Como fazer bolo de curau: Segredos para um resultado perfeito

Como fazer bolo de curau: Segredos para um resultado perfeito

Como fazer bolo de curau: Segredos para um resultado perfeito, essa é uma receita fantástica, um bolo macio e delicioso um ótimo acompanhamento para seu café da manhá.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de milho-verde cozido e debulhado
  • 1 xícara (chá) de leite de coco
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • ¼ de xícara (chá) de fubá mimoso
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • ¼ de colher (chá) de canela em pó
  • manteiga e fubá para untar e polvilhar o refratário

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário redondo de 22 cm de diâmetro (ou outro formato que comporte 1,5 litro). Polvilhe fubá e chacoalhe bem para cobrir toda a superfície. Bata sobre a pia para tirar o excesso. Numa tigela pequena, misture o açúcar demerara com a canela em pó e reserve.  No liquidificador, bata o milho com o leite de coco, o açúcar e a manteiga, até triturar bem os grãos. Acrescente os ovos e bata bem para emulsionar. Adicione o fubá e o fermento e bata novamente. 

Transfira a massa do bolo para o refratário e polvilhe a superfície com a mistura de açúcar demerara e canela. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até que a superfície infle e comece a dourar — ela estará firme ao toque, mas o bolo ainda ficará cremoso no centro. Retire do forno e, se quiser, deixe esfriar antes de servir. Morno, ele também fica delicioso! 

OBS.: se preferir utilizar o leite de coco industrializado, coloque os 200 ml numa jarra medidora e adicione leite para completar 1 xícara (chá).

MILHO COZIDO DO ZERO

Cada espiga de milho-verde cozida rende em média ¾ de xícara (chá) de grãos debulhados, ou seja, para esta receita você vai precisar cozinhar 3 espigas. Retire a palha, os cabelos e lave bem as espigas com uma escovinha sob água corrente. Transfira para a panela de pressão, cubra com água, tampe e leve ao fogo alto; quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Espere a pressão sair naturalmente antes de abrir a tampa.

PODE TROCAR

Você pode fazer esta receita com milho debulhado congelado ou milho cozido enlatado.

Acompanhamentos:

Bolo de Fubá

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com o bolo de curau:

  1. Calda de caramelo: Uma calda de caramelo caseira adiciona um toque de doçura extra e complementa perfeitamente o sabor do bolo de curau.
  2. Chantilly: Uma generosa porção de chantilly pode adicionar uma textura cremosa e uma leveza ao lado do bolo de curau.
  3. Frutas frescas: Frutas como morangos, bananas fatiadas ou pêssegos em pedaços podem oferecer um contraste refrescante ao bolo de curau.
  4. Sorvete de creme: Um scoop de sorvete de creme adiciona uma indulgência extra e uma temperatura fria ao lado do bolo de curau morno.
  5. Geleia de frutas: Uma geleia de frutas, como geleia de manga ou maracujá, pode oferecer um toque adocicado e uma acidez que complementa bem o sabor do curau.
  6. Nozes ou castanhas picadas: Polvilhar algumas nozes picadas ou castanhas por cima do bolo de curau adiciona uma crocância agradável e um sabor rico.
  7. Canela em pó: Polvilhar um pouco de canela em pó por cima do bolo de curau pode realçar os sabores e dar um toque de especiaria.
  8. Geléia de pimenta: Para quem gosta de um contraste agridoce e picante, a geléia de pimenta pode ser uma opção interessante para acompanhar o bolo de curau.
  9. Creme de coco: Uma colherada de creme de coco pode adicionar uma cremosidade tropical ao lado do bolo de curau, realçando os sabores.
  10. Caldas de frutas: Caldas de frutas como calda de morango, calda de maracujá ou calda de manga podem oferecer uma variedade de sabores e cores que complementam o bolo de curau de maneiras diferentes.

Informações nutricionais:

bolo

Para fornecer informações nutricionais precisas, precisamos considerar os ingredientes específicos e as quantidades utilizadas na sua receita de bolo de curau. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes comuns encontrados em receitas de bolo de curau.

Aqui está uma estimativa aproximada das informações nutricionais para 100 gramas de bolo de curau, considerando uma receita padrão:

  • Calorias: Aproximadamente 200-250 kcal
  • Proteína: Cerca de 3-5 gramas
  • Gordura: Entre 8-12 gramas
  • Carboidratos: Em torno de 30-40 gramas
  • Açúcares: Varia, geralmente entre 15-25 gramas, dependendo dos ingredientes adicionados (como açúcar ou leite condensado)
  • Fibra: Cerca de 1-2 gramas
  • Colesterol: Depende dos ingredientes específicos, como ovos e leite
  • Sódio: Em torno de 100-200 mg, dependendo dos ingredientes adicionados (sal, por exemplo)
  • Vitaminas e minerais: Pequenas quantidades de vitaminas e minerais, dependendo dos ingredientes utilizados, como vitamina A, cálcio e ferro.

Esses valores podem variar significativamente dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na sua receita. Se você tiver os detalhes exatos dos ingredientes e suas quantidades, posso calcular valores mais precisos para você.

Dicas de congelamento:

Bolo

Você pode congelar o bolo de curau, mas é importante seguir algumas diretrizes para garantir que ele mantenha sua qualidade após o descongelamento. Aqui estão os detalhes sobre como congelar o bolo de curau:

  1. Esperar esfriar completamente: Antes de congelar o bolo de curau, certifique-se de que ele esfriou completamente. Isso ajuda a evitar a formação de condensação que pode levar à textura indesejada no bolo.
  2. Embrulhar bem: Enrole individualmente as porções do bolo de curau em filme plástico ou papel alumínio. Certifique-se de selar bem para evitar a entrada de ar, o que pode causar queimaduras pelo frio e ressecamento.
  3. Armazenar em recipiente adequado: Coloque as porções embrulhadas em um recipiente hermético ou saco para congelamento. Isso ajuda a proteger o bolo de curau contra odores indesejados e absorção de umidade.
  4. Rotular e datar: Não se esqueça de rotular cada porção com a data de congelamento. Isso ajudará você a controlar quanto tempo o bolo de curau está no freezer.
  5. Congelar rapidamente: Coloque o bolo de curau no freezer imediatamente após embrulhá-lo e armazená-lo em um recipiente adequado. Congelar rapidamente ajuda a preservar a textura e o sabor do bolo.
  6. Tempo de armazenamento: O bolo de curau pode ser armazenado no freezer por até 2-3 meses sem comprometer significativamente a qualidade.

Para descongelar o bolo de curau, transfira as porções para a geladeira e deixe-as descongelar lentamente durante a noite. Evite descongelar o bolo em temperatura ambiente, pois isso pode aumentar o risco de contaminação por bactérias.

Agora, por que o bolo de curau pode não ser a melhor escolha para congelar?

O principal motivo pelo qual o bolo de curau pode não ser ideal para congelar é a textura. O curau é tipicamente feito com milho fresco ou milho em lata, que pode não congelar e descongelar bem, resultando em uma textura granulada ou aquosa após o descongelamento. Além disso, ingredientes lácteos como leite condensado e creme de leite podem separar ou mudar de textura ao serem congelados e descongelados, afetando a qualidade geral do bolo de curau.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BOLO DE FUBÁ CREMOSO

bolo de fubá

Clássico dos clássicos da casa de vó, a versão cremosa do bolo de fubá tem aquele sabor de sobremesa caprichada. Depois de assado, ele fica com aquela mistura de texturas, vai vendo: uma que é quase um bolo, outra que é a parte cremosa e ainda a crocância do coco, sequinho. O parmesão dá um toque salgadinho que equilibra os sabores. Se servir gelado, aí é inesquecível!

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de fubá mimoso
  • 3 ovos
  • 3 xícara (chá) de leite
  • 2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ¾ xícara (chá) de coco seco ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • manteiga e fubá para untar e polvilhar a assadeira

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira de 20 cm X 30 cm. Polvilhe com fubá, chacoalhe bem para espalhar e cobrir toda a superfície e bata na pia para retirar o excesso. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador  — se um estiver estragado, você não perde a receita. Junte o leite, o açúcar, o queijo parmesão, a manteiga, o fubá e a farinha de trigo.

Bata até ficar liso, por cerca de 2 minutos a consistência é bem líquida, mesmo. Caso seu liquidificador seja pequeno, bata os ingredientes líquidos com o açúcar e o queijo parmesão e misture o fubá e a farinha à mão numa tigela.Transfira a mistura líquida para uma tigela grande. Acrescente o coco seco, o fermento e misture com um batedor de arame para incorporar.

Com cuidado para não espirrar, coloque a massa na assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos ou até a superfície dourar e as laterais começarem a soltar. Atenção: por ser um bolo cremoso, ele deve sair do forno com o centro ainda mole – toque com as pontas dos dedos a superfície do bolo para sentir se o interior do bolo está molinho. Se fizer o teste do palito, ele deve sair levemente úmido.

Retire a assadeira do forno e deixe o bolo esfriar. Depois, leve para a geladeira por cerca de 2 horas – o bolo de fubá cremoso fica ainda mais gostoso gelado.

DICA IMPORTANTE:

Você pode preparar o bolo no dia anterior e manter na geladeira até o momento de servir. Ele pode ser armazenado na geladeira por até 5 dias.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

9 comentários em “Como fazer bolo de curau: Segredos para um resultado perfeito”

Deixe um comentário