COMO FAZER FRANGO COM QUIABO

como fazer frango com quiabo

Como Fazer frango com quiabo, Frango com quiabo é uma instituição mineira. Para que mexer na receita? Mas por que não mexer? Oh, dúvida, oh, céus. Variar sabores deixa a mesa mais rica — e diverte o dia a dia. Nesta versão, vai cominho e pimentão: textura e aroma diferentes do original. Mas, nó, gente, fica bom demais da conta.

INGREDIENTES

  • 1 frango inteiro, cerca de 1,5 kg
  • 200 g de quiabo (cerca de 20 unidades)
  • 2 limões
  • 1 cebola
  • 1 tomate
  • 1 dente de alho
  • 1 pimentão
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Prepare o tempero para o frango: descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubinhos. Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubinhos. Misture todos esses ingredientes numa tigela.

Apoie o frango na tábua e destrinche com uma faca, separando em: coxas, sobrecoxas, peito (em quatro partes) e asinhas. Transfira os pedaços de frango para a tigela com os legumes, tempere com sal, pimenta-do-reino e o cominho. Misture bem, cubra com um prato e leve para marinar na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, lave bem os quiabos sob água corrente e transfira para uma tigela. Cubra com água, regue com o caldo de 1 limão e deixe de molho por 15 minutos.

Escorra a água, lave novamente os quiabos e seque com um pano de prato limpo. Corte as pontas e mantenha os quiabos inteiros. Corte apenas 3 quiabos ao meio, no sentido do comprimento para usar na decoração.

Retire o frango da geladeira e raspe a superfície com uma colher para retirar o excesso do tempero – não descarte, ele será usado no refogado. Leve uma chaleira com 1 litro de água ao fogo alto para ferver.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os pedaços de frango em etapas: primeiro coloque as coxas e sobrecoxas e deixe dourar de todos os lados. Com uma pinça, transfira para um prato e repita o processo com os peitos e as asinhas, regando com o restante do azeite.

Mantenha a panela em fogo médio, acrescente o tempero do frango reservado e refogue até murchar. Volte o frango à panela e acrescente a água fervente até cobrir a metade dos pedaços de frango. Com uma espátula, misture raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao molho. Deixe cozinhar por 20 minutos – nesse período, mantenha a chaleira com água quente e regue a panela se necessário.

Junte os quiabos inteiros à panela, tempere com sal e deixe cozinhar por mais 20 minutos, com a tampa entreaberta. Enquanto isso, leve uma frigideira ao fogo alto. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e doure as metades de quiabo reservados por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Assim que o caldo do frango engrossar, desligue o fogo e transfira para uma travessa. Decore com os quiabos grelhados e sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM FRANGO ASSADO COM MOLHO DE LARANJA

O soro mágico deixa o frango assado super macio e suculento. Mas, calma, não acaba por aí: o molho de laranja e sálvia transforma este clássico no mais perfumado dos pratos.

PARA O SORO

INGREDIENTES

  • 1 frango inteiro de cerca de 2 kg
  • ¾ de xícara (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 dentes de alho
  • casca de 1 laranja-baía
  • 5 grãos de pimenta-do-reino
  • 1 colher (chá) de sementes de coentro

MODO DE PREPARO

No pilão, quebre os grãos de pimenta-do-reino e as sementes de coentro. Com a lateral da lâmina da faca, amasse os dentes de alho e descasque. Lave e seque a laranja-baía. Com um descascador de legumes, faça tiras da casca da laranja e reserve a fruta descascada — ela vai ser usada no molho. 

Numa tigela bem grande, misture o açúcar com o sal, a pimenta, o coentro e as tiras da casca da laranja.  Reserve os miúdos do frango na geladeira. O pescoço vai ser usado para fazer o molho; a moela e o fígado podem ser aproveitados em outras receitas, como numa farofa.

Coloque o frango na tigela e espalhe bem a mistura de especiarias, por dentro e por fora, inclusive sob a pele. Cubra com água (cerca de 2 litros), deixando o peito do frango virado para baixo, e tampe com um prato. Deixe hidratar por 30 minutos em temperatura ambiente.

PARA ASSAR

INGREDIENTES

  • 2 laranjas-baía
  • 5 ramos de sálvia
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • ½ xícara (chá) de água
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

FAVORITAR

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Retire o frango do soro e lave em água corrente para retirar o excesso de sal. Transfira para um escorredor, com a abertura para baixo, e deixe por uns minutinhos para escorrer bem a água. Com um pano de prato limpo, seque bem o frango por dentro e por fora — quanto mais sequinho ele estiver, mais crocante e dourada fica a pele.

Regue um refratário grande com 1 colher (sopa) de azeite. Transfira o frango para o centro, com o peito para cima, e tempere a pele com sal — assim ela vai secar melhor enquanto assa. Corte as laranjas ao meio no sentido do comprimento e cada metade em 3 gomos — se estiverem muito grandes, corte em quatro. Coloque 3 gomos dentro do frango.

Encaixe as pontas das asas sob as costas do frango para que não queimem ao assar. Corte um pedaço de barbante de algodão e amarre as coxas do frango. A cavidade do frango fica mais fechadinha, o que vai deixar a carne mais úmida e assada de maneira uniforme. Regue o frango com 1 colher (sopa) de azeite.  Leve ao forno para assar por 1 hora e 20 minutos — o cálculo é de cerca de 40 minutos por quilo de frango. Numa tigela pequena, separe 2 colheres (sopa) de azeite para pincelar o frango ao longo do cozimento.

Após os primeiros 30 minutos, abra o forno, pincele o frango com 1 colher (sopa) de azeite e regue a assadeira com ½ xícara (chá) de água — isso preserva a umidade do frango. Enquanto o frango assa, inicie o preparo do molho.

Depois de 1 hora, retire o refratário do forno, distribua os gomos de laranja e os ramos de sálvia ao redor do frango e regue com o restante do azeite. Pincele o frango com mais 1 colher (sopa) de azeite e volte ao forno para assar por mais 20 minutos. Para conferir se o frango está assado: com a ponta de uma faca, faça um furinho na junção da sobrecoxa com o peito. Se o líquido sair transparente, sem sangue, está no ponto; do contrário, volte ao forno por mais alguns minutos. Se estiver usando um termômetro, a temperatura deve ser de no mínimo 75 ºC.

Retire o frango do forno e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos antes de cortar — nesse tempo, os líquidos internos se redistribuem no assado e ele fica mais suculento. Sirva a seguir com o molho.

PARA O MOLHO

INGREDIENTES

  • 1 pescoço de frango
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de caldo de laranja-baía (cerca de 2 laranjas)
  • 1 xícara (chá) de vinho branco (ou água)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 3 folhas de sálvia
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e fatie a cebola em meias-luas. Com a lateral da faca, amasse os dentes de alho e descasque. Leve uma panela pequena ao fogo baixo. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos, até dourar. Adicione o alho, o pescoço do frango e as folhas de sálvia. Deixe dourar por mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Regue com o vinho e raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Junte o caldo de laranja e deixe cozinhar por 20 minutos, contados após a fervura. Desligue o fogo e coe o caldo sobre uma tigela. Reserve.

Assim que estiver assado, transfira o frango, juntamente com os gomos de laranja e as folhas de sálvia, para uma travessa. Misture o líquido da assadeira com o caldo coado.  Volte a panela ao fogo médio (nem precisa lavar), coloque a manteiga e deixe derreter. Adicione a farinha de trigo e mexa bem por 1 minuto. Acrescente o caldo coado com o líquido da assadeira, mexendo bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. 

Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, até que o molho engrosse. Transfira para uma molheira e sirva com o frango.

DICA IMPORTANTE: FAÇA UMA FAROFA COM OS MIÚDOS

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário