Como fazer bao recheado com legumes: Receita fácil e nutritiva para todos os gostos

COMO FAZER BAO RECHEADO COM LEGUMES

O bao recheado com legumes, também conhecido como “vegetarian bao” ou “veggie bao”, é uma versão vegetariana ou vegana do baozi, um pão cozido no vapor originário da China. Baozi é uma categoria de pãezinhos recheados cozidos no vapor que podem ser consumidos como lanche ou refeição. Enquanto o bao tradicionalmente contém recheios como carne de porco, frango ou legumes, o bao recheado com legumes é uma alternativa saudável e saborosa para aqueles que seguem uma dieta vegetariana ou desejam reduzir o consumo de carne.

Origem: Os baozi têm uma história longa e rica na culinária chinesa. Sua origem remonta à dinastia Han, cerca de 200 A.C. – 220 D.C. Eles eram inicialmente consumidos como parte da dieta dos nômades no norte da China, sendo uma fonte conveniente e portátil de nutrição. Com o tempo, os baozi se espalharam por toda a China e tornaram-se populares em diferentes regiões do país, com variações regionais nos ingredientes e técnicas de preparação.

Popularidade: O bao recheado com legumes é popular não apenas na China, mas também em outras partes do mundo onde a cozinha chinesa é apreciada. Além da China, países como Taiwan, Malásia, Singapura e Indonésia também têm uma apreciação significativa pelos baozi, incluindo as variedades vegetarianas.

Em muitas comunidades chinesas e asiáticas em todo o mundo, os bao recheados com legumes são oferecidos como opções saudáveis e saborosas em restaurantes, barracas de rua e mercados. Com a crescente conscientização sobre escolhas alimentares mais saudáveis e o aumento do número de pessoas adotando dietas vegetarianas e veganas, o bao recheado com legumes tornou-se uma escolha popular para aqueles que desejam desfrutar de um lanche ou refeição reconfortante sem carne.

Além disso, com a globalização e a disseminação da culinária asiática em todo o mundo, os bao recheados com legumes estão ganhando popularidade em restaurantes asiáticos e em locais que servem comida de rua inspirada na Ásia em diversos países. Eles são apreciados não apenas por vegetarianos e veganos, mas também por aqueles que buscam diversificar seu paladar e experimentar novos sabores da cozinha asiática.

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em ponto pomada
  • óleo para untar

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, coloque o fermento e misture com a água morna. Espere 10 minutos ou até começar a espumar. Enquanto isso, unte uma tigela grande com o óleo. Na tigela de batedeira, com o gancho, coloque a farinha de trigo, o amido de milho, o açúcar e o sal. Bata em velocidade baixa apenas para misturar os ingredientes. Adicione a água com o fermento ativado e continue a bater até formar uma massa – pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula para misturar os ingredientes de maneira uniforme.

Aumente a velocidade para média, junte a manteiga e bata por 8 minutos para sovar, até a massa ficar bem lisa e macia (se preferir, você pode misturar e sovar a massa à mão). Desligue a batedeira e modele a massa numa bola. Transfira para a tigela untada, cubra e deixe descansar por cerca de 1 hora e 30 minutos, até a massa crescer e dobrar de tamanho. Enquanto isso, prepare o recheio.

PARA O RECHEIO E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 2 ½ xícaras (chá) de repolho fatiado fino (cerca de ½ repolho)
  • 1 cenoura fatiada fina
  • ½ cebola fatiada em meias-luas
  • 1 dente de alho
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de shoyu (molho de soja)
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
  • 1 anis-estrelado
  • 1 canela em rama
  • 1 colher (chá) de colorau
  • ½ colher (chá) de pimenta-do-reino branca em grãos
  • 2 colheres (chá) de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de água + 1 colher (sopa) de água para dissolver o amido
  • 3 ramos de cebolinha
  • farinha de trigo para polvilhar na bancada
  • óleo de gergelim a gosto

MODO DE PREPARO

Com um fatiador de legumes (ou mandolim) corte o repolho em fatias finas vá com cuidado para não fatiar o miolo central, que é muito firme. Se preferir, descarte o miolo e fatie o repolho fino com uma faca. Descasque e corte a cenoura ao meio, no sentido da largura. Corte cada metade em fatias finas e as fatias em tirinhas (se preferir, utilize um cortador específico para julienne). Descasque e corte a cebola em meias luas finas. Descasque e fatie fino o alho. Lave, seque e fatie fino a cebolinha.  Numa panela média, coloque o açúcar, o alho, a canela, o anis, o colorau, a pimenta-do-reino branca, o shoyu, o vinagre e a água. Misture com uma espátula e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. 

Sobre uma tigela, passe o caldo por uma peneira e reserve. Numa tigela pequena dissolva o amido em 1 colher (sopa) de água e junte ao caldo. Volte a panela ao fogo médio (nem precisa lavar). Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola e a cenoura. Tempere com 1 pitada de sal e refogue por 3 minutos até murchar. Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, junte o repolho e refogue por mais 4 minutos até murchar.

Junte o caldo reservado aos legumes e mexa por 3 minutos, até engrossar. Transfira para uma tigela e espere esfriar completamente antes de modelar os baos. Passado o tempo de fermentação, transfira a massa para a bancada levemente enfarinhada. Com as mãos modele a massa num rolo e corte em 12 porções. Modele cada porção de massa numa bolinha e cubra com um pano de prato. Para modelar cada bao: achate a bolinha de massa com as mãos. Com o rolo de macarrão, abra a massa pelas bordas num disco 12 cm, deixando o centro mais grosso – o formato será de um ovo frito, com o centro do disco mais alto. Dessa forma a base do bao não racha. 

Posicione a massa aberta na palma de uma das mãos e coloque cerca de 1 ½ colher (sopa) do recheio no centro da massa. Para fechar: una as bordas de massa em cruz, pressionando com as pontas dos dedos para selar. Vá girando o bao e dobrando a borda de massa nela mesma. Finalize torcendo a pontinha para deixar no formato típico do bao. Repita com o restante da massa.

Preencha o fundo de uma panela de vapor (ou wok) com água e leve ao fogo médio para ferver. Enquanto isso, corte 6 quadrados de papel-manteiga com 10 cm. Pincele cada quadrado com óleo de gergelim – ele vai ser usado sob o bao, para que o pãozinho não grude no fundo do cesto. 

Posicione os baos no cesto, cada um sobre seu papel untado. Assim que a água ferver, apoie o cesto sobre a panela, tampe, abaixe o fogo e conte 12 minutos. Com cuidado para não se queimar com o vapor, retire os baos do cesto e descole o papel da base de cada um. Repita com o restante e sirva a seguir.

OUTRA FORMA DE MODELAR

Existe outra maneira de modelar os baos. Retire uma porção da massa e modele como uma bolinha de gude. Abra a massa num disco; posicione a bolinha no centro e achate levemente – dessa maneira você também reforça a base da massa que será recheada.

PODE ARMAZENAR

Os baos assados podem ser armazenados por até 3 dias na geladeira ou 1 mês no freezer. Reaqueça no micro-ondas em potência média por 2 minutos antes de consumir. Se preferir, aqueça os pãezinhos numa frigideira antiaderente, com um fio de óleo, tampada por alguns minutos – os baos ficam com a base tostadinha. 

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Como fazer bao recheado com legumes: Receita fácil e nutritiva para todos os gostos”

Deixe um comentário