Como Fazer Doce de Banana sem Açúcar 

Como Fazer Doce de Banana sem Açúcar 

Como Fazer Doce de Banana sem Açúcar, o doce de banana é um doce típico da culinária brasileira, feito a partir de bananas maduras e açúcar. No entanto, para aqueles que buscam uma opção mais saudável, a versão diet é uma excelente alternativa. Além de não conter açúcar, a bananada diet é uma opção deliciosa para quem tem restrições alimentares ou simplesmente quer manter uma alimentação mais equilibrada.

Nesta receita, em vez de utilizar açúcar, usaremos apenas água para diluir as bananas e obter uma pasta líquida. O resultado é um doce com sabor e consistência semelhantes à tradicional, mas com menos calorias e açúcares.

Como fazer a Receita de Bananada Diet

Preparar essa sobremesa pode ser uma atividade divertida e saborosa para se fazer em família ou com amigos. Além disso, a bananada é um doce versátil que pode ser consumido puro ou acompanhado de queijo, requeijão ou até mesmo em bolos e tortas.

A seguir, você encontrará todos os passos para preparar essa deliciosa bananada diet em casa. Aproveite!

Ingredientes do doce de banana sem açúcar

  • 5 kg de banana prata madura
  • Água (o quanto baste)

Modo de preparo

Higienize e descasque todas as bananas, deixando de fora aquela ponta mais durinha das bananas. Bata bem as bananas no liquidificador com água até obter uma pasta líquida.

Despeje o conteúdo do liquidificador em uma panela grande e leve ao fogo baixo, mexendo constantemente por aproximadamente 40 minutos. Sempre que a banana começar a grudar no fundo, acrescente um pouco mais de água e continue mexendo.

Quando a banana ficar rosada, desligue o fogo e deixe na panela bem tampada de um dia para o outro.

No dia seguinte, retorne a bananada ao fogo baixo e cozinhe por aproximadamente mais 40 minutos, adicionando água quando necessário.

Para verificar o ponto, retire parte do doce e coloque num pires para esfriar. Se você conseguir fazer uma bolinha com o doce sem grudar nas mãos, está no ponto.

Coloque em um refratário e deixe esfriar de um dia para o outro. Pronto! Agora é só cortar e saborear sua deliciosa bananada diet.

Dicas

  • Para facilitar o processo de cozinhar a bananada, use uma panela de fundo grosso e mexa com uma colher de pau.
  • Para uma bananada ainda mais saudável, utilize água filtrada ou mineral.
  • Se preferir uma bananada menos doce, utilize bananas mais verdes.
  • Experimente servir a bananada acompanhada de queijo branco ou requeijão light.

Doce de Batata Doce uma Delícia bem fácil de fazer

Se você é fã de doces caseiros e adora sabores diferentes, o doce de batata doce é uma ótima opção para experimentar. Além de ser uma sobremesa deliciosa, é também uma forma de aproveitar os benefícios nutricionais da batata doce, um alimento rico em vitaminas e fibras.

Essa receita tradicional, passada de geração em geração, é uma das favoritas em diversas regiões do Brasil. Ela é preparada com poucos ingredientes e não exige muita técnica culinária, sendo perfeita para quem está começando a se aventurar na cozinha.

Para preparar o doce de batata doce, é necessário cozinhar as batatas com casca em uma panela com água, canela e cravo da índia. Depois de descascadas e amassadas, as batatas são misturadas com açúcar e suco de limão e levadas ao fogo baixo até atingir o ponto de consistência ideal. Por fim, o doce é modelado em porções e deixado para secar ao sol.

Com um sabor único e uma textura macia e cremosa, o doce de batata doce é uma ótima opção para servir em ocasiões especiais ou simplesmente para matar aquela vontade de doce. Siga o passo a passo da receita e aproveite essa delícia caseira!

Receita de Doce de Batata Doce

Ingredientes:

  • 870 gramas de açúcar
  • 2 xícaras(chá) de água
  • 1,700 kg de batata doce
  • Suco de ½ limão
  • Canela em pau a gosto
  • Cravo da índia a gosto

Modo de preparo:

  1. Na panela coloque as batatas com casca, a água, a canela e o cravo da índia a gosto, tampe a panela, leve ao fogo médio.
  2. Assim que pegar pressão deixe cozinhar por mais 8 minutos. Retire do fogo, deixe amornar e descasque as batatas.
  3. Transfira para uma assadeira e amasse tudo muito bem com um garfo até obter um purê.
  4. Numa panela ou um tacho grande para fazer doce caseiro, coloque a batata amassada, o açúcar e o suco de limão e misture tudo muito bem, para dissolver um pouco o açúcar, antes de levar ao fogo.
  5. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, para não grudar no fundo da panela.
  6. Deixe no fogo, até ferver, reduzir bem e começar a soltar do fundo da panela.
  7. O ponto correto é quando você pegar uma porção com uma colher, colocar encima do restante do doce na panela, e a porção não se misturar.
  8. Retire do fogo, deixe amornar. Com o auxílio de 2 colheres(sopa) modele porções do doce numa assadeira. Cubra com um pano de prato, e leve para secar ao sol.
  9. Caso não tenha acesso ao sol, o tempo para que o doce seque e fique com casquinhas pode ser de 4-5 dias.
  10. E agora é só saborear esse maravilhoso doce de batata doce!

Dicas:

  • Para facilitar o processo de descascar as batatas, você pode colocá-las em um recipiente com água fria por alguns minutos antes de descascar.
  • Se preferir, pode adicionar outros ingredientes, como coco ralado, nozes ou amêndoas picadas, para dar mais sabor e textura ao doce.
  • Para evitar que o doce grude na panela, mexa com uma colher de pau e não aumente muito o fogo.
  • O tempo de secagem ao sol pode variar dependendo do clima e da umidade do ar.
  • Armazene o doce em um recipiente hermético em local fresco e seco.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

8 comentários em “Como Fazer Doce de Banana sem Açúcar ”

Deixe um comentário