Como fazer bolo inglês integral: Segredos para uma textura perfeita

COMO FAZER BOLO INGLÊS INTEGRAL

Como fazer bolo inglês integral, uma receita especial, um bolo delicioso e muito saudável, basta seguir o passo a passo.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 150 g de manteiga em temperatura ambiente
  • ¼ de xícara (chá) de mel
  • ¼ de xícara (chá) de café forte coado (em temperatura ambiente)
  • 3 colheres (sopa) de vinho do Porto (ou vinho tinto)
  • ½ xícara (chá) de amêndoas sem pele tostadas picadas grosseiramente
  • ½ xícara (chá) de cerejas cortadas em quartos
  • ½ xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
  • ⅓ de xícara (chá) de uvas-passas brancas
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de cravo-da-índia em pó
  • 1 pitada de noz-moscada ralada
  • 1 colher (sopa) de mel para finalizar (opcional)
  • 1 colher (chá) de conhaque para finalizar (opcional)
  • manteiga para untar a fôrma
  • farinha de trigo para polvilhar a fôrma e as cerejas
  • cerejas em calda a gosto para decorar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga duas fôrmas de bolo inglês de 22 cm x 10 cm. Corte dois retângulos de papel-manteiga, usando o fundo da fôrma como medida – ele deve ficar do tamanho exato do fundo. Pressione com os dedos para colar o papel no fundo das formas e unte novamente com manteiga – o papel facilita na hora de desenformar o bolo. Polvilhe o fundo e laterais das fôrmas com farinha e bata bem sobre a pia para retirar o excesso.

Sobre uma tigela, passe as farinhas de trigo por uma peneira. Misture o bicarbonato, as especiarias e reserve. Numa jarra, misture o café com o vinho do Porto. Na batedeira, comece a bater a manteiga com o açúcar em velocidade baixa, aumentando gradualmente – assim o açúcar não espirra da tigela. Bata bem por 3 minutos até formar um creme claro e fofo – se necessário, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula para misturar bem o açúcar.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte ao creme de manteiga, batendo bem a cada adição para incorporar. Acrescente o mel e bata apenas para misturar – nesse momento a massa pode parecer talhada. Não se preocupe, é assim mesmo. Em velocidade baixa, acrescente aos poucos a mistura das farinhas reservada, alternando com o líquido. Desencaixe a tigela da batedeira e reserve.

Seque bem as cerejas com um pano (ou papel toalha), polvilhe com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e misture bem isso ajuda a absorver a umidade da fruta. Junte à massa do bolo as amêndoas, as nozes, as uvas-passas e as cerejas, misturando delicadamente com a espátula. Por último misture o fermento.

Distribua a massa nas duas fôrmas untadas e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até a superfície começar a dourar. Para verificar se o bolo está pronto: espete um palito na massa. Se sair limpo, o bolo está pronto. Caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos.

Retire o bolo do forno e deixe amornar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar. Numa tigela, misture o conhaque com o mel. Desenforme os bolos e, com um palito de churrasco, faça furos por toda a superfície. Pincele os bolos com a mistura de mel e conhaque, decore com cerejas em calda a gosto e sirva a seguir.

DICA IMPORTANTE: Você pode preparar o bolo no dia anterior, voltar para a fôrma limpa, cobrir com filme e deixar em temperatura ambiente, ou, se preferir, guardar em um pote com tampa.

Acompanhamentos da receita:

COMO FAZER BOLO INGLÊS INTEGRAL

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com bolo inglês integral:

  1. Chá: Uma xícara de chá quente ou gelado, como chá preto, chá verde ou até mesmo um chá de frutas, complementa bem o sabor do bolo inglês integral.
  2. Creme de ricota ou cream cheese: Uma leve camada de creme de ricota ou cream cheese pode adicionar uma textura cremosa e um contraste agradável ao sabor do bolo.
  3. Geleia ou compota de frutas: Geleias de frutas naturais ou compotas caseiras são ótimas opções para adicionar um toque de doçura extra ao bolo. Geleia de laranja, compota de maçã ou geleia de framboesa são boas escolhas.
  4. Frutas frescas: Fatias de frutas frescas como morangos, fatias de banana ou kiwi complementam bem o bolo inglês integral, adicionando uma textura refrescante e um toque de cor.
  5. Iogurte natural: Um pouco de iogurte natural por cima do bolo inglês integral pode adicionar umidade e cremosidade, além de equilibrar o sabor.
  6. Mel ou xarope de bordo: Uma drizzle de mel ou xarope de bordo sobre o bolo pode adicionar um toque de doçura natural que combina muito bem com o sabor mais robusto do bolo inglês integral.
  7. Nozes ou castanhas: Polvilhar nozes picadas ou castanhas por cima do bolo antes de servir adiciona uma crocância agradável e um sabor extra.
  8. Sorvete: Para uma indulgência extra, sirva uma fatia de bolo inglês integral com uma bola de sorvete de baunilha ou creme.

Experimente combinar diferentes acompanhamentos para descobrir qual combinação você prefere!

Dicas de variações do tempero:

Como fazer Bolo de Banana sem farinha: Uma opção leve e saborosa

Você pode variar o tempero da receita de bolo inglês integral de várias maneiras para adicionar diferentes sabores e criar uma experiência única. Aqui estão algumas sugestões de como fazer isso:

  1. Especiarias: Adicione uma mistura de especiarias como canela, noz-moscada, gengibre em pó e cravo da índia à massa do bolo para dar um toque de calor e sabor. Comece com cerca de 1-2 colheres de chá de especiarias para uma receita padrão de bolo inglês integral e ajuste de acordo com suas preferências de sabor.
  2. Baunilha: Adicione extrato de baunilha à massa do bolo para dar um sabor mais rico e aromático. Cerca de 1-2 colheres de chá de extrato de baunilha devem ser suficientes para uma receita padrão.
  3. Frutas secas: Acrescente frutas secas picadas, como passas, tâmaras ou figos secos, à massa do bolo para adicionar doçura natural e uma textura suculenta. Você pode usar cerca de 1/2 a 1 xícara de frutas secas, dependendo de sua preferência.
  4. Zestes cítricos: Adicione zestes de limão ou laranja à massa para dar um toque de frescor e aroma cítrico. Use cerca de 1-2 colheres de chá de zestes para uma receita padrão.
  5. Chocolate: Se você gosta de chocolate, pode adicionar cacau em pó à massa para fazer um bolo inglês integral de chocolate. Use cerca de 1/4 a 1/2 xícara de cacau em pó e reduza um pouco a quantidade de farinha para compensar.
  6. Molho de maçã ou purê de frutas: Substitua parte do óleo ou da manteiga na receita por molho de maçã ou purê de frutas para reduzir a quantidade de gordura e adicionar umidade extra ao bolo. Isso também adicionará um sabor de frutas sutil à massa.

Ao experimentar com diferentes temperos, lembre-se de ajustar as quantidades de acordo com suas preferências pessoais e sempre faça um teste de sabor antes de assar o bolo para garantir que esteja de acordo com suas expectativas.

Informações nutricionais:

Como Fazer Bolo de Aveia com Banana e Uva-Passa

Para fornecer informações nutricionais precisas, seria necessário ter a lista exata de ingredientes e as quantidades utilizadas na sua receita específica de bolo inglês integral. Como você não forneceu essa informação, posso fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes comuns usados em um bolo inglês integral.

Aqui está uma estimativa das informações nutricionais para 100 gramas de um bolo inglês integral típico:

  • Calorias: Cerca de 250-300 kcal
  • Gorduras: Cerca de 10-15g
    • Gorduras saturadas: Cerca de 2-4g
  • Carboidratos: Cerca de 35-45g
    • Açúcares: Cerca de 15-20g
  • Proteínas: Cerca de 5-8g
  • Fibra dietética: Cerca de 3-5g
  • Sódio: Cerca de 150-250mg

Essas são estimativas gerais e os valores exatos podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das quantidades usadas na sua receita. Por exemplo, se você usar mais açúcar ou gordura na receita, as calorias e os açúcares podem aumentar. Se você adicionar frutas ou nozes, a fibra e as proteínas podem aumentar.

Para obter informações nutricionais precisas para a sua receita específica, recomendo usar uma calculadora de receitas online que pode ajudá-lo a inserir os ingredientes e as quantidades exatas para calcular as informações nutricionais por porção.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

7 comentários em “Como fazer bolo inglês integral: Segredos para uma textura perfeita”

Deixe um comentário