Como Fazer Biscoito Champanhe em Poucos Passos: Receita Infalível

COMO FAZER BISCOITO CHAMPANHE CASEIRO

Como Fazer Biscoito Champanhe em Poucos Passos: Receita Infalível, conhecido também como “boudoir” em francês, tem suas origens na França. Ele faz parte da família dos biscoitos secos e é um componente essencial em várias sobremesas clássicas da culinária francesa e italiana, como o tiramisu e o charlotte.

Acredita-se que o biscoito champanhe foi criado no século XVII em regiões da Itália ou da França, embora não haja um consenso claro sobre sua origem exata. Seu nome “champanhe” pode estar relacionado à sua textura leve e arejada, semelhante à do vinho espumante Champagne.

Ingredientes e Preparação: Os ingredientes típicos para fazer biscoito champanhe caseiro incluem ovos, açúcar, farinha de trigo e, às vezes, amido de milho. A massa é batida para incorporar ar, o que resulta em uma textura leve e fofa. O biscoito é então assado em forno até ficar firme, porém delicado.

Após o cozimento, os biscoitos são muitas vezes embebidos em café, licor ou rum para adicionar sabor e umidade. Eles também podem ser polvilhados com açúcar de confeiteiro para decorar.

Popularidade: O biscoito champanhe é popular em todo o mundo, especialmente em países com forte influência da culinária francesa e italiana. Além de ser um ingrediente-chave em sobremesas clássicas, como o tiramisu, o biscoito champanhe é apreciado por si só como um petisco leve e saboroso.

Em regiões onde a culinária francesa é valorizada, como na França, em partes da Europa e em muitas partes dos Estados Unidos, o biscoito champanhe é facilmente encontrado em padarias e lojas de confeitaria. Além disso, com a crescente popularidade da culinária internacional, o biscoito champanhe também é amplamente utilizado em muitas cozinhas domésticas ao redor do mundo.

INGREDIENTES

  • ⅔ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 ½ colher (sopa) de amido de milho
  • 1 pitada de sal
  • açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte 2 assadeiras médias com manteiga. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para tirar o excesso. Numa tigela, misture a farinha com o amido e reserve. Leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo ela vai ser usada para aquecer os ovos em banho-maria.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior de vidro (ou inox) – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o açúcar, o sal e misture bem. Encaixe a tigela na panela do banho-maria e mexa com uma espátula por 5 minutos, até os ovos aquecerem e o açúcar dissolver – levante uma porção com a espátula e, com a ponta dos dedos, verifique se os ovos estão aquecidos e sem grãozinhos de açúcar.

Retire a tigela do banho-maria e, com o batedor de claras acoplado ao mixer,  bata os ovos até aumentar em 4 vezes o volume, formando uma espuma clara e densa (se preferir, bata os ovos na batedeira ou utilize uma batedeira manual).

Acrescente aos poucos a mistura de farinha com amido, passando pela peneira. A cada adição, misture delicadamente com a espátula, fazendo movimentos de baixo para cima, para incorporar a farinha sem perder a aeração.

Transfira a massa de biscoito para um saco de confeitar, torça bem para fechar e corte a ponta. Para preparar os biscoitos: aproxime a ponta do saco na assadeira, num ângulo de 45°, aperte delicadamente puxando para formar uma tira de 8 cm, pare de apertar e faça um movimento seco, no sentido contrário para finalizar. Repita até completar a assadeira, deixando 2 cm entre cada biscoito.

Com uma peneira pequena, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos e leve para assar por cerca de 10 minutos, ou até ficarem levementes dourados. Enquanto isso, prepare a outra assadeira. Deixe esfriar completamente, na própria  assadeira em temperatura ambiente, antes de armazenar ou usar.

OBS: os biscoitos duram até 1 mês armazenados em pote com fechamento hermético.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BISCOITO DE CHOCOLATE DUPLO

Sobremesa Gelada de Biscoito

Biscoito de chocolate deixa todo mundo feliz ainda mais quando ele pode ir do congelador direto para o forno!

INGREDIENTES

  • 1 ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga em temperatura ambiente
  • ¼ de xícara (chá) de cacau em pó
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar mascavo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de chocolate amargo picado fino (entre 50% e 60% de cacau)
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

Na tigela da batedeira, coloque a manteiga, o açúcar mascavo e o açúcar. Bata por cerca de 5 minutos até formar um creme claro – se necessário pare de bater, raspe a lateral da tigela com uma espátula e bata novamente. Acrescente o ovo e bata apenas para incorporar. Numa tigela, misture a farinha, o cacau, o sal e o fermento. Junte ao creme da batedeira, em etapas, batendo a cada adição apenas para misturar. 

Desencaixe a tigela da batedeira, adicione o chocolate picado e misture com uma espátula. Polvilhe a bancada com um pouco de farinha antes de trabalhar a massa. Modele formando uma bolota.  Divida a massa em duas porções e modele formando um rolo de cerca de 3 cm de diâmetro. Corte um pedaço de papel manteiga um pouco maior que o rolo de massa – além de ajudar a manter o formato, o papel evita que a massa resseque enquanto firma na geladeira. Embale bem justinho para modelar, dobre e torça as pontas do papel. Repita com a outra metade e leve para firmar na geladeira por pelo menos 30 minutos. 

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) 20 minutos antes de cortar os biscoitos. Unte com manteiga e polvilhe com farinha 2 assadeiras grandes (se preferir, utilize assadeiras antiaderentes). Retire 1 rolo de massa da geladeira de cada vez. Corte em fatias de cerca de 1 cm de espessura e disponha na assadeira, sem encostar uma na outra. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 15 minutos até a lateral começar a dourar – o biscoito termina de endurecer enquanto esfria. 

Retire do forno e deixe esfriar enquanto assa uma outra leva de biscoitos. Transfira os biscoitos assados para um pote e repita com o restante da massa. Sirva a seguir ou conserve por até 10 dias armazenados num recipiente com fechamento hermético.

DICA IMPORTANTE:

Você pode congelar os rolos de massa por até 1 mês. Na hora de assar, retire do congelador e deixe em temperatura ambiente enquanto preaquece o forno – assim fica mais fácil para cortar as rodelas.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

27 comentários em “Como Fazer Biscoito Champanhe em Poucos Passos: Receita Infalível”

Deixe um comentário