Como fazer frango com quiabo: Dicas e truques de culinária

como fazer frango com quiabo

Como Fazer frango com quiabo, Frango com quiabo é uma instituição mineira. Para que mexer na receita? Mas por que não mexer? Oh, dúvida, oh, céus. Variar sabores deixa a mesa mais rica — e diverte o dia a dia. Nesta versão, vai cominho e pimentão: textura e aroma diferentes do original. Mas, nó, gente, fica bom demais da conta.

INGREDIENTES

  • 1 frango inteiro, cerca de 1,5 kg
  • 200 g de quiabo (cerca de 20 unidades)
  • 2 limões
  • 1 cebola
  • 1 tomate
  • 1 dente de alho
  • 1 pimentão
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Prepare o tempero para o frango: descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubinhos. Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubinhos. Misture todos esses ingredientes numa tigela.

Apoie o frango na tábua e destrinche com uma faca, separando em: coxas, sobrecoxas, peito (em quatro partes) e asinhas. Transfira os pedaços de frango para a tigela com os legumes, tempere com sal, pimenta-do-reino e o cominho. Misture bem, cubra com um prato e leve para marinar na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, lave bem os quiabos sob água corrente e transfira para uma tigela. Cubra com água, regue com o caldo de 1 limão e deixe de molho por 15 minutos.

Escorra a água, lave novamente os quiabos e seque com um pano de prato limpo. Corte as pontas e mantenha os quiabos inteiros. Corte apenas 3 quiabos ao meio, no sentido do comprimento para usar na decoração.

Retire o frango da geladeira e raspe a superfície com uma colher para retirar o excesso do tempero – não descarte, ele será usado no refogado. Leve uma chaleira com 1 litro de água ao fogo alto para ferver.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os pedaços de frango em etapas: primeiro coloque as coxas e sobrecoxas e deixe dourar de todos os lados. Com uma pinça, transfira para um prato e repita o processo com os peitos e as asinhas, regando com o restante do azeite.

Mantenha a panela em fogo médio, acrescente o tempero do frango reservado e refogue até murchar. Volte o frango à panela e acrescente a água fervente até cobrir a metade dos pedaços de frango. Com uma espátula, misture raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao molho. Deixe cozinhar por 20 minutos – nesse período, mantenha a chaleira com água quente e regue a panela se necessário.

Junte os quiabos inteiros à panela, tempere com sal e deixe cozinhar por mais 20 minutos, com a tampa entreaberta. Enquanto isso, leve uma frigideira ao fogo alto. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e doure as metades de quiabo reservados por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Assim que o caldo do frango engrossar, desligue o fogo e transfira para uma travessa. Decore com os quiabos grelhados e sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM FRANGO ASSADO COM MOLHO DE LARANJA

FRANGO ASSADO COM MOLHO DE LARANJA

O soro mágico deixa o frango assado super macio e suculento. Mas, calma, não acaba por aí: o molho de laranja e sálvia transforma este clássico no mais perfumado dos pratos.

PARA O SORO

INGREDIENTES

  • 1 frango inteiro de cerca de 2 kg
  • ¾ de xícara (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 dentes de alho
  • casca de 1 laranja-baía
  • 5 grãos de pimenta-do-reino
  • 1 colher (chá) de sementes de coentro

MODO DE PREPARO

No pilão, quebre os grãos de pimenta-do-reino e as sementes de coentro. Com a lateral da lâmina da faca, amasse os dentes de alho e descasque. Lave e seque a laranja-baía. Com um descascador de legumes, faça tiras da casca da laranja e reserve a fruta descascada — ela vai ser usada no molho. 

Numa tigela bem grande, misture o açúcar com o sal, a pimenta, o coentro e as tiras da casca da laranja.  Reserve os miúdos do frango na geladeira. O pescoço vai ser usado para fazer o molho; a moela e o fígado podem ser aproveitados em outras receitas, como numa farofa.

Coloque o frango na tigela e espalhe bem a mistura de especiarias, por dentro e por fora, inclusive sob a pele. Cubra com água (cerca de 2 litros), deixando o peito do frango virado para baixo, e tampe com um prato. Deixe hidratar por 30 minutos em temperatura ambiente.

PARA ASSAR

INGREDIENTES

  • 2 laranjas-baía
  • 5 ramos de sálvia
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • ½ xícara (chá) de água
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

FAVORITAR

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Retire o frango do soro e lave em água corrente para retirar o excesso de sal. Transfira para um escorredor, com a abertura para baixo, e deixe por uns minutinhos para escorrer bem a água. Com um pano de prato limpo, seque bem o frango por dentro e por fora — quanto mais sequinho ele estiver, mais crocante e dourada fica a pele.

Regue um refratário grande com 1 colher (sopa) de azeite. Transfira o frango para o centro, com o peito para cima, e tempere a pele com sal — assim ela vai secar melhor enquanto assa. Corte as laranjas ao meio no sentido do comprimento e cada metade em 3 gomos — se estiverem muito grandes, corte em quatro. Coloque 3 gomos dentro do frango.

Encaixe as pontas das asas sob as costas do frango para que não queimem ao assar. Corte um pedaço de barbante de algodão e amarre as coxas do frango. A cavidade do frango fica mais fechadinha, o que vai deixar a carne mais úmida e assada de maneira uniforme. Regue o frango com 1 colher (sopa) de azeite.  Leve ao forno para assar por 1 hora e 20 minutos — o cálculo é de cerca de 40 minutos por quilo de frango. Numa tigela pequena, separe 2 colheres (sopa) de azeite para pincelar o frango ao longo do cozimento.

Após os primeiros 30 minutos, abra o forno, pincele o frango com 1 colher (sopa) de azeite e regue a assadeira com ½ xícara (chá) de água — isso preserva a umidade do frango. Enquanto o frango assa, inicie o preparo do molho.

Depois de 1 hora, retire o refratário do forno, distribua os gomos de laranja e os ramos de sálvia ao redor do frango e regue com o restante do azeite. Pincele o frango com mais 1 colher (sopa) de azeite e volte ao forno para assar por mais 20 minutos. Para conferir se o frango está assado: com a ponta de uma faca, faça um furinho na junção da sobrecoxa com o peito. Se o líquido sair transparente, sem sangue, está no ponto; do contrário, volte ao forno por mais alguns minutos. Se estiver usando um termômetro, a temperatura deve ser de no mínimo 75 ºC.

Retire o frango do forno e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos antes de cortar — nesse tempo, os líquidos internos se redistribuem no assado e ele fica mais suculento. Sirva a seguir com o molho.

PARA O MOLHO

INGREDIENTES

  • 1 pescoço de frango
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de caldo de laranja-baía (cerca de 2 laranjas)
  • 1 xícara (chá) de vinho branco (ou água)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 3 folhas de sálvia
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e fatie a cebola em meias-luas. Com a lateral da faca, amasse os dentes de alho e descasque. Leve uma panela pequena ao fogo baixo. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos, até dourar. Adicione o alho, o pescoço do frango e as folhas de sálvia. Deixe dourar por mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Regue com o vinho e raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Junte o caldo de laranja e deixe cozinhar por 20 minutos, contados após a fervura. Desligue o fogo e coe o caldo sobre uma tigela. Reserve.

Assim que estiver assado, transfira o frango, juntamente com os gomos de laranja e as folhas de sálvia, para uma travessa. Misture o líquido da assadeira com o caldo coado.  Volte a panela ao fogo médio (nem precisa lavar), coloque a manteiga e deixe derreter. Adicione a farinha de trigo e mexa bem por 1 minuto. Acrescente o caldo coado com o líquido da assadeira, mexendo bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. 

Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, até que o molho engrosse. Transfira para uma molheira e sirva com o frango.

DICA IMPORTANTE: FAÇA UMA FAROFA COM OS MIÚDOS

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

18 comentários em “Como fazer frango com quiabo: Dicas e truques de culinária”

Deixe um comentário