Como Fazer Torta Fácil de Chocolate: Sobremesa Irresistível e Simples

COMO FAZER TORTA FÁCIL DE CHOCOLATE

Como fazer torta fácil de chocolate, você está prestes a preparar a torta de chocolate mais fácil do mundo. É só amassar, rechear e geladeira nela! Além de prática, ela também faz bonito na apresentação e na combinação de sabores (farinha de mandioca, castanha-de-caju e muito, muito chocolate). Um espetáculo!

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • ¾ de xícara (chá) de farinha de mandioca torrada fina
  • ⅓ de xícara (chá) de castanhas-de-caju torrada sem sal (cerca de 50 g)
  • 100 g de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

No processador de alimentos, coloque a farinha de mandioca, as castanhas, o açúcar e o sal. Bata por cerca de 1 minuto até formar uma farinha fina. Corte a manteiga em pedaços, transfira para uma frigideira média e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula além de derreter mais rápido e de maneira uniforme, a manteiga cortada não corre o risco de queimar. Assim que a manteiga derreter, desligue o fogo e adicione a farinha batida. Misture bem com a espátula até ficar com a textura de areia molhada essa é a massa da torta.

Transfira toda a massa para uma fôrma canelada com fundo removível de 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmetro de abertura. Reserve um pouco de massa para cobrir as laterais e, com uma colher, espalhe o restante por todo o fundo da fôrma. Com a base de uma xícara medidora redonda (ou de um copo liso), pressione a massa com firmeza contra o fundo e laterais da fôrma para formar uma base compacta, lisa e uniforme com cerca de 0,5 cm de espessura isso garante que a massa fique firme e não quebre ao desenformar depois de fria. Com as pontas dos dedos, pressione a massa reservada na lateral da fôrma e nivele a superfície da borda ela deve ficar com cerca de 3 cm de altura.  Leve a fôrma para a massa firmar na geladeira por 30 minutos antes de preencher com o recheio. Enquanto isso, prepare os nibs açucarados e separe os ingredientes da ganache.

OBS: você pode bater os ingredientes da massa no liquidificador, utilizando o modo pulsar e misturando os ingredientes com uma colher entre cada etapa para bater de maneira uniforme.

PARA OS NIBS AÇUCARADOS

INGREDIENTES

  • ⅓ de xícara (chá) de nibs de cacau
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ½ colher (sopa) de água

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena, misture os nibs com o açúcar e a água. Leve ao fogo médio e mexa com uma espátula de silicone até começar a ferver. Assim que ferver, abaixe o fogo e continue mexendo por cerca de 5 minutos, até a calda açucarar e os nibs ficarem sequinhos, cobertos por uma camada de açúcar. Transfira para um prato e deixe esfriar completamente antes de usar ou armazenar.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de chocolate 55% cacau em callets (340 g)
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 4 colheres (sopa) de manteiga em ponto pomada

MODO DE PREPARO

Coloque o chocolate numa tigela grande (caso não esteja utilizando chocolate em callets (ou gotas), pique a barra em pedaços pequenos). Se sua manteiga estiver gelada, leve para rodar no micro-ondas por alguns segundos até atingir a consistência de pomada atenção: ela não deve derreter, apenas ficar macia. Numa panela pequena, coloque o creme de leite fresco e leve ao fogo médio apenas para aquecer, mexendo de vez em quando com uma espátula para não formar nata. Atenção: se o creme de leite ferver, a ganache pode ficar com aspecto talhado, já que as gorduras, tanto do chocolate como do creme, podem se separar.

Quando começarem a surgir as primeiras bolhas, regue o creme de leite quente sobre o chocolate e não mexa por 2 minutos assim o chocolate aquece por igual. Misture delicadamente com uma espátula de silicone até o chocolate derreter completamente. Acrescente a manteiga e misture novamente para a ganache ficar brilhante. Com cuidado, despeje a ganache sobre a massa de torta fria. Com as costas de uma colher (ou espátula de confeiteiro) nivele a superfície para deixar a torta bem retinha. 

Decore com um pouco de nibs açucarados e volte a fôrma para a geladeira por pelo menos mais 1 hora, ou até a ganache firmar. Na hora de servir: retire a torta da geladeira e, com cuidado, desencaixe o fundo da lateral da fôrma. Com a ponta de uma faquinha, descole a base da torta e transfira para um prato. Sirva com creme batido e o restante dos nibs açucarados.

PLANEJAMENTO

Você pode preparar a torta de chocolate com antecedência e deixar na geladeira por até 2 dias. Para o recheio ficar com a consistência bem cremosa, retire a torta da geladeira e deixe em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos antes de servir.

Acompanhamentos:

Torta de Granola com Chocolate e Amêndoas

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com uma torta fácil de chocolate:

  1. Sorvete de Baunilha: O contraste entre o chocolate da torta e a suavidade e doçura do sorvete de baunilha é clássico e delicioso.
  2. Frutas Frescas: Morangos, framboesas ou bananas são ótimas opções para acompanhar a torta de chocolate, adicionando um toque de frescor e contraste de sabor.
  3. Calda de Chocolate Quente: Uma calda de chocolate quente derramada sobre a torta de chocolate recém-saída do forno pode intensificar o sabor e a indulgência da sobremesa.
  4. Chantilly: Uma generosa porção de chantilly caseiro ou pronto pode adicionar leveza e cremosidade à torta de chocolate, além de complementar o sabor.
  5. Amêndoas ou Nozes: Polvilhar amêndoas ou nozes picadas por cima da torta adiciona textura crocante e um sabor extra de frutos secos que combina muito bem com o chocolate.
  6. Cerejas em Calda: Um pouco de cerejas em calda pode adicionar uma nota adocicada e refrescante à torta de chocolate, além de uma bela apresentação.
  7. Café ou Café Expresso: O sabor rico e robusto do café pode realçar os sabores do chocolate na torta, criando uma combinação irresistível.
  8. Sorvete de Menta ou Hortelã: O contraste entre o chocolate e o frescor da menta pode criar uma experiência de sabor refrescante e deliciosa.
  9. Licor de Laranja ou Amaretto: Uma pequena quantidade de licor de laranja ou amaretto pode adicionar um toque sofisticado e aromático à torta de chocolate.
  10. Raspas de Chocolate: Finalize a torta com algumas raspas de chocolate por cima para uma apresentação elegante e um sabor extra de chocolate.

Esses são apenas alguns acompanhamentos que podem complementar uma torta fácil de chocolate, mas a escolha final depende do seu gosto pessoal e das preferências dos seus convidados. Experimente diferentes combinações para descobrir a sua favorita!

Informações nutricionais:

Torta de Banana Fit com Chocolate Amargo

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de torta fácil de chocolate podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados e das proporções exatas da receita. No entanto, aqui estão algumas estimativas gerais das informações nutricionais para 100 gramas de torta fácil de chocolate:

  • Calorias: Cerca de 300-400 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 4-6 gramas (principalmente provenientes dos ovos e farinha)
  • Gorduras: Cerca de 15-20 gramas (principalmente provenientes da manteiga, ovos e chocolate)
  • Carboidratos: Aproximadamente 35-45 gramas (principalmente provenientes do açúcar e farinha)
  • Açúcares: Dependendo da quantidade de açúcar adicionada, o teor de açúcar pode variar de 20 a 30 gramas ou mais.
  • Fibra dietética: Geralmente baixa, menos de 2 gramas (dependendo dos ingredientes)
  • Sódio: Em torno de 100-200 miligramas (dependendo dos ingredientes e da quantidade de sal adicionada)

Essas são apenas estimativas gerais e as informações nutricionais podem variar com base nos ingredientes específicos e nas proporções utilizadas na preparação da receita. Se estiver preocupado com valores nutricionais específicos, é recomendável calcular as informações nutricionais com base nos ingredientes exatos que você está usando.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário