Como Fazer Ravióli de Ricota: Segredos e Dicas Essenciais

RAVIÓLI DE RICOTA E MOLHO DE TOMATE

Como Fazer Ravióli de Ricota: Segredos e Dicas Essenciais, Pense num ravióli leve. A massa é quase transparente, elegante. O recheio é todo delicado, para preservar o sabor da ricota. O molho de tomate arremata esse preparo que tem aquela simplicidade elegante tão especial. Um clássico.

PARA A MASSA BÁSICA

INGREDIENTES

  • 280 g de farinha de trigo
  • 120 g de sêmola de grano duro
  • 4 ovos

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture as farinhas e reserve uma porção (cerca de ⅓ de xícara) – a quantidade total de farinha pode variar de acordo com o tamanho dos ovos. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela. Bata os ovos com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas.

Abra um buraco no centro da farinha, como se fosse um “vulcão”. Adicione os ovos batidos no centro e comece misturando com um garfo, do centro para as bordas, adicionando a farinha aos poucos. Amasse com as mãos até a farinha incorporar os ovos. Vá adicionando a farinha reservada caso necessário. Transfira a massa para a bancada e sove até que fique bem lisa. Embale a massa com filme e deixe descansar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio. 

PLANEJAMENTO

A massa fresca pode ser mantida em geladeira, embalada em filme, por até 2 dias.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 480 g de ricota de búfala (escorrida)
  • 50 g de queijo parmesão ralado fino
  • 1 pitada de açúcar
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • folhas de manjericão picadas a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Numa peneira, escorra a ricota sobre a tigela, para retirar o excesso de soro. Enquanto isso, separe o restante dos ingredientes. Numa tigela média, coloque a ricota (sem o soro), adicione o parmesão, as raspas de limão e o manjericão picado. Tempere com uma pitada de açúcar, sal e noz-moscada a gosto. Misture delicadamente e leve à geladeira para firmar por 30 minutos – é mais fácil rechear os raviólis com o recheio gelado. 

PARA A MONTAGEM E COZIMENTO

MODO DE PREPARO

Após o tempo de descanso, corte a massa em quatro partes. Com um rolo de macarrão (ou cilindro) abra a massa em folhas na espessura de 2 mm. Para modelar os raviólis: posicione uma faixa de massa sobre a bancada. Disponha no centro da massa porções de cerca de 10g do recheio uma ao lado da outra, deixando cerca de 1 cm de espaço entre cada uma. Borrife a massa com água e cubra com outra faixa de massa. Com a lateral das mãos, retire o ar ao redor do recheio e pressione as bordas de massa para selar – assim os raviólis não abrem nem criam bolhas ao cozinhar. Com um cortador de ravióli ou carretilha dentada, corte os raviólis ao redor de cada porção de recheio. Você pode deixar os raviólis quadradinhos ou cortar e dobrar as pontas para modelar o plin. Se preferir, utilize formas para raviólis.

Transfira os raviólis para uma travessa levemente enfarinhada e repita com o restante. Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Adicione sal e mergulhe uma parte dos raviólis – cozinhe em levas para que não grudem  uns nos outros. Diminua o fogo para médio e fique de olho: quando o ravióli subir à superfície da água, está cozido. Com uma escumadeira, transfira para uma travessa e repita com o restante. Sirva os raviólis de queijo com molho de tomate e folhas de manjericão fresco.

Dicas de congelamento:

Como Fazer o Delicioso Ravioli

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com ravióli de ricota caseiro:

  1. Molho de Tomate Caseiro: Um molho de tomate fresco, com ervas e temperos, realça o sabor do ravióli de ricota.
  2. Molho Pesto: O molho pesto, feito com manjericão, pinhões, queijo parmesão e azeite de oliva, adiciona um sabor vibrante ao prato.
  3. Manteiga de Sálvia: Uma manteiga aromatizada com folhas de sálvia, levemente douradas, é uma opção simples e deliciosa para servir com ravióli de ricota.
  4. Molho Alfredo: Um molho cremoso à base de queijo parmesão e creme de leite pode adicionar uma textura rica e indulgente ao prato.
  5. Molho de Funghi: Um molho de cogumelos, preparado com cogumelos frescos, alho, vinho branco e creme de leite, complementa perfeitamente o sabor suave do ravióli de ricota.
  6. Tomates Cereja Assados: Tomates cereja assados com azeite de oliva, alho e ervas frescas fornecem um contraste delicioso de sabores e texturas.
  7. Salada Verde: Uma salada fresca de folhas verdes, como rúcula, espinafre ou alface, com um molho de limão e azeite de oliva, é uma opção leve e refrescante para acompanhar o ravióli de ricota.
  8. Legumes Grelhados: Legumes grelhados, como abobrinha, berinjela, pimentões e cogumelos, oferecem um toque saudável e colorido ao prato.
  9. Brócolis Salteados: Brócolis salteados com alho e pimenta vermelha adicionam um toque de frescor e crocância à refeição.
  10. Pão Artesanal: Um pão artesanal crocante, como uma baguete italiana ou um pão ciabatta, é ideal para acompanhar o ravióli de ricota e aproveitar o molho.

Informações nutricionais:

Ravioli com Ricota e Espinafre

Para calcular as informações nutricionais para 100 gramas da receita de Ravióli de Ricota caseiro, precisamos considerar os principais ingredientes utilizados na massa do ravióli e no recheio de ricota. Aqui estão as estimativas aproximadas das informações nutricionais para 100 gramas de Ravióli de Ricota Caseiro:

Massa de Ravióli (apenas a massa):

  • Calorias: Aproximadamente 130 kcal
  • Carboidratos: Aproximadamente 25-30 gramas
  • Proteínas: Aproximadamente 4-6 gramas
  • Gorduras: Aproximadamente 1-2 gramas

Recheio de Ricota (apenas o recheio):

  • Calorias: Aproximadamente 100-120 kcal
  • Carboidratos: Aproximadamente 3-5 gramas
  • Proteínas: Aproximadamente 8-10 gramas
  • Gorduras: Aproximadamente 5-8 gramas

Essas são estimativas gerais e os valores podem variar dependendo das proporções específicas de ingredientes utilizadas na receita, como a quantidade de farinha de trigo na massa, o tipo e a quantidade de queijo ricota no recheio, entre outros fatores. Se você tiver uma receita específica com as quantidades exatas de ingredientes, posso fornecer informações nutricionais mais precisas.

Dicas de congelamento:

como Fazer o Delicioso Ravioli assado

A receita de Ravióli de Ricota caseiro pode ser congelada com sucesso, mas é importante seguir alguns passos para garantir que o processo seja feito corretamente. Aqui estão os detalhes de como congelar e as razões pelas quais é possível congelar:

Como Congelar Ravióli de Ricota Caseiro:

  1. Resfriamento inicial: Após preparar os raviólis, deixe-os esfriar completamente à temperatura ambiente antes de congelar. Isso ajuda a evitar a formação de condensação, que pode levar à formação de cristais de gelo.
  2. Disposição em uma bandeja: Disponha os raviólis em uma única camada em uma bandeja ou assadeira. Certifique-se de que eles não estejam amontoados ou tocando-se, para evitar que grudem uns nos outros durante o congelamento.
  3. Congelamento inicial: Coloque a bandeja com os raviólis no freezer e deixe-os congelar por algumas horas, ou até que estejam firmes. Esse congelamento inicial ajuda a manter a forma dos raviólis e evita que eles grudem uns nos outros.
  4. Transferência para sacos ou recipientes herméticos: Após os raviólis estarem firmes, transfira-os para sacos próprios para congelamento ou recipientes herméticos. Certifique-se de retirar o máximo de ar possível dos sacos antes de selá-los.
  5. Rotulação e datação: Não se esqueça de rotular os sacos ou recipientes com o conteúdo (Ravióli de Ricota) e a data de congelamento. Isso ajuda a manter o controle sobre os alimentos congelados e a garantir que sejam consumidos dentro do prazo adequado.
  6. Armazenamento no freezer: Coloque os sacos ou recipientes de raviólis no freezer, onde podem ser armazenados por até 2-3 meses.

Por que é possível congelar Ravióli de Ricota Caseiro:

  • A massa de ravióli, geralmente feita com farinha de trigo e ovos, tem uma boa capacidade de congelamento. Quando armazenada corretamente, a massa congelada mantém sua textura e sabor.
  • O recheio de ricota também pode ser congelado com sucesso. A ricota tem uma alta umidade, o que pode torná-la mais suscetível à separação quando congelada, mas isso pode ser minimizado com a adição de ingredientes como ovos, que ajudam a estabilizar a mistura.
  • A técnica de congelamento descrita acima, que envolve o congelamento inicial em uma bandeja antes de transferir para sacos ou recipientes, ajuda a preservar a integridade dos raviólis e evita que grudem uns nos outros.

No entanto, é importante observar que alguns ingredientes, como certos tipos de queijos ou molhos à base de laticínios, podem não congelar tão bem devido à separação ou alteração na textura quando congelados e descongelados. Certifique-se de escolher ingredientes adequados e seguir as instruções de congelamento para garantir os melhores resultados.

OBS: a massa fresca recheada deve ser consumida na hora. Se quiser congelar ou armazenar na geladeira: pré-cozinhe o macarrão e passe os raviólis cozidos em água e gelo para cessar o cozimento. Escorra bem a água; transfira para uma travessa e regue com um fio de óleo para não grudarem uns nos outros.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “Como Fazer Ravióli de Ricota: Segredos e Dicas Essenciais”

Deixe um comentário