Como fazer suflê de queijo meia cura: Segredos e dicas para o sucesso

COMO FAZER SUFLÊ DE QUEIJO MEIA CURA

Como fazer suflê de queijo meia cura, Suflê quentinho é mesmo especial. É um daqueles pratos que confortam! Este daqui é feito com queijo meia-cura, o que dá um toquezinho brasileiro e delicioso.

INGREDIENTES

  • 1 ⅔ de xícara (chá) de queijo meia-cura ralado fino
  • 5 claras de ovos
  • 3 gemas
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • manteiga para untar os ramequins

FAVORITAR

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Leve uma chaleira com água ao fogo baixo para ferver o suflê vai assar em banho-maria. Com um pedaço de papel-toalha, unte com manteiga a lateral interna de 4 ramequins individuais (de 9 cm de diâmetro). Polvilhe com 2 colheres (sopa) do queijo minas ralado e gire os potinhos para cobrir bem as laterais. Leve os ramequins para a geladeira enquanto prepara o suflê — capriche na preparação dos recipientes para formar paredes ásperas para a massa escalar e se firmar à medida que cresce. Não é preciso untar o fundo.

Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a farinha e mexa por 2 minutos. Retire a panela do fogo e adicione o leite de uma só vez. Mexa vigorosamente com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo e continue mexendo por mais 1 minuto até engrossar. Desligue o fogo e tempere o bechamel com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Junte as gemas, uma de cada vez, misturando vigorosamente com o batedor. Transfira para uma tigela grande, misture o queijo e reserve – a mistura fica bem líquida, é assim mesmo.

Na batedeira, bata as claras com uma pitada de sal até o ponto de neve com picos moles: comece em velocidade baixa e, quando espumar, aumente a velocidade gradualmente. Deixe bater por cerca de 5 minutos, até as claras ficarem marcadas com o batedor e as bolhas de ar próximo da parede da tigela sumirem. Atenção: se bater demais, as claras vão ficar muito firmes e perder a elasticidade. O resultado será um suflê ressecado. Bata apenas até formar picos moles.

Junte ⅓ das claras em neve ao creme de gemas e mexa bem com a espátula para incorporar se as claras formarem pontinhos que não se misturam, é sinal de que foram batidas além da conta. Adicione o restante das claras e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para não perder todo o ar incorporado. Com uma concha, preencha cada ramequim até a borda com a massa de suflê. Nivele passando uma faca (com o corte para cima) para retirar o excesso. Passe a ponta do dedo polegar por todas as bordas internas para retirar um pouquinho mais de massa isso ajuda o suflê a crescer retinho.

Transfira os ramequins para uma assadeira. Leve ao forno preaquecido e regue a assadeira com a água fervente até metade da altura dos ramequins o vapor do banho-maria ajuda o suflê a crescer de maneira mais uniforme e não deixa a massa ressecar. Deixe assar por cerca de 20 minutos, até os suflês crescerem e dourarem. Nunca abra o forno enquanto o suflê assa se a temperatura baixa, o suflê murcha. Retire do forno com cuidado para não se queimar com a água fervente. Sirva imediatamente.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM SUFLÊ DE CENOURAS ASSADAS

Como Fazer Suflê de Cenouras Assadas

Um suflê que aproveita o tostadinho das sobras de legumes assados! Delícia total, hein? Este foi feito com cenoura, mas use as sobras dos legumes que quiser. É receita de reaproveitamento mas com jeitão de novidade: olha que lindo servir o suflê já desenformado!

INGREDIENTES

  • 6 tiras de cenoura assadas (cerca de 3 colheres [sopa] do legume picado)
  • 1 ovo
  • 1 clara
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ⅔ de xícara (chá) de leite
  • 3½ colheres (sopa) de queijo parmesão ralado grosso
  • 1 ramo de tomilho
  • sal a gosto
  • 1 pitada de páprica defumada
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • manteiga e farinha de rosca para untar e polvilhar os ramequins

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga 2 ramequins pequenos (de 9 cm de diâmetro). Polvilhe com a farinha de rosca, chacoalhe e bata na pia para tirar o excesso. Leve os ramequins à geladeira capriche na preparação dos recipientes para formar paredes ásperas para a massa escalar e se firmar à medida que cresce. Pique as tiras de cenoura assadas em pedacinhos bem pequenos quanto menores eles forem, melhor para misturar à base e dar sabor ao suflê. Leve uma chaleira com água ao fogo para ferver os suflês vão ser assados em banho-maria. 

Leve uma panela pequena com a manteiga e o tomilho debulhado ao fogo baixo. Quando a manteiga derreter, junte a farinha e mexa bem por 1 minuto, até ficar levemente dourada. Adicione o leite de uma só vez e mexa bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Tempere com sal e noz-moscada e mexa até engrossar, por cerca de 3 minutos. Desligue o fogo, adicione a cenoura picada e tempere com a páprica defumada. Transfira o creme para uma tigela e deixe amornar.

Enquanto isso, quebre o ovo separando a clara da gema. Junte a gema ao creme de cenoura, acrescente 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e misture bem. Numa tigela grande, coloque as claras e, com um batedor de arame, bata até o ponto de neve com picos moles. Atenção: se bater demais, as claras vão ficar muito firmes e perder a elasticidade. O resultado será um suflê ressecado. Junte ⅓ da clara em neve ao creme de cenoura e mexa bem com a espátula para incorporar. Adicione o restante das claras e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para não perder todo o ar incorporado.

Com uma concha, preencha cada ramequim até deixar cerca de 1 cm da borda livre. Transfira os ramequins para uma assadeira. Leve ao forno preaquecido e regue a assadeira com a água fervente até metade da altura dos ramequins o vapor do banho-maria ajuda o suflê a crescer de maneira mais uniforme e não deixa a massa ressecar. Deixe assar por cerca de 25 minutos, até os suflês crescerem e dourarem. Nunca abra o forno enquanto o suflê assa se a temperatura baixar, o suflê vai murchar. 

Retire os suflês do forno com cuidado para não se queimar com a água fervente. Eles murcham bem rápido e sugerimos nessa receita servir o suflê de um jeito diferente: desenformado! Assim que murcharem, com cuidado, passe uma faquinha na borda dos ramequins para soltar cada suflê. Cubra um por um com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Sirva imediatamente com saladinha de rabanete assado e ervas frescas.

OBS.: se preferir, você pode servir o suflê direto no ramequin, sem desenformar. Mas atenção! É preciso ir direto do forno para a mesa, porque os suflês murcham rápido e a gente não quer ver ninguém decepcionado.

DICA IMPORTANTE:

Você pode usar esta receita como base para qualquer legume assado que tenha aí na sua geladeira. Basta observar as proporções.

PARA A SALADINHA

INGREDIENTES

  • 2 rabanetes assados
  • ¼ de xícara (chá) de folhas de salsinha
  • azeite a gosto
  • vinagre a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Fatie as metades dos rabanetes assados em tiras finas, misture com a salsinha e tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta a gosto.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

7 comentários em “Como fazer suflê de queijo meia cura: Segredos e dicas para o sucesso”

Deixe um comentário