Como fazer uma irresistível torta de palmito: segredos e dicas de preparo

COMO FAZER TORTA DE PALMITO

Como fazer uma irresistível torta de palmito: segredos e dicas de preparo, Pode acreditar, esta é a melhor torta de palmito que você já viu. O palmito é fresco, o recheio ultra cremoso e a montagem uma belezura.

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga gelada em cubos
  • ¾ de xícara (chá) de água gelada
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 1 hora. Enquanto isso, prepare o recheio.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 500 g de palmito pupunha fresco (cerca de 4 toletes)
  • 2 tomates maduros
  • ½ xícara (chá) de ervilha congelada
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 6 ramos de salsinha
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Faça o pré-peparo: corte o palmito em meias luas de cerca de 1cm de espessura; lave, seque, descarte as sementes e corte os tomates em cubos pequenos; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e pique fino a salsinha. Leve ao fogo médio uma panela média para aquecer. Adicione a manteiga e deixe derreter. Junte a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Acrescente o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. Junte o tomate e misture por mais 1 minuto. 

Adicione ao refogado o palmito e as ervilhas congeladas. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até o palmito estar cozido, mas ainda firme. Polvilhe a farinha de trigo e mexa por cerca de 1 minuto – a mistura de farinha com a manteiga do refogado vai engrossar o recheio. Adicione o leite aos poucos, mexendo bem a cada adição para dissolver os gruminhos de farinha. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando até engrossar, por cerca de 5 minutos depois que ferver. Desligue o fogo e misture a salsinha picada. Transfira o recheio para uma tigela e deixe amornar – se estiver muito quente, na hora de montar, a torta pode umedecer e cozinhar a massa.

PARA A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de água
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 25 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos – assim fica mais fácil para abrir. Com uma espátula (ou faca) corte a massa de torta ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra uma das metades num círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma. Para transferir, enrole o círculo de massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma – com as mãos, ajeite e pressione delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma. 

Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e abra o restante da massa, formando um retângulo de 41 cm x 24 cm. Com a faca (ou carretilha), corte 5 tiras largas de 4 cm de largura e 21 tiras finas de 1 cm de largura – as tiras devem ser longas o suficiente para cobrir a torta.  Una a ponta de 3 tiras finas e modele uma trança. Repita com todas as tiras finas – no total você vai precisar de 7 tranças. 

Preencha o fundo da torta com todo o recheio, nivelando com as costas de uma colher. Cubra o recheio com as tiras e tranças, fazendo uma treliça: disponha as 5 tiras largas na horizontal, uma ao lado da outra, deixando cerca de 0,5 cm entre cada uma até cobrir toda a torta; levante 3 tiras intercaladas até a metade da torta, e acrescente uma das tranças na vertical (as novas tiras devem ficar perpendiculares); abaixe as 3 tiras e comece a tecer. 

Pressione as pontas das tiras e tranças na massa da lateral para selar. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa da lateral da fôrma, deixando cerca de 2 cm de massa acima do recheio para finalizar – você pode usar as aparas de massa para fazer biscoitinhos. Com a ponta do dedão, dobre e pressione a massa da borda para fazer o acabamento.  Numa tigela, misture o ovo com a água e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Sirva a seguir. 


OBS: Essa torta também fica uma delícia servida fria.

Acompanhamentos:

COMO FAZER TORTA DE PALMITO

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com a torta de palmito:

  1. Salada Verde: Uma salada simples de folhas verdes, como alface, rúcula e agrião, com um molho de sua preferência, complementa muito bem a torta de palmito.
  2. Arroz Branco: O arroz branco é um acompanhamento clássico que ajuda a equilibrar o sabor da torta de palmito.
  3. Legumes Assados: Legumes assados, como abobrinha, cenoura e batata, temperados com ervas e azeite, adicionam uma dimensão extra ao prato.
  4. Purê de Batatas: Um purê cremoso de batatas é uma opção reconfortante que combina perfeitamente com a torta de palmito.
  5. Farofa: Uma farofa simples, feita com farinha de mandioca, bacon ou linguiça, e temperos de sua escolha, é um acompanhamento tradicional brasileiro que adiciona textura e sabor ao prato.
  6. Vinagrete: Um vinagrete fresco, feito com tomate, cebola, pimentão, cheiro-verde, azeite e vinagre, é uma opção leve e refrescante que complementa bem a torta de palmito.
  7. Legumes Grelhados: Legumes grelhados, como pimentões, berinjela e abobrinha, são uma opção saudável e saborosa para servir ao lado da torta de palmito.
  8. Molho de Pimenta ou Molho de Ervas: Para aqueles que gostam de um toque picante ou de ervas, um molho de pimenta ou um molho de ervas frescas pode ser uma adição interessante à mesa.
  9. Geleia de Pimenta: Uma geleia de pimenta agridoce pode adicionar um contraste interessante de sabores à torta de palmito.
  10. Repolho Refogado: Repolho refogado com alho e cebola é um acompanhamento simples e reconfortante que complementa muito bem pratos salgados, como a torta de palmito.

Espero que essas sugestões ajudem a tornar sua refeição ainda mais deliciosa!

Informações nutricionais:

Empadão de Palmito

Para fornecer informações nutricionais precisas para 100 gramas da receita de torta de palmito, precisaríamos conhecer os ingredientes específicos e as quantidades usadas na sua preparação. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais com base em uma receita padrão de torta de palmito. Aqui estão as informações nutricionais aproximadas para 100 gramas da receita:

  • Calorias: Cerca de 200-250 kcal
  • Proteína: Cerca de 5-10 gramas
  • Gordura total: Cerca de 10-15 gramas
    • Gordura saturada: Cerca de 4-6 gramas
  • Carboidratos: Cerca de 20-25 gramas
    • Açúcares: Cerca de 1-3 gramas
  • Fibra: Cerca de 2-4 gramas
  • Sódio: Cerca de 300-500 miligramas

Essas estimativas podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na receita, então é importante consultar as informações nutricionais dos ingredientes individuais e calcular as informações nutricionais finais com base na sua própria receita.

PODE CONGELAR

Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), retire o filme, transfira a torta para uma assadeira e leve direto ao forno (ainda congelada). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

LEIA TAMBÉM:

1 comentário em “Como fazer uma irresistível torta de palmito: segredos e dicas de preparo”

Deixe um comentário