Como fazer o melhor bolo-suflê de chocolate com ingredientes simples

COMO FAZER BOLO-SUFLÊ DE CHOCOLATE

Como fazer bolo-suflê de chocolate, É bolo ou é suflê? Com muitas texturas, esta receita é para comer de colheradas: a superfície é crocante e o recheio bem cremoso. Um novo clássico de família!

INGREDIENTES

  • 200 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau)
  • 150 g de manteiga
  • 6 ovos
  • 1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • manteiga para untar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário redondo de cerca de 30 cm de diâmetro. Atenção: este bolo fica cremoso e não será desenformado. Numa tábua, pique o chocolate grosseiramente e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela de vidro refratário pequena.  Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria: leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio; quando ferver, diminua o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga; mexa de vez em quando com uma espátula – a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter os ingredientes. Retire a tigela banho-maria e reserve. 

Separe as claras das gemas de 3 ovos: numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez. Transfira as claras para a tigela da batedeira e reserve as gemas em outra tigela grande.  Numa tigela pequena, quebre os outros 3 ovos, um de cada vez, e junte às gemas – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Acrescente 1 xícara (chá) de açúcar e misture vigorosamente com o batedor de arame até formar um creme claro. Adicione o chocolate e manteiga derretidos e misture bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e misture até ficar liso. Reserve. 

Leve as claras para bater na batedeira: inicie em velocidade mínima; assim que espumar, acrescente o açúcar aos poucos, sem parar de bater; aumente a velocidade gradualmente e deixe bater até formar um merengue brilhante. Enquanto isso, leve ao fogo alto uma panela pequena com água para ferver – ela vai ser usada para assar o bolo em banho-maria.  Adicione cerca de ⅓ do merengue à massa de chocolate e misture com uma espátula para incorporar. Junte o restante do merengue e misture delicadamente, fazendo movimentos circulares de baixo para cima – assim as bolhas de ar do merengue não se perdem e o bolo fica levíssimo. 

Transfira a massa de bolo para o refratário untado. Coloque o refratário dentro de uma assadeira grande e leve ao forno. Preencha o fundo da assadeira com a água fervente. Deixe assar por cerca de 30 minutos até formar uma crosta na superfície e o bolo descolar das laterais. Para verificar, espete um palito no centro: o bolo deve estar úmido no centro. Retire a assadeira do forno e deixe o bolo descansar por 5 minutos antes de retirar do banho-maria. Com as costas de uma colher, quebre a superfície crocante do bolo e sirva a seguir ainda morno.

Acompanhamentos:

COMO FAZER BOLO-SUFLÊ DE CHOCOLATE

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com bolo-suflê de chocolate:

  1. Sorvete de baunilha: A combinação clássica de bolo de chocolate com sorvete de baunilha é sempre uma escolha deliciosa.
  2. Frutas frescas: Morangos, framboesas ou bananas fatiadas adicionam uma nota refrescante e contraste de sabor ao bolo de chocolate.
  3. Calda de chocolate: Uma generosa drizzle de calda de chocolate por cima do bolo-suflê de chocolate aumenta ainda mais a indulgência.
  4. Chantilly: Uma boa porção de chantilly caseiro ou pronto para servir complementa perfeitamente a textura leve do bolo-suflê.
  5. Amêndoas ou nozes picadas: Adicionar um pouco de crocância com amêndoas ou nozes picadas sobre o bolo-suflê pode criar uma experiência sensorial ainda mais interessante.
  6. Geleia de frutas: Geleias de frutas como framboesa, laranja ou cereja podem adicionar um toque de acidez que equilibra a doçura do bolo de chocolate.
  7. Pó de cacau ou açúcar de confeiteiro: Polvilhar um pouco de cacau em pó ou açúcar de confeiteiro sobre o bolo-suflê não apenas adiciona uma apresentação bonita, mas também intensifica o sabor do chocolate.
  8. Café ou chá: Uma xícara de café ou chá quente complementa maravilhosamente a riqueza do bolo-suflê de chocolate.
  9. Licor: Para os adultos, um toque de licor de café, licor de laranja ou licor de menta pode elevar ainda mais o sabor do bolo de chocolate.
  10. Granulado colorido: Se estiver servindo para crianças ou para adicionar um toque divertido, polvilhe um pouco de granulado colorido sobre o bolo-suflê antes de servir.

Essas são apenas algumas sugestões, mas sinta-se à vontade para experimentar e personalizar de acordo com suas preferências e criatividade!

Informações nutricionais:

Torta de Granola com Chocolate e Amêndoas

As informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na sua receita de bolo-suflê de chocolate. No entanto, aqui estão algumas estimativas aproximadas das informações nutricionais para 100 gramas de bolo-suflê de chocolate, considerando uma receita típica:

  • Calorias: Cerca de 250-300 kcal
  • Carboidratos: Aproximadamente 30-40 gramas
  • Proteínas: Em torno de 5-8 gramas
  • Gorduras totais: Cerca de 15-20 gramas
    • Gorduras saturadas: Varia dependendo do teor de cacau e outros ingredientes gordurosos, geralmente entre 5-10 gramas
    • Gorduras trans: Dependendo dos ingredientes utilizados, pode ser mínima ou ausente
  • Fibra alimentar: Geralmente entre 2-4 gramas
  • Açúcares: Em torno de 20-30 gramas, dependendo da quantidade de açúcar adicionada à receita
  • Sódio: Pode variar, mas geralmente é moderado, dependendo do sal adicionado na receita

Essas são estimativas gerais e os valores específicos podem variar dependendo dos ingredientes exatos e das proporções utilizadas na sua receita. Se precisar de informações mais precisas, é recomendável calcular as informações nutricionais com base nos ingredientes específicos que você está utilizando.

FAÇA TAMBÉM:

BOLO DE CHOCOLATE FITNESS

bolo de chocolate

Gosto sempre de deixar claro, que aqui ensino receitas saudáveis, mas que honrem as tradicionais. Já vi receitas de bolo de chocolate fit onde as pessoas trocam o cacau por chocolate em barra, mas você sabia que mesmo sendo 70%, ele contém uma quantidade absurda de óleo em sua composição? Também já vi outras pessoas não adicionando açúcar, mas acrescente creme de leite e adoçante xylitol, será que vocês realmente sabem o que é saudável? Esse bolo é a prova de que dá sim para ter uma alimentação saudável sem largar das delícias que nós já conhecemos. Um bolo super fofinho, saboroso e ainda vem com uma cobertura linda de dar água na boca. Também contém menos calorias e menos gordura saturada, contém fibras e um sabor inigualável.

Após pronto é só dividir em várias porções pequenas, para quando bater aquela vontadezinha de doce poder comer sem culpa. Você pode guardar na geladeira embrulhado em papel alumínio por até 5 dias, ou congelar sem cobertura e sem recheio por até 30 dias, depois levar ao micro-ondas por 20 segundos e pronto, fica como se estivesse acabado de sair do forno!

O bolo de chocolate fit é uma receita fácil de fazer, prática e econômica. E se desejar um bolo mais cremoso, experimente adicionar 2 bananas amassadas ou uma batata-doce média cozida na massa. Garanto-te que ficará magnifico!! Faça e viva feliz, porque a vida tem que ser doce.

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • 1/2 xícara de leite de amêndoa
  • 1/2 xícara de farinha de aveia
  • 1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela grande, bata os ovos e o açúcar mascavo que começou bem misturado. Adicione o óleo de coco e o leite de amêndoa à mistura e misture bem. Em outra tigela, misture a farinha de aveia e o cacau em pó. Adicione a mistura de farinha e cacau à mistura de ovos e açúcar e misture até ficar homogêneo. Adicione o fermento em pó à mistura e mexa delicadamente até que esteja bem incorporado. Despeje a massa em uma forma untada com óleo de coco e asse por cerca de 30-35 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Deixe bem antes de servir. Este bolo de chocolate é uma opção mais saudável para quem quer desfrutar de uma deliciosa sobremesa, mas sem os excessos de açúcar e gordura presentes nas receitas tradicionais. Aproveite!

 Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

34 comentários em “Como fazer o melhor bolo-suflê de chocolate com ingredientes simples”

Deixe um comentário