Como fazer uma lasanha de berinjela cremosa e gratinada: passo a passo descomplicado

COMO FAZER LASANHA DE BERINJELA

Como fazer lasanha de beringela, Berinjela e tomate se adoram. Quando o queijo entra no meio, então, o trio resolve o cardápio com a maior facilidade e fica ainda mais rápido para quem sempre tem molho caseiro pronto no congelador.

PARA O MOLHO BECHAMEL

INGREDIENTES

  • 750 ml de leite gelado
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ colher (chá) de sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a farinha e mexa bem por 2 minutos essa mistura, chamada roux, vai engrossar o molho. Acrescente todo o leite gelado, de uma só vez, misturando bem com o batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Aumente o fogo e mexa até ferver.

Assim que ferver, abaixe o fogo, tempere com o sal e noz-moscada a gosto. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone, até formar um molho espesso. 

DICA IMPORTANTE: se o molho empelotar, não jogue a receita fora. Transfira para o liquidificar, bata até os gruminhos dissolverem e volte à panela para engrossar.

PARA O MOLHO DE TOMATE

INGREDIENTES

  • 2 latas de tomate pelado em cubos (com o líquido)
  • 1 cebola
  • 1 talo de salsão sem as folhas (½ xícara [chá] picado)
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 pitada de pimenta calabresa
  • 3 ramos de manjericão
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, seque e pique o salsão em cubinhos. Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Junte o azeite com a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos, até começar a dourar. Acrescente o salsão e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte o alho e a pimenta calabresa e mexa por mais 1 minuto para perfumar. Adicione o tomate pelado (com o líquido) e misture bem. Tempere com 1 colher (chá) de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos, até encorpar. Desligue o fogo, misture as folhas de manjericão e reserve.

PARA A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 3 berinjelas
  • 1 xícara (chá) de muçarela ralada grossa (cerca de 100 g)
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Lave, seque e descarte os cabinhos das berinjelas. Corte uma fatia bem fina de cada berinjela, no sentido do comprimento, para formar uma base e apoiar o legume na tábua. Corte as berinjelas em fatias finas de cerca de 0,5 cm, no sentido do comprimento utilize uma faca de pão para ficar mais fácil de cortar a casca grossa da berinjela. 

Leve uma frigideira antiaderente grande (ou grelha) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque quantas fatias de berinjela couberem, uma ao lado da outra. Deixe dourar por cerca de 1 minuto de cada lado não regue com azeite, a berinjela deve ficar sequinha. Transfira para uma travessa e repita com o restante. 

Para montar a lasanha: num refratário grande de 22 X 32 cm, distribua um pouco de molho de tomate, apenas para cobrir o fundo. Coloque uma fatia de berinjela ao lado da outra para formar uma camada da lasanha e cubra com ¼ do molho bechamel. Polvilhe ⅓ da muçarela ralada e cubra com mais um pouco do molho de tomate. 

Repita a operação, alternando as camadas de berinjela, molho e queijo. Cubra a última camada de berinjela com molho de tomate e bechamel, misturando com uma colher para dar um efeito marmorizado. Polvilhe queijo parmesão ralado. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até gratinar. Retire do forno e espere 10 minutos antes de cortar assim fica mais fácil de servir as porções. Sirva a seguir. 

Acompanhamentos:

Como fazer bolo de carne vegano: Sabor e Nutrição em Uma Receita Surpreendente

aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com a lasanha de berinjela:

  1. Salada verde fresca: Uma salada simples, como uma salada de alface, rúcula, tomate e pepino, com um molho leve de vinagrete, equilibra bem o sabor rico da lasanha.
  2. Pão de alho: Um pão de alho assado no forno é um acompanhamento delicioso para a lasanha de berinjela, especialmente se você quiser algo para molhar no molho de tomate.
  3. Legumes grelhados: Abobrinha, pimentão, cebola e cogumelos grelhados são ótimos acompanhamentos para adicionar um toque de frescor e variedade ao prato.
  4. Brócolis ao vapor: Brócolis levemente cozido ao vapor é uma opção saudável e deliciosa que complementa bem a lasanha de berinjela.
  5. Purê de batatas: Um purê de batatas cremoso e bem temperado é uma escolha reconfortante que contrasta com a textura da lasanha.
  6. Aspargos grelhados: Aspargos grelhados com um toque de azeite e sal adicionam um sabor fresco e leve que harmoniza com a lasanha.
  7. Arroz integral: Se você quiser adicionar mais sustância à refeição, uma porção de arroz integral é uma opção saudável e satisfatória.
  8. Vinho tinto: Um bom vinho tinto, como um Merlot ou Cabernet Sauvignon, complementa os sabores ricos da lasanha de berinjela.

Esses acompanhamentos podem variar de acordo com as preferências pessoais e podem ser ajustados conforme necessário para criar uma refeição equilibrada e saborosa.

Informações nutricionais:

lasanha vegana

Aqui estão algumas informações nutricionais aproximadas para uma lasanha de berinjela, considerando uma receita padrão:

  • Calorias: Cerca de 130-150 kcal
  • Proteína: Aproximadamente 5-8 gramas
  • Gordura: Em torno de 5-8 gramas
  • Carboidratos: Cerca de 15-20 gramas
  • Fibra: Entre 3-5 gramas
  • Açúcares: Em torno de 5-8 gramas
  • Sódio: Cerca de 300-400 mg

Esses valores são apenas estimativas e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das quantidades utilizadas na receita. Para obter informações nutricionais mais precisas, recomendo calcular com base nos ingredientes exatos que você está usando.

Dicas de congelamento:

LASANHA DE SALMÃO COM MOLHO DE RAIZ-FORTE

A lasanha de berinjela pode ser congelada com sucesso, mas é importante seguir algumas orientações para garantir que ela mantenha sua qualidade quando descongelada. Aqui estão os detalhes sobre como congelar e por que pode ou não ser aconselhável:

Como congelar a lasanha de berinjela:

  1. Resfrie completamente: Antes de congelar, deixe a lasanha esfriar completamente na geladeira. Isso ajuda a evitar a formação de cristais de gelo e a manter a textura.
  2. Corte em porções: Se possível, corte a lasanha em porções individuais antes de congelar. Isso facilitará o processo de descongelamento e reaquecimento.
  3. Embalagem adequada: Coloque cada porção de lasanha em recipientes próprios para congelamento ou em sacos plásticos próprios para freezer, removendo o máximo de ar possível para evitar queimaduras de freezer.
  4. Rotule e data: Certifique-se de rotular cada porção com a data de congelamento. Isso ajudará você a manter o controle do tempo de armazenamento no freezer.
  5. Congelamento rápido: Coloque as porções de lasanha no freezer e congele rapidamente. Evite colocar recipientes quentes diretamente no freezer, pois isso pode aumentar a temperatura interna do freezer e afetar outros alimentos.

Por que a lasanha de berinjela pode ser congelada:

  • Textura: A lasanha de berinjela tem uma textura que tende a se manter bem após o congelamento e descongelamento, especialmente se estiver bem cozida antes de ser congelada.
  • Ingredientes: Os ingredientes típicos da lasanha de berinjela, como molho de tomate, queijo e berinjela, geralmente congelam bem e mantêm sua qualidade.
  • Conveniência: Congelar lasanha de berinjela em porções individuais pode ser conveniente para ter refeições prontas para aquecer em dias corridos.

Por que não congelar a lasanha de berinjela:

  • Textura: Algumas pessoas acham que a berinjela pode ficar um pouco mole após o congelamento e descongelamento, especialmente se não estiver cozida completamente antes de ser congelada.
  • Umidade: Se a lasanha não estiver selada corretamente antes de congelar, pode perder umidade e ficar ressecada ou com textura estranha ao descongelar.
  • Temperatura interna inadequada: Se a lasanha não for resfriada adequadamente antes de ser colocada no freezer, pode aumentar a temperatura do freezer e afetar a qualidade de outros alimentos armazenados.

Portanto, embora seja possível congelar lasanha de berinjela com sucesso, é importante seguir as orientações de congelamento adequadas e considerar a qualidade desejada ao descongelar.

LEIA TAMBEM:

FAÇA TAMBEM LASANHA DE LEGUMES

Legumes são obrigatórios para quem busca uma alimentação saudável. Então, transforme cenouras, berinjelas, abobrinhas, ricota e um bom molho de tomate nesta saborosa de lasanha de legumes.

PARA O MOLHO BRANCO

INGREDIENTES

  • 100 g de ricota
  • ½ xícara (chá) de leite desnatado
  • 1 colher (sopa) de salsinha picada
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

No liquidificador, bata a ricota e o leite desnatado em velocidade alta por 1 minuto ou até formar um molho cremoso. Retire a mistura do liquidificador e tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente a salsinha picada e mexa bem. Reserve.

PARO O MOLHO DE TOMATE

INGREDIENTES

  • 8 tomates maduros
  • ½ cebola
  • 1 colher (chá) de orégano
  • 4 colheres (sopa) de azeite

MODO DE PREPARO

Com uma faca, faça um corte em X na base dos tomates. Coloque-os numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare uma tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas – o choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Numa tábua, corte-os ao meio, retire as sementes e corte as metades em cubinhos. Numa panela média, coloque os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo, tempere com o sal e pimenta-do-reino e acrescente o azeite. Reserve.

PARA OS LEGUMES

INGREDIENTES

  • 1 cenoura
  • 1 abobrinha
  • 1 berinjela

MODO DE PREPARO

Lave a cenoura sob água corrente. Com uma faca afiada, corte-a ao meio. Retire uma fatia fina da lateral da cenoura. Apóie a cenoura na tábua com a lateral cortada voltada para baixo. Corte fatias de cada lado, transformando a cenoura em um retângulo. Corte o retângulo em fatias finas. Repita o procedimento com a outra metade da cenoura. Reserve. Leve uma panela pequena com ½ litro de água ao fogo alto. Quando ferver, coloque as fatias de cenoura e deixe cozinhar por 2 minutos. Retire do fogo e escorra a água. Reserve as cenouras. Numa tábua, corte a abobrinha e a berinjela em fatias finas. Reserve.

Numa frigideira grande, coloque os legumes para grelhar por 30 segundos. Vire-os e deixe grelhar por mais 30 segundos. Retire da grelha e reserve. Numa travessa refratária, disponha uma camada de legumes, uma camada de molho branco, outra camada de legumes e uma camada de molho de tomate. Repita o procedimento até terminar os legumes. Finalize com molho de tomate. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. Quando a lasanha estiver pronta, decore com folhas de manjericão e sirva a seguir.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário