Como Fazer Costela na panela de Pressão

Como Fazer Costela na panela de Pressão

Como Fazer Costela na panela de Pressão, a costela na panela de pressão é uma forma prática e rápida de preparar essa carne tão saborosa. A panela de pressão ajuda a acelerar o processo de cozimento, amaciando a carne e realçando o seu sabor. A costela bovina é uma carne com osso e grande quantidade de gordura marmorizada entre as fibras. Essa gordura confere suculência e um sabor intenso à carne quando cozida lentamente. No entanto, o cozimento tradicional da costela no forno ou churrasqueira pode levar horas para amaciar completamente a carne.

Ao usar a panela de pressão, é possível reduzir significativamente o tempo de cozimento, enquanto ainda se obtém uma costela macia e suculenta. A pressão elevada e o calor dentro da panela ajudam a quebrar as fibras da carne e derreter a gordura, resultando em uma textura deliciosa. É importante temperar a costela com antecedência, permitindo que os sabores se infiltrem na carne. Alho, cebola, sal, pimenta e temperos em pó são ingredientes comuns utilizados para realçar o sabor da costela.

A adição de água na panela é fundamental para criar o vapor necessário para o cozimento sob pressão. A água também ajuda a evitar que a carne grude no fundo da panela e queime. Além disso, você pode optar por adicionar molho barbecue à receita para um toque de sabor extra.

Após o tempo de cozimento adequado, a costela estará pronta para ser servida. Se desejar, você pode levar os pedaços de costela ao forno por alguns minutos para dourá-los e dar uma textura crocante na superfície. A costela na panela de pressão é uma opção versátil e pode ser acompanhada por diversos pratos. Arroz, feijão, batatas, legumes ou uma deliciosa farofa são opções clássicas que combinam muito bem.

Lembre-se de ajustar a quantidade de ingredientes de acordo com o número de pessoas que serão servidas. Essa receita é ideal para refeições em família ou ocasiões especiais. Experimente essa forma prática e deliciosa de preparar costela na panela de pressão e desfrute de uma carne suculenta e cheia de sabor!

Receita completa de costela na panela de pressão

Ingredientes:

  • 1,5 kg de costela bovina em pedaços
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 cebola grande picada
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de tempero em pó (pode ser de sua preferência)
  • 1 folha de louro
  • 2 xícaras de água
  • 1/2 xícara de molho barbecue (opcional)

Modo de preparo:

Comece temperando a costela com sal, pimenta, alho picado e o tempero em pó. Esfregue bem os temperos na carne para que fiquem bem distribuídos. Aqueça o óleo em uma panela de pressão e doure a cebola até ficar transparente.

Adicione os pedaços de costela à panela e doure-os em todos os lados. Isso ajudará a selar a carne e manter seus sucos internos. Após dourar a carne, adicione a folha de louro e a água. Se preferir um sabor mais agridoce, você pode adicionar o molho barbecue nesta etapa.

Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar em fogo médio-alto. Assim que a pressão for alcançada, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por cerca de 40 minutos.

Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela. Isso levará alguns minutos.

Retire os pedaços de costela da panela e, se desejar, você pode levá-los ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 10 minutos para dar uma dourada extra. Sirva a costela quente acompanhada de arroz, feijão, farofa ou outros acompanhamentos de sua preferência.

Dicas:

  • Ao escolher a costela, dê preferência às peças com um bom marmoreio, ou seja, com uma quantidade adequada de gordura entre as fibras. Isso ajudará a manter a carne macia e suculenta durante o cozimento.
  • O tempo de cozimento pode variar de acordo com a espessura dos pedaços de costela e a potência da sua panela de pressão. Verifique a textura da carne para garantir que esteja macia e soltando do osso.
  • Se preferir um molho mais espesso, você pode retirar os pedaços de costela da panela após o cozimento, engrossar o caldo restante na panela com um pouco de amido de milho dissolvido em água e, em seguida, despejar esse molho sobre a carne.
  • O rendimento da receita pode variar dependendo do tamanho dos pedaços de costela e da quantidade de carne nos ossos. Em média, essa receita serve de 4 a 6 pessoas.

Aproveite sua costela na panela de pressão!

FAÇA TAMBÉM RAGU DE COSTELINHA DE PORCO NA PRESSÃO

A costelinha fica super macia, o molho é encorpado, bem saboroso. O ragu combina com polenta cremosa, cuscuz marroquino, arroz e macarrão. Um curinga para o dia a dia, um acontecimento para reunir os amigos. É você que escolhe a ocasião. E o trabalho pesado fica com a panela de pressão.

INGREDIENTES

  • 1 kg de costela de porco em ripas (cerca de 10 unidades)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
  • 1 xícara (chá) de vinho tinto
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • casca e caldo de 1 limão-siciliano
  • 2 folhas de louro
  • 3 ramos de tomilho
  • 1 colher (chá) de páprica defumada
  • ½ colher (chá) de pimenta calabresa seca
  • ½ colher (chá) de sementes de erva-doce
  • ½ colher (sopa) de sal
  • azeite a gosto

MODO DE PREPARO

Retire a costelinha da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave os ramos de tomilho e o limão siciliano. Com um descascador de legumes, retire a casca do limão com cuidado para não extrair a parte branca e reserve a fruta.

Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e doure as costelinhas em etapas – se colocar todas de uma só vez vão cozinhar em vez de dourar. Deixe dourar por 2 minutos de cada lado. Transfira os pedaços dourados para uma tigela e repita com o restante, regando a panela com azeite a cada leva.

Mantenha a panela em fogo médio e regue com ½ colher (sopa) de azeite. Junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até murchar bem, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles são essenciais para dar sabor ao molho. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Tempere com a páprica defumada, a pimenta calabresa seca e a erva-doce.

Acrescente o tomate pelado (com o líquido) e misture bem. Regue com o vinho, junte a água, as folhas de louro, o tomilho e a casca do limão. Aumente o fogo e deixe cozinhar até ferver.

Volte as costelinhas para a panela, tempere com o sal, tampe e deixe em fogo alto. Assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.

Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Com uma pinça, retire os ossos da costelinha – a carne fica tão macia, soltando do osso, que é mais fácil pescar os ossos na panela. Junte o caldo de limão e mexa com a espátula para terminar de desfiar a carne e misturar ao molho. Sirva a seguir.


DICA DE PLANEJAMENTO

Como todo ensopado, essa receita de costelinha pode ser preparada no dia anterior ao de servir. Dica: armazene metade do molho separado das costelinhas e junte apenas na hora de aquecer na panela.

PODE CONGELAR

Na hora de congelar, encha apenas até ¾ do recipiente. O molho vai expandir e o vidro pode quebrar. Se preferir, congele em sacos para alimentos. Deixe amornar um pouco e leve à geladeira para terminar de esfriar, antes de colocar no congelador ou freezer. Validade de até 3 meses.
Para descongelar: deixe na geladeira por no mínimo 7 horas e depois aqueça. Se preferir, coloque o ragu congelado direto na panela. Tampe e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 8 minutos, até descongelar.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

30 comentários em “Como Fazer Costela na panela de Pressão”

Deixe um comentário