Como fazer chips de banana-da-terra: Receita caseira para surpreender

SS

Como fazer chips de banana-da-terra: Receita caseira para surpreender, Crocantes e levemente adocicados, os chips de banana desta receita têm um toque refrescante de raspas de limão e uma surpresinha final, trazida pelo cominho. Vão bem como aperitivo, claro, mas também fazem bonito como acompanhamento, lanchinho ou até como acessório culinário. Fáceis, fáceis, só guardam um segredo: para que fiquem perfeitos, a banana ainda precisa estar verde.

INGREDIENTES

  • 3 bananas-da-terra verdes
  • raspas de 1 limão
  • cominho em pó a gosto
  • sal a gosto
  • 3 xícara (chá) de óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Corte as bananas ao meio, no sentido da largura assim elas ficam menores, mais fáceis para descascar e passar pelo fatiador de legumes. Faça um corte longitudinal na casca e puxe com a faca para descascar cada pedaço de banana a casca da banana-da-terra verde é mais grudada na polpa.

Leve uma panela média de borda alta com o óleo ao fogo médio para aquecer. Atenção: o óleo não pode estar muito quente, caso contrário, em vez de ficarem crocantes e sequinhas, as bananas podem queimar. Se tiver um termômetro culinário, considere a temperatura de cerca de 160 ºC. Forre uma travessa grande (ou assadeira) com papel-toalha. 

Posicione o fatiador de legumes (ou mandolim) sobre a panela (mas sem encostar!) e fatie as bananas, no sentido do comprimento, aos poucos — assim elas caem diretamente no óleo quente. Cuidado para não colocar muitas fatias de uma só vez e correr o risco de elas grudarem umas nas outras. Deixe uma porção de banana fritar por cerca de 2 minutos, mexendo com a escumadeira para fritar de maneira uniforme. Atenção para o ponto, é jogo rápido: o óleo para de espumar, as bananas mudam de cor, ganhando um tom amarelo mais vivo, e ficam crocantes.

Transfira os chips de banana para a travessa forrada com papel-toalha e repita o processo com o restante da fruta.

Tempere os chips de banana com cominho, sal e as raspas de limão. Sirva a seguir. 

BANANA CHIPS A TODA HORA

Os chips de banana (já frios e temperados com sal) podem ser armazenados num pote com fechamento hermético (ou em saquinhos bem fechados) por até 20 dias em temperatura ambiente. Olha que ideia boa para o lanche!


NÃO ENCONTROU BANANA-DA-TERRA?

Você pode preparar os chips de banana com banana-nanica; eles ficam com um tom amarelo mais clarinho, mas igualmente saborosos. Mas atenção: a fruta deve estar BEM verde mesmo, do contrário as fatias não ficam crocantes.

OUTROS FORMATOS

Você pode fritar as bananas em outros formatos, como rodelas finas ou fatias finas na diagonal. A dica é: quanto mais fina a espessura do corte melhor!

Acompanhamentos:

como fazer batata chips caseira

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com chips de banana-da-terra:

  1. Guacamole: O guacamole cremoso e com sabor cítrico é uma excelente opção para acompanhar os chips de banana-da-terra.
  2. Salsa de Manga: Uma salsa fresca feita com manga picada, cebola roxa, coentro e suco de limão vai adicionar um contraste delicioso aos chips.
  3. Hummus: O hummus, especialmente variedades como o hummus de grão de bico ou de beterraba, é uma escolha saudável e saborosa para mergulhar os chips.
  4. Pesto de Manjericão: Um pesto fresco e perfumado feito com manjericão, pinhões, queijo parmesão e azeite de oliva é uma opção gourmet para acompanhar os chips.
  5. Chutney de Manga: O chutney de manga agridoce é uma combinação clássica com chips de banana-da-terra, proporcionando um equilíbrio agradável de sabores.
  6. Creme de Ricota com Ervas: Uma mistura de ricota cremosa com ervas frescas como tomilho, manjericão e alecrim pode ser um acompanhamento leve e saboroso.
  7. Iogurte Grego com Mel e Canela: Uma mistura de iogurte grego, mel e uma pitada de canela pode ser uma opção refrescante e doce para os chips.
  8. Molho de Pimenta: Para quem gosta de um toque picante, um molho de pimenta caseiro ou comprado pronto pode adicionar um pouco de calor aos chips de banana-da-terra.
  9. Geleia de Pimenta: Uma geleia de pimenta doce e picante pode criar uma combinação interessante com os chips, oferecendo um contraste de sabores.
  10. Sour Cream com Cebolinha: O sour cream (creme azedo) com cebolinha picada é uma opção clássica para acompanhar chips e adiciona um toque de frescor e acidez.

Experimente diferentes combinações para descobrir qual você prefere!

Informações nutricionais:

COMO FAZER CHIPS DE BANANA-DA-TERRA

As informações nutricionais podem variar ligeiramente dependendo dos ingredientes específicos e do método de preparo da receita de chips de banana-da-terra. No entanto, aqui está uma estimativa geral das informações nutricionais para 100 gramas de chips de banana-da-terra preparados de forma padrão:

  • Calorias: Aproximadamente 519 kcal
  • Proteínas: Cerca de 2,3 g
  • Gorduras totais: Aproximadamente 33 g
    • Gorduras saturadas: Cerca de 28 g
    • Gorduras insaturadas: Cerca de 5 g
  • Carboidratos: Aproximadamente 57 g
    • Açúcares: Cerca de 30 g
  • Fibra alimentar: Cerca de 7 g
  • Sódio: Cerca de 7 mg

Lembre-se de que esses valores são apenas estimativas e podem variar com base em fatores como o tamanho das fatias de banana-da-terra, o método de preparo (fritura, assado, desidratado, etc.), bem como a adição de temperos e óleos durante o processo de preparação. É sempre uma boa ideia verificar as informações nutricionais específicas dos ingredientes que você está usando e fazer ajustes de acordo com a sua receita exata.

FAÇA TAMBÉM CHIPS DE INHAME

como fazer batata chips caseira

Minha teoria: a consciência muda o paladar quem sabe que um dos segredos da alimentação saudável é evitar a comida ultraprocessada, passa até a não gostar do sabor de comida comprada pronta. Mas isso não significa ter que abrir mão de uns chips bem crocantes para a happy hour!

INGREDIENTES

  • 4 inhames (cerca de 500 g)
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte 2 assadeiras grandes com azeite. Descasque, lave e seque bem os inhames com um pano de prato limpo – assim eles não escorregam na hora de fatiar. Passe os inhames pelo mandolin (fatiador de legumes) para cortar em rodelas finas, ou use uma faca e fatie fininho.
Espalhe as fatias nas assadeiras, uma ao lado da outra, sem sobrepor. Tempere com um pouco mais de azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos, até dourar e secar. Retire do forno e deixe esfriar – os chips ficam mais crocantes quando esfriam. Repita com o restante.

FAÇA TAMBÉM CHIPS DE BETERRABA

Assados, esses chips são muito versáteis. Sirva como petisco, espalhe na salada – olha que simpáticos para acompanhar um ceviche! O segredo está no corte: rodelas finas e uniformes.

INGREDIENTES

  • 2 beterrabas
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Lave, seque e descasque as beterrabas. Sobre uma assadeira antiaderente grande, passe uma beterraba pelo mandolin (fatiador de legumes). Espalhe as fatias sem sobrepor, deixando cerca de 0,5 cm entre cada uma. Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Em outra assadeira, repita o procedimento com a outra beterraba. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos, até secar. Retire e deixe esfriar – os chips ficam crocantes quando esfriam. Sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

23 comentários em “Como fazer chips de banana-da-terra: Receita caseira para surpreender”

Deixe um comentário