Como Fazer Frango Recheado com Damascos e Amêndoas

Como Fazer Frango Recheado com Damascos e Amêndoas

Como Fazer Frango Recheado com Damascos e Amêndoas, posso te contar sobre o frango recheado com damascos e amêndoas! Esse prato combina sabores salgados e doces, criando uma combinação deliciosa e equilibrada. A origem desse tipo de preparo é muitas vezes associada à culinária mediterrânea e do Oriente Médio, onde a utilização de frutas secas e oleaginosas é bastante comum na gastronomia.

Os damascos são frutas originárias da China e se espalharam ao longo da história para diversas regiões do mundo, incluindo o Oriente Médio e o Mediterrâneo. Eles são apreciados por seu sabor doce e sua textura suculenta, tornando-os um recheio popular para carnes, como o frango.

As amêndoas, por sua vez, são originárias do Oriente Médio, mas são cultivadas em diversas partes do mundo, sendo um ingrediente versátil e utilizado em muitas cozinhas tradicionais. Elas adicionam uma crocância e sabor característicos ao prato.

A popularidade do frango recheado com damascos e amêndoas pode variar de acordo com os costumes regionais. Regiões do Mediterrâneo e do Oriente Médio tendem a valorizar esse tipo de preparo, onde a mistura de sabores agridoces é apreciada. Contudo, versões adaptadas desse prato podem ser encontradas em restaurantes e cozinhas de diferentes partes do mundo, especialmente em locais onde a culinária internacional é valorizada e apreciada.

Receita Completa:

Como Fazer Frango Recheado com Damascos e Amêndoas

aqui está a receita para Frango Recheado com Damascos e Amêndoas:

Ingredientes:

  • 4 peitos de frango desossados
  • 1 xícara de damascos secos picados
  • 1/2 xícara de amêndoas picadas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de chá de páprica
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1/2 xícara de caldo de galinha
  • Ramo de alecrim fresco (opcional, para decorar)

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Para preparar o recheio, aqueça uma colher de sopa de azeite em uma frigideira em fogo médio. Adicione o alho picado e refogue por cerca de um minuto até perfumar. Acrescente os damascos picados e as amêndoas. Cozinhe por mais 2-3 minutos, mexendo ocasionalmente. Tempere com sal, pimenta, páprica e cominho. Reserve.
  3. Com uma faca afiada, faça um corte no meio de cada peito de frango, formando uma bolsa sem cortar completamente. Tempere os peitos de frango com sal e pimenta.
  4. Divida o recheio preparado entre os peitos de frango, pressionando bem para que fiquem recheados de forma uniforme.
  5. Em uma frigideira grande e que possa ir ao forno, aqueça a colher de sopa restante de azeite em fogo médio-alto. Doure os peitos de frango recheados por cerca de 2 minutos de cada lado.
  6. Transfira a frigideira para o forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 20-25 minutos ou até que o frango esteja completamente cozido.
  7. Retire a frigideira do forno e coloque os peitos de frango em um prato. Cubra com papel alumínio e deixe descansar por alguns minutos antes de servir.
  8. Enquanto o frango descansa, na mesma frigideira utilizada para assar o frango, adicione o caldo de galinha e leve ao fogo médio, raspando o fundo da frigideira para soltar os sabores. Deixe reduzir por alguns minutos até obter um molho encorpado.
  9. Fatie o frango e sirva regado com o molho de caldo de galinha. Decore com raminhos de alecrim fresco, se desejar.

Dicas:

  • Certifique-se de não cortar completamente os peitos de frango ao fazer o corte para o recheio, para que o recheio não vaze durante o cozimento.
  • Se preferir um toque mais cítrico, adicione raspas de limão ao recheio de damascos e amêndoas.
  • Acompanha bem com arroz branco ou quinoa e legumes assados.
  • O rendimento pode variar dependendo do tamanho dos peitos de frango e da quantidade de recheio utilizada, geralmente rende de 4 a 6 porções.

Acompanhamentos:

Como Fazer Frango Recheado com Damascos e Amêndoas

o Frango Recheado com Damascos e Amêndoas combina maravilhosamente com uma variedade de acompanhamentos que complementam os sabores agridoces do prato. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Arroz Basmati: O arroz branco ou o arroz basmati são ótimas opções para servir com este prato. Eles têm um sabor suave que complementa bem o frango e absorve o molho, se houver.
  2. Quinoa: Uma opção mais saudável e rica em proteínas, a quinoa oferece uma textura agradável e um sabor que se harmoniza bem com o frango recheado.
  3. Couscous Marroquino: O couscous preparado com um caldo aromático ou especiarias adiciona uma dimensão extra ao prato, criando uma experiência culinária interessante.
  4. Legumes Assados: Legumes como cenouras, abobrinhas, batatas ou mesmo um mix de legumes assados no forno com azeite, alho e ervas combinam muito bem, trazendo textura e nutrientes ao prato.
  5. Salada Verde: Uma salada fresca com folhas verdes, como rúcula, espinafre ou alface, acompanhada de tomates cereja, pepino e um molho leve, oferece um contraste refrescante ao prato.
  6. Purê de Batatas Doce: O purê de batatas doce adiciona um sabor adocicado que complementa os sabores do frango recheado de maneira fantástica.
  7. Molho de Iogurte com Hortelã: Um molho de iogurte com hortelã pode servir como um acompanhamento refrescante, adicionando um contraste suave e fresco ao prato.
  8. Pão Árabe ou Naan: Para aqueles que gostam de um toque mais tradicional ou desejam aproveitar para fazer wraps com o frango recheado, pães como o pão árabe ou naan são excelentes opções.

Escolher um acompanhamento depende muito do seu gosto pessoal e das preferências dos seus convidados, então sinta-se à vontade para experimentar e combinar diferentes opções para criar uma refeição deliciosa e equilibrada.

Informações Nutricionais:

Como Fazer Frango Recheado com Damascos e Amêndoas

As informações nutricionais podem variar dependendo de fatores como tamanho das porções, ingredientes específicos e métodos de preparo. Vou fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para o Frango Recheado com Damascos e Amêndoas, com base nos ingredientes principais e porção média:

Esta é uma aproximação dos valores nutricionais por porção:

  • Calorias: Cerca de 350-400 calorias por peito de frango recheado.
  • Proteínas: Aproximadamente 30-35g por porção.
  • Gorduras: Em torno de 15-20g, dependendo do tamanho do peito de frango e da quantidade de azeite utilizada.
  • Carboidratos: Cerca de 15-20g por porção, principalmente provenientes dos damascos e outros ingredientes do recheio.
  • Fibras: Aproximadamente 3-5g, principalmente vindo dos damascos e amêndoas.

Lembrando que esses valores são estimativas e podem variar com base nos ingredientes específicos utilizados e no tamanho das porções. Se precisar de informações nutricionais mais precisas ou específicas, é recomendável calcular com base nos ingredientes exatos e nas porções que serão consumidas.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

1 comentário em “Como Fazer Frango Recheado com Damascos e Amêndoas”

Deixe um comentário