Como Fazer Abobrinha Agridoce de Frigideira: Receita Leve e Cheia de Sabor

ABOBRINHA AGRIDOCE DE FRIGIDEIRA

Abobrinha agridoce de frigideira, Esta receita entrega tudo! É pá-pum: fica pronta em 15 minutos. É versátil: vai bem em um almoço ou jantarzinho rápido e faz bonito como acompanhamento do pê-efe. É supercharmosa: o corte quadriculado deixa o prato uma graça e ainda ajuda a absorver os sabores do molho agridoce, preparado com mel e vinagre.

INGREDIENTES

  • 2 abobrinhas italianas
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 3 ramos de hortelã
  • 5 ramos de salsinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Lave e seque as abobrinhas. Lave e seque as folhas de hortelã e de salsinha. Descarte o cabinho e corte as abobrinhas ao meio, na diagonal, no sentido da largura. Corte cada metade ao meio no sentido do comprimento. Com a ponta da faca de legumes, faça cortes superficiais na polpa da abobrinha, formando um quadriculado.  Numa tigela pequena, misture o mel com o vinagre de maçã e tempere com uma pitada de sal.

Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, coloque as abobrinhas com a parte cortada para baixo e deixe dourar por cerca de 5 minutos.  Com uma pinça, vire as abobrinhas, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe dourar por 1 minuto. Abaixe o fogo, tampe a frigideira e deixe as abobrinhas cozinhar por mais 4 minutos, até que fiquem levemente macias. Regue as abobrinhas com a mistura de vinagre e mel e deixe cozinhar por 1 minuto na frigideira assim elas absorvem melhor os sabores do molho. Sirva a seguir com as ervas frescas.

Acompanhamentos:

Como Fazer Abobrinha Agridoce de Frigideira: Receita Leve e Cheia de Sabor

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com a receita de Abobrinha Agridoce de Frigideira:

  1. Arroz Branco ou Arroz Integral: O arroz é um acompanhamento clássico que complementa bem o sabor agridoce da abobrinha.
  2. Macarrão: Escolha um tipo de macarrão como espaguete ou talharim para servir ao lado da abobrinha agridoce.
  3. Quinoa: Uma opção nutritiva e versátil que combina muito bem com pratos de legumes.
  4. Batata Doce Assada: A doçura da batata doce complementa o sabor agridoce da abobrinha.
  5. Salada Verde: Uma salada simples de folhas verdes frescas, como alface, rúcula e espinafre, pode equilibrar a refeição.
  6. Legumes Grelhados: Adicione uma variedade de legumes grelhados, como pimentões, cebolas e cenouras, para um toque extra de sabor e cor.
  7. Tofu ou Frango Grelhado: Para quem prefere adicionar proteína à refeição, o tofu grelhado ou o frango são opções saudáveis e deliciosas.
  8. Pão: Sirva a abobrinha agridoce com pão fresco ou torrado para absorver os sucos e sabores do prato.
  9. Purê de Batata: Um purê de batata cremoso pode complementar muito bem a doçura e a acidez da abobrinha.
  10. Chutney ou Geleia: Adicione um pouco de chutney ou geleia de frutas ao lado da abobrinha agridoce para um contraste de sabores interessante.

Essas são apenas algumas sugestões, mas sinta-se à vontade para experimentar diferentes combinações e descobrir qual você prefere!

Dicas de variações do tempero:

Carpaccio de Abobrinha com Frutos do Mar

Você pode variar o tempero da receita de Abobrinha Agridoce de Frigideira de várias maneiras, adicionando diferentes especiarias, ervas e condimentos para criar novos sabores. Aqui estão algumas sugestões de como você pode fazer isso:

  1. Alho e Gengibre: Adicione alho picado e gengibre fresco ralado para dar um toque picante e aromático à receita. Refogue-os junto com a abobrinha para liberar seus sabores.
  2. Pimenta Vermelha ou Pimenta Calabresa: Se você gosta de um pouco mais de calor, adicione pimenta vermelha fresca picada ou pimenta calabresa para dar um toque picante à abobrinha agridoce.
  3. Molho de Soja ou Molho Teriyaki: Para um sabor mais oriental, substitua parte do molho agridoce por molho de soja ou molho teriyaki. Isso adicionará um sabor umami delicioso à receita.
  4. Mel ou Melado: Experimente substituir parte do açúcar na receita por mel ou melado para um sabor mais naturalmente doce e rico.
  5. Vinagre de Arroz ou Vinagre Balsâmico: Em vez de vinagre de maçã, experimente usar vinagre de arroz ou vinagre balsâmico para um sabor mais complexo e levemente ácido.
  6. Coentro ou Salsa: Adicione frescor à receita com coentro ou salsa picada. Polvilhe as ervas por cima da abobrinha agridoce antes de servir para um toque de cor e sabor fresco.
  7. Cebolinha ou Cebola Verde: Para um sabor mais suave de cebola, adicione cebolinha ou cebola verde picada à receita. Você pode refogá-las junto com a abobrinha ou usá-las como guarnição.

Essas são apenas algumas ideias de como você pode variar o tempero da sua receita de Abobrinha Agridoce de Frigideira. Sinta-se à vontade para experimentar diferentes combinações e ajustar os ingredientes de acordo com seu gosto pessoal!

Informações nutricionais:

Como Fazer Carpaccio de Abobrinha com Parmesão

Para fornecer informações nutricionais precisas para a receita de Abobrinha Agridoce de Frigideira, precisamos considerar os ingredientes específicos e suas quantidades exatas. Como essas informações variam dependendo da receita exata que você está seguindo e dos ingredientes específicos que você está usando, é difícil fornecer números precisos sem detalhes específicos.

No entanto, posso fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes comuns em uma receita de abobrinha agridoce. Lembre-se de que essas informações são aproximadas e podem variar dependendo da sua receita exata:

  • Abobrinha: Cerca de 17 calorias, 3,4 gramas de carboidratos, 1,2 gramas de proteína, 0,3 gramas de gordura e 1,1 gramas de fibra dietética por 100 gramas.
  • Açúcar: Cerca de 387 calorias, 100 gramas de carboidratos (100 gramas de açúcar), 0 gramas de proteína, 0 gramas de gordura e 0 gramas de fibra dietética por 100 gramas.
  • Vinagre de maçã: Cerca de 22 calorias, 0,9 gramas de carboidratos, 0 gramas de proteína, 0 gramas de gordura e 0 gramas de fibra dietética por 100 gramas.
  • Molho de soja: Cerca de 53 calorias, 4,9 gramas de carboidratos, 6,9 gramas de proteína, 0,1 gramas de gordura e 0,9 gramas de fibra dietética por 100 gramas.
  • Óleo vegetal (para refogar): Cerca de 884 calorias, 0 gramas de carboidratos, 0 gramas de proteína, 100 gramas de gordura e 0 gramas de fibra dietética por 100 gramas.

Por favor, verifique os rótulos nutricionais dos ingredientes específicos que você está usando e ajuste essas informações de acordo com as quantidades exatas em sua receita para obter uma estimativa mais precisa das informações nutricionais por 100 gramas da sua receita de Abobrinha Agridoce de Frigideira.

Dicas de congelamento:

Carpaccio Grelhado de Abobrinha com Molho de Ervas

A capacidade de congelar a receita de Abobrinha Agridoce de Frigideira depende dos ingredientes específicos e da preparação da receita. Vou explicar os detalhes de como congelar e por que pode ou não ser adequado para congelamento:

Como Congelar:

  1. Esperar esfriar: Primeiro, deixe a abobrinha agridoce esfriar completamente antes de congelar. Colocar alimentos quentes diretamente no congelador pode aumentar a umidade e causar formação de cristais de gelo, afetando a qualidade do prato.
  2. Embalagem adequada: Transfira a abobrinha agridoce para recipientes herméticos ou sacos próprios para congelamento. Certifique-se de remover o máximo de ar possível para evitar a oxidação e queima de freezer.
  3. Etiquetagem: Não se esqueça de rotular os recipientes com a data de congelamento para que você saiba por quanto tempo eles estão no freezer.
  4. Congelamento rápido: Coloque os recipientes no freezer imediatamente após o enchimento para garantir um congelamento rápido. Isso ajuda a preservar a textura e o sabor dos alimentos.
  5. Armazenamento adequado: Coloque os recipientes na parte mais fria do freezer, longe da porta, para evitar flutuações de temperatura sempre que o freezer for aberto.

Por que Pode ou Não Pode Congelar:

  • Pode Congelar: Abobrinha agridoce geralmente pode ser congelada com sucesso, especialmente se não contiver ingredientes sensíveis à textura, como laticínios ou vegetais de folhas verdes delicadas. No entanto, a textura da abobrinha pode mudar um pouco após o congelamento, tornando-se mais macia. O sabor e a segurança alimentar geralmente não são afetados.
  • Não Pode Congelar: Se a receita contiver ingredientes que não sejam adequados para congelamento, como maionese, ovos crus ou vegetais com alto teor de água que tendem a ficar aquosos após o descongelamento, pode não ser ideal para congelar. Além disso, pratos que dependem da crocância ou da textura fresca de certos ingredientes podem não ter o mesmo apelo depois de congelados e descongelados.

Antes de congelar a receita de Abobrinha Agridoce de Frigideira, é importante considerar os ingredientes específicos e como eles podem se comportar durante o processo de congelamento e descongelamento.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM ABOBRINHA ASSADA

e você tem outros pratos para preparar no forno, aproveite para levar a abobrinha. Inteligência doméstica, bem! E já que vai levar a abobrinha, coloque uma cebola também. Para temperar, além de sal e pimenta-do-reino, vai alecrim. Quer dar uma sacudida neste prato? Coloque pimenta dedo-de-moça fatiada bem fininho. Acompanhamento perfeito para uma carne!

INGREDIENTES

  • 2 abobrinhas
  • 1 cebola
  • 1 pimenta dedo-de-moça (opcional)
  • 1 ramo de alecrim
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Lave e seque as abobrinhas, a pimenta e o alecrim. Corte as abobrinhas em rodelas grossas, de cerca de 1 cm de espessura (se quiser, descarte as pontas). Corte a cebola em quartos, passando a faca pela raiz; descasque os gomos, sem tirar a raiz – assim todas as camadas ficam juntinhas.

Unte o fundo de uma assadeira grande com 1 colher (sopa) de azeite. Disponha as fatias de abobrinha e os gomos de cebola. Debulhe o ramo de alecrim sobre os legumes. Regue com o azeite restante e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture bem com as mãos.

Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até dourar – na metade do tempo, vire os legumes com uma espátula. Retire do forno e transfira as abobrinhas para uma travessa. Fatie a pimenta em rodelas fininhas e espalhe pela abobrinha. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo. Sirva a seguir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM ABOBRINHA REFOGADA

Ingredientes

  • 3 unidades de abobrinha com casca, lavadas e em cubinhos
  • 1 unidade de cebola picadinha
  • 4 unidades de alho (dente) picado
  • Azeite a gosto
  • Tempero pronto em pó (sal com alho) a gosto

Modo de Preparo

Numa panela, fogo baixo, coloque azeite o suficiente para refogar a cebola primeiro e depois junte o alho, até que dourem. Coloque o tempero pronto de sal com alho e coloque também as abobrinhas picadas. Misture bem para que todas absorvam o tempero. Tampe a panela, mas de vez em quando, dê uma misturada e verifique se precisa de um pouquinho de água. Deixe cozinhando até que a abobrinha fique cozida, mas ao dente.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário