro Caipira

Arroz Carreteiro Caipira

Pra quem gosta de comer bem esse arroz é uma ótima opção, você pode acrescentar quantos ingredientes desejar, mas hoje vou ensinar como fazer o tradicional. Arroz Carreteiro Caipira

INGREDIENTES

  • 1 kg de linguiça caipira
  • 2 e 1/2 xícaras de arroz
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • milho a gosto
  • azeitona picada a gosto
  • pimentão picado a gosto
  • 1 cebola pequena picada em cubinho

MODO DE PREPARO

Coloque o óleo em uma panela. Logo após, acrescente a linguiça caipira e tampe a panela. Após 5 minutos, pique a linguiça em pedaços pequenos. Ela irá soltar muita gordura, você deve ir retirando conforme for soltando. Em seguida, adicione a cebola picada e logo após refogue o arroz com a linguiça. Após refogar o arroz, adicione os ingredientes como azeitona, milho, pimentão e adicione água até cobrir o arroz. Quando a água secar, está pronto para servir.

MAIS UMA OPÇÃO DE SOBREMESA

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM DO ARROZ CARRETEIRO COM CARNE SECA

Arroz com feijão não tem igual. Mas arroz com carne seca é igualmente delicioso! A mistura tradicional, criada pelos carreteiros do Sul do país, conquistou Brasil todo e virou prato tradicional.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz
  • 4 xícaras (chá) de água
  • 100 g de carne-seca dessalgada e desfiada
  • 250 g linguiça calabresa aperitivo
  • 70 g de bacon em cubos
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • ½ xícara (chá) de salsinha fresca
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 1 limão (opcional)

MODO DE PREPARO

Leve uma chaleira com um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água ao fogo baixo. Descasque e fatie meia cebola em meias-luas finas. Descasque e pique fino os dentes de o alho. Corte a linguiça em 3 pedaços na diagonal. Numa panela grande, aqueça o óleo em fogo médio. Doure o bacon e a linguiça calabresa por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a cebola e refogue por 2 minutos, mexendo sempre, até ficar transparente. Acrescente o alho e misture por apenas mais 1 minuto. Junte a carne seca, o arroz e as folhas de louro. Mexa bem, por cerca de 1 minuto.

Antes de começar a grudar no fundo da panela, meça 4 xícaras (chá) de água fervente e regue o arroz. Misture bem, raspando o fundo com a colher de pau e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água, por cerca de 20 minutos – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo para ver fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouco. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que o arroz termine de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, lave, seque e pique fino a salsinha. Sirva a seguir com salsinha picada e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Fica ótimo com gotas de limão.

Resumindo Esse prato Tão querido pelos Brasileiros

O arroz carreteiro é um prato típico da culinária brasileira, especialmente popular na região sul do país, mais especificamente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Sua origem remonta aos tropeiros, que eram viajantes que percorriam longas distâncias transportando mercadorias utilizando carretas puxadas por bois. Eles preparavam o arroz carreteiro como uma refeição prática e substancial para os dias de viagem.

A receita básica do arroz carreteiro é composta por arroz, carne seca (ou charque), linguiça, cebola, alho, pimentão e temperos como sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde. Tradicionalmente, a carne seca é dessalgada e cozida antes de ser utilizada no preparo do prato. Os ingredientes são refogados juntos, o arroz é adicionado e cozido até ficar macio.

Existem algumas variações regionais do arroz carreteiro, que podem incluir outros ingredientes, como tomate, cenoura e ervilhas. Além disso, algumas pessoas também adicionam queijo ralado ou ovo cozido picado como acompanhamento ou para enriquecer o prato.

Quanto aos acompanhamentos, o arroz carreteiro pode ser servido com saladas, como uma salada verde simples ou salada de maionese. Além disso, é comum acompanhá-lo com feijão, vinagrete (uma mistura de tomate, cebola, pimentão, cheiro-verde e vinagre) e farofa, que é um prato feito com farinha de mandioca torrada e outros ingredientes, como bacon, ovos e temperos.

Para deixar o arroz carreteiro ainda mais saboroso, você pode experimentar algumas dicas:

  1. Use ingredientes de qualidade: escolha uma carne seca de boa procedência e linguiça fresca para garantir o melhor sabor.
  2. Tempere bem: capriche nos temperos como alho, cebola, pimenta-do-reino e cheiro-verde para realçar o sabor do prato.
  3. Adicione vegetais extras: você pode incluir tomate, cenoura, pimentões ou ervilhas para dar mais cor e sabor ao arroz.
  4. Experimente outros tipos de arroz: além do arroz branco, você pode usar arroz integral ou arroz arbóreo para uma versão mais saudável ou com textura diferente.
  5. Acrescente queijo ralado: no momento de servir, polvilhar queijo ralado por cima do prato pode trazer um toque especial ao arroz carreteiro.

Lembrando que essas são apenas sugestões e você pode adaptar o arroz carreteiro de acordo com o seu gosto pessoal e criatividade na cozinha. Aproveite para experimentar diferentes combinações de acompanhamentos e temperos para descobrir a forma que mais lhe agrada. Bom apetite!

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

1 comentário em “Como Fazer Arroz Carreteiro Simples”

Deixe um comentário