Como Fazer Lombinho de Porco Assado no Forno

Como Fazer Lombinho de Porco Assado no Forno

Como Fazer Lombinho de Porco Assado no Forno, o lombinho de porco é um corte de carne suína muito popular, conhecido por sua maciez e sabor suave. Trata-se de uma peça longa e estreita, que fica localizada na parte superior do porco, ao longo da espinha dorsal. É uma carne magra, com pouca gordura aparente e pode ser encontrada em diversas formas, inclusive inteira, em fatias ou em cubos.

Além de ser uma opção saudável, já que é uma carne magra e rica em proteínas, o lombinho de porco é versátil na cozinha, podendo ser preparado de diversas maneiras, como assado, grelhado, cozido e na panela de pressão, como já mencionado anteriormente .

É possível temperar o lombinho de porco de diversas maneiras, utilizando ervas, alho, cebola, limão, pimenta, entre outros ingredientes. O sabor suave da carne permite que ela combine bem com diferentes tipos de temperos e acompanhamentos, desde saladas e legumes até arroz e purê de batatas.

É importante lembrar que, assim como outras carnes suínas, o lombinho de porco deve ser cozido completamente antes de ser consumido, a fim de evitar possíveis contaminações por bactérias e doenças relacionadas. Por isso, é recomendado seguir as orientações de cozimento e armazenamento da carne para garantir sua segurança alimentar.

Receita completa para preparar lombinho de porco assado no forno

Ingredientes:

  • 1 lombinho de porco
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de ervas finas (orégano, manjericão, alecrim)
  • 1/2 xícara de água

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Limpe o lombinho de porco, retirando a gordura e qualquer outra impureza que possa haver. Em seguida, tempere-o com sal, pimenta, alho picado e as ervas finas. Massageie bem a carne para que o tempero penetre em toda a sua extensão.

Coloque o lombinho em uma assadeira e adicione a água no fundo da assadeira. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos.

Passados ​​os 40 minutos, retire o papel alumínio e deixe o lombinho dourar por mais 15 minutos. Fique atento para que não resseque demais. Retire do forno e deixe o lombinho descansar por alguns minutos antes de fatiar e servir.

Sirva o lombinho fatiado, acompanhado de legumes assados ​​ou uma salada fresca. Se preferir, também pode ser servido com molho de sua preferência.

Receita completa para preparar lombinho de porco grelhado

Ingredientes:

  • 1 lombinho de porco
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • Suco de 1 Limão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de Preparo:

Limpe o lombinho de porco, retirando a gordura e qualquer outra impureza que possa haver. Em seguida, tempere-o com sal, pimenta, alho picado e suco de limão. Massageie bem a carne para que o tempero penetre em toda a sua extensão.

Deixe o lombinho marinar na geladeira por pelo menos 30 minutos. Aqueça uma grelha ou chapa em fogo alto. Pincele um pouco de azeite de oliva no lombinho e coloque-o na grelha ou chapa.

Grelhe o lombinho por cerca de 6 a 7 minutos de cada lado, ou até que esteja cozido e dourado por fora. Evite virar a carne com muita frequência para que ela fique bem marcada e suculenta.

Quando a carne estiver cozida, retire-a da grelha e deixe descansar por alguns minutos antes de fatiar e servir. Sirva o lombinho fatiado, acompanhado de legumes grelhados ou uma salada fresca.

Receita completa para preparar lombinho de porco cozido na panela de pressão

Ingredienes:

  • 1 lombinho de porco
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de óleo ou azeite de oliva
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • 1 xícara de caldo de legumes
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Limpe o lombinho de porco, retirando a gordura e qualquer outra impureza que possa haver. Corte-o em cubos de tamanho médio. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo ou azeite de oliva e refogue a cebola e o alho até dourar.

Adicione os cubos de lombinho na panela e deixe dourar um pouco. Acrescente o vinho branco seco e deixe ferver por cerca de 3 minutos, para evaporar o álcool. Adicione o caldo de legumes, o sal e a pimenta a gosto.

Feche a panela de pressão e cozinhe por cerca de 25 minutos, ou até que a carne fique macia e cozida. Quando a carne estiver cozida, queime o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Abra a panela, verifique o tempero e ajuste se necessário. Sirva o lombinho cozido na panela de pressão com arroz branco e legumes salteados.

Receita completa para preparar lombinho de porco assado no forno

Ingredientes:

  • 1 lombinho de porco
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de mostarda dijon
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Limpe o lombinho de porco, retirando a gordura e qualquer outra impureza que possa haver. Em uma tigela pequena, misture o alho picado, a mostarda dijon, o mel e o azeite de oliva.

Tempere o lombinho com sal e pimenta a gosto e espalhe a mistura de mostarda e mel por toda a sua superfície. Pré-aqueça o forno a 200°C.

Coloque o lombinho em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que esteja cozido e dourado por fora. Verifique o cozimento do lombinho usando um termômetro de cozinha. A temperatura interna deve atingir 70°C.

Retire o lombinho do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de fatiar e servir. Sirva o lombinho fatiado, acompanhado de purê de batatas e uma salada verde.

DICA DE TEMPERO PARA PORCO

Tempero pronto só se for caseiro! Nesta combinação juntamos flor do sal, açúcar, semente de erva-doce e louro seco, tudo para deixar a carne de porco com um sabor agridoce irresistível.

INGREDIENTES

  • ¼ de xícara (chá) de flor do sal
  • 1 colher (sopa) de semente de erva-doce
  • 2 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • 12 folhas de louro secas

FAVORITAR

MODO DE PREPARO

Com uma tesoura, corte as folhas de louro em pedaços pequenos. Transfira para uma tigela e misture com o restante dos ingredientes. Coloque num moedor de sal e utilize para temperar bistecas grelhadas, lombo braseado, pernil assado ou costelinhas cozidas.

OBS: por levar apenas ingredientes secos, você pode conservar o tempero no moedor por até 6 meses.

Quer uma sugestão?

Experimente utilizar esse tempero no preparo de bisteca grelhada, sopas, legumes assados.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

4 comentários em “Como Fazer Lombinho de Porco Assado no Forno”

Deixe um comentário