Como fazer caldinho de feijão rápido e delicioso: Pronto em minutos

COMO FAZER CALDINHO DE FEIJÃO

Como fazer caldinho de feijão rápido e delicioso: Pronto em minutos, O caldinho de feijão é um clássico da cozinha brasileira. Serve como aperitivo antes da feijoada, mas também (dizem) que é ótimo pra ajudar a curar ressaca! A verdade é que é uma delícia em qualquer ocasião! Esta versão é um pouquinho diferente, pois em vez do feijão preto, leva o carioquinha – e fica uma delícia com uma cachacinha!

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de feijão cozido com caldo
  • 1 xícara (chá) de água (ou caldo de legumes caseiro)
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 rodela de pimentão vermelho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • caldo de ½ limão
  • salsinha fresca picada
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte uma rodela de pimentão com cerca de 1 cm de largura e pique em cubos pequenos.  Leve uma panela pequena com azeite ao fogo baixo. Quando aquecer, acrescente a cebola e refogue até começar a dourar. Junte o pimentão e refogue por mais 2 minutos. Por último, acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto.  Adicione o feijão, regue com a água e misture. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino moída na hora e deixe cozinhar até ferver. 

Desligue o fogo e bata com um mixer (ou no liquidificador) até formar uma sopa lisa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. Transfira para 2 canecas, finalize com caldo de limão e salsinha picada. Sirva ainda quente.

OBS: Se você gosta de caldinho de feijão com macarrão é necessário usar um pouco mais de água para cozinhar o macarrão ou, então, juntar na sopa o macarrão já cozido.

Acompanhamentos:

COMO FAZER CALDINHO DE FEIJÃO

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam perfeitamente com caldinho de feijão:

  1. Torresmo: O contraste entre a crocância do torresmo e a cremosidade do caldinho de feijão é irresistível.
  2. Farofa: Uma farofa bem feita, seja de mandioca, farinha de milho ou até mesmo farinha de pão, adiciona textura e sabor ao prato.
  3. Couve Refogada: A couve cortada finamente e refogada com alho é um acompanhamento clássico que oferece frescor e um toque de amargor que complementa o sabor do caldinho.
  4. Arroz Branco: O arroz branco é um acompanhamento neutro que ajuda a equilibrar o sabor do caldinho e a fornecer uma base mais substancial para a refeição.
  5. Linguiça ou Paio: Fatias de linguiça ou paio servidas junto ao caldinho de feijão adicionam um sabor defumado e mais robusto à refeição.
  6. Pão de Queijo: Se você gosta de um toque de queijo extra, o pão de queijo é uma opção deliciosa e reconfortante para acompanhar o caldinho de feijão.
  7. Vinagrete: Uma vinagrete fresca, feita com tomate, cebola, pimentão e temperada com limão e azeite, adiciona acidez e frescor à refeição.
  8. Salsa e Cebolinha: Polvilhar salsa e cebolinha frescas por cima do caldinho de feijão antes de servir adiciona cor, frescor e sabor extra.
  9. Ovos Cozidos: Alguns ovos cozidos cortados em fatias ou em pedaços pequenos são uma adição proteica e substancial ao prato.
  10. Queijo Ralado: Polvilhar queijo ralado por cima do caldinho de feijão antes de servir adiciona cremosidade e um sabor extra de queijo.

Esses acompanhamentos podem ser combinados de acordo com as preferências pessoais e disponibilidade de ingredientes, proporcionando uma refeição completa e deliciosa.

Informações nutricionais:

COMO FAZER CALDINHO DE FEIJÃO

As informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na receita do caldinho de feijão. No entanto, vou fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para 100 gramas de caldinho de feijão, considerando uma receita padrão:

  • Calorias: Aproximadamente 100-150 calorias
  • Proteína: Cerca de 5-8 gramas
  • Gordura total: Cerca de 3-5 gramas
    • Gordura saturada: Cerca de 1-2 gramas
  • Carboidratos totais: Cerca de 15-20 gramas
    • Açúcares: Cerca de 1-2 gramas
  • Fibra dietética: Cerca de 4-6 gramas
  • Sódio: Cerca de 300-500 miligramas

Esses valores são apenas uma estimativa e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das quantidades utilizadas na receita. Se precisar de informações mais precisas, recomendo calcular com base nos ingredientes exatos utilizados.

FAÇA TAMBÉM FEIJÃO-BRANCO COM ABOBRINHA, TOMATE E ALECRIM

Como Fazer Purê de Feijão Branco e Alho-Poró

Caldoso, com textura quase cremosa, esse feijão-branco é uma ótima ideia para variar os sabores do dia a dia com os ingredientes de sempre. A abobrinha e o tomate pulam para o feijão, que ganha também o perfume do alecrim.

PARA O REMOLHO

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de feijão-branco
  • 3 xícaras (chá) de água

MODO DE PREPARO

  1. Coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água – se algum boiar, descarte.
  2. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período – o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.

PARA COZINHAR

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de água
  • ½ abobrinha
  • 1 tomate
  • 2 dentes de alho
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Escorra o feijão e descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte a folha de louro. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e conte 15 minutos. Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. 

Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos de 0,5 cm. Lave, seque e corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as pontas, fatie as metades em 3 tiras e as tiras em pedaços de 1 cm. Pique fino as folhas do ramo de alecrim. Passados os 15 minutos, desligue o fogo e, importante: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Com uma escumadeira, transfira os grãos de feijão cozidos para uma tigela e reserve o caldo.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a abobrinha e tempere com uma pitada de sal. Doure a abobrinha, mexendo de vez em quando, por 2 minutos. Junte o tomate, os dentes de alho, o alecrim e mexa por 1 minuto para perfumar. Acrescente os grãos de feijão, tempere com sal e pimenta e mexa por mais 1 minuto. Regue com 1 xícara (chá) do caldo e cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando até engrossar levemente o caldo. Desligue o fogo e sirva a seguir com folhas de coentro.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário