
Como fazer macarrão a bolonhesa, A técnica certa transforma tomate, carne moída e outros ingredientes básicos numa preparação imbatível para servir com polenta, batata, pão… Um trunfo para ter sempre no congelador! Aqui, ele é servido com o parpadelle, massa longa em tiras largas, uma boa pedida para o almoço.
INGREDIENTES
- 400 g de papardelle (ou outra massa longa de grano duro)
- 600 g de patinho moído
- 1 cebola
- ½ cenoura
- 1 talo de salsão (sem as folhas)
- 2 dentes de alho
- 1 lata de tomate pelado com o líquido (400 g)
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 ½ colher (sopa) de manteiga
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- queijo parmesão ralado a gosto para servir
- folhas de manjericão a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Lave e seque a cenoura e o talo de salsão. Descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Pique o talo de salsão em cubinhos. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Numa panela média, coloque o óleo e a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura e o salsão, e refogue por mais 3 minutos. Adicione o alho e mexa por apenas 1 minuto para não queimar.
Acrescente a carne moída e tempere com sal e pimenta-do-reino. Refogue até que perca a cor rosada. Junte o leite e mexa até secar. Tempere com noz-moscada, adicione o vinho e deixe cozinhar até evaporar, mexendo de vez em quando. Abaixe o fogo, junte o tomate pelado (com o líquido) e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, sem a tampa, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo para o molho não grudar no fundo da panela e queimar. Deixe uma chaleira com 1½ xícara (chá) de água quente a postos. De tempos em tempos, regue com um pouco de água para o molho não secar.
Assim que estiver pronto, desligue o fogo e mantenha o molho na panela tampado para não esfriar (se preferir, você pode fazer o molho com antecedência e armazenar na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 3 meses). Leve uma panela grande com 5 litros de água ao fogo alto para ferver. Misture 2 colheres (sopa) de sal, acrescente o macarrão e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente — mexa de vez em quando para soltar as tiras. Escorra a água do parpadelle e sirva a seguir com o molho à bolonhesa, queijo parmesão ralado e folhas de manjericão a gosto.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM TALHARIM CASEIRO COM AZEITE E LOURO
Massa caseira é tão saborosa que nem precisa de muito pra virar uma refeição especial. O azeite perfumado com bastante louro é surpreendente.
PARA A MASSA CASEIRA
INGREDIENTES
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400 g)
- 4 ovos
- 3 colheres (chá) de sal
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
MODO DE PREPARO
Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro. Quebre um ovo de cada vez numa tigela pequena e transfira para o centro da farinha – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas com as claras. Aos poucos, incorpore os ovos à farinha e termine de misturar com a mão até formar uma bolota. Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia – isso leva cerca de 15 minutos. Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.
Polvilhe farinha de trigo em uma assadeira e na bancada de trabalho. Desembale, transfira para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida a massa em 4 partes – assim fica mais fácil para abrir. Para fazer o talharim: polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e, com o rolo de macarrão abra uma das partes da massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm – a massa deve ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura.
Polvilhe farinha sobre a massa e dobre, no sentido do comprimento, 4 vezes – é importante dobrar a partir de um dos lados menores do retângulo, assim os fios de macarrão ficam mais longos; corte a massa em fatias de cerca de 0,5 cm; solte os fios e transfira para a assadeira polvilhada com farinha. Repita com o restante da massa.
PARA A FINALIZAÇÃO
INGREDIENTES
- todo o talharim caseiro
- ½ xícara (chá) de azeite
- 12 folhas de louro seco
- sal a gosto
- raspas de limão-siciliano a gosto
- lascas de queijo parmesão a gosto
MODO DE PREPARO
Leve ao fogo alto uma panela grande (ou caldeirão) com cerca de 5 litros de água para ferver. Quando ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e acrescente o talharim. Misture com um garfo apenas para soltar os fios e deixe cozinhar por cerca de 7 min até ficar al dente. Assim que estiver cozido, passe o macarrão por um escorredor. Deixe escorrer bem a água e transfira para uma travessa. Reserve.
Coloque o azeite numa frigideira e leve ao fogo médio. Quando aquecer, junte as folhas de louro e deixe por cerca de 2 minutos para perfumar. Desligue o fogo e regue sobre o macarrão cozido. Misture bem o macarrão com o azeite perfumado. Tempere com pimenta-do-reino a gosto e sirva a seguir com raspas de limão siciliano e lascas de parmesão a gosto.
E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango
Macarrão delicioso!
Eu quero ganhar o kit!
Eu quero ganhar o kit