Como preparar Macarrão à Carbonara com Carne-Seca: Uma Abordagem Fácil para um Clássico Gourmet

MACARRÃO À CARBONARA COM CARNE-SECA

Macarrão à carbonara com carne-seca, A receita clássica italiana é a base deste reaproveitamento. A carne-seca cozida e desfiada entra no lugar do bacon. No mais, a técnica é a mesma para chegar ao molho de ovos bem cremoso. Fica tão bom que você vai cozinhar carne-seca a mais para sempre ter sobras planejadas para preparar este carbonara!

INGREDIENTES

  • 160 g de macarrão espaguete (ou outra massa longa de grano duro de sua preferência)
  • ¼ de xícara (chá) de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
  • ¼ de xícaras (chá) de vinho branco
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Leve uma panela com 2,5 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até que fique al dente, mexendo de vez em quando. Enquanto o macarrão cozinha, separe os outros ingredientes. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela — se algum estiver estragado, você não perde a receita. Lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas. (Você pode reservar as duas claras na geladeira ou no congelador para outras receitas.) Na tigela com os ovos, junte o queijo parmesão e bata bem com um garfo para misturar. 

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, coloque a manteiga e espere derreter; em seguida, acrescente a carne-seca e mexa de vez em quando, por cerca de 3 minutos, até dourar. Abaixe o fogo, regue com o vinho branco, misture bem e desligue o fogo. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento. E agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com a carne-seca quente, junte os ovos e misture bem — a ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme. 

Volte a frigideira ao fogo baixo e vá adicionando a água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Atenção: se deixar o fogo alto, em vez de carbonara, vai virar macarrão com ovos mexidos! É importante colocar a água aos poucos, porque a quantidade pode variar de acordo com o calor da frigideira, o tipo de massa usado e a sua preferência por um molho mais fluido ou mais espesso. Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto, farofinha de pão e salsinha picada.

Dicas de acompanhamentos:

Como Fazer Macarrão recheado com carne moída e bacon

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com Macarrão à Carbonara com Carne-Seca:

  1. Salada Verde Fresca: Uma salada simples de alface, rúcula, agrião ou qualquer outra verdura fresca temperada com um molho leve pode equilibrar a riqueza da carbonara.
  2. Pão Artesanal: Fatias de pão rústico ou baguete podem ser torradas e servidas ao lado do prato para ajudar a absorver o molho e complementar o sabor.
  3. Vinho Branco: Um vinho branco seco, como um Chardonnay ou Sauvignon Blanc, pode realçar os sabores da carbonara.
  4. Legumes Grelhados: Vegetais grelhados, como aspargos, abobrinha ou pimentões, oferecem uma opção leve e saudável para acompanhar a riqueza do prato de macarrão.
  5. Tomates Assados: Tomates cereja ou tomates cortados ao meio e assados no forno com azeite, alho e ervas podem adicionar um contraste refrescante ao prato.
  6. Brócolis Salteado: Brócolis levemente salteado em alho e azeite é uma excelente opção para trazer mais nutrientes e frescor à refeição.
  7. Risoto de Cogumelos: Se quiser algo mais substancial, um risoto cremoso de cogumelos pode complementar perfeitamente a textura e o sabor do prato principal.
  8. Espinafre Refogado: Espinafre refogado com alho e um toque de limão pode adicionar uma nota de frescor e cor ao prato.
  9. Antepastos: Uma seleção de antepastos, como azeitonas marinadas, queijos variados e picles, pode oferecer uma variedade de sabores para complementar a refeição.
  10. Frutas Frescas: Uma seleção de frutas frescas, como uvas, fatias de maçã ou pera, pode oferecer uma opção refrescante e leve para finalizar a refeição.

Experimente combinar alguns desses acompanhamentos para criar uma refeição equilibrada e deliciosa junto com o Macarrão à Carbonara com Carne-Seca.

Informações nutricionais:

macarrão

As informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na receita de Macarrão à Carbonara com Carne-Seca. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes típicos dessa receita. Aqui estão as informações nutricionais aproximadas para 100 gramas de Macarrão à Carbonara com Carne-Seca:

  • Calorias: Aproximadamente 300-350 kcal
  • Proteínas: Cerca de 15-20 gramas
  • Gorduras totais: Em torno de 15-20 gramas
  • Gorduras saturadas: Cerca de 5-8 gramas
  • Carboidratos: Aproximadamente 25-30 gramas
  • Fibras: Cerca de 2-4 gramas
  • Açúcares: Em torno de 1-2 gramas
  • Sódio: Cerca de 500-700 miligramas

Essas são apenas estimativas e os valores exatos podem variar com base nos ingredientes específicos e nas porções utilizadas na receita. Recomenda-se verificar os rótulos nutricionais dos ingredientes individuais e ajustar as estimativas de acordo com as quantidades utilizadas. Além disso, lembre-se de que as informações nutricionais podem ser afetadas por métodos de preparo, como adição de óleo, manteiga ou outros ingredientes durante o cozimento.

Dicas de congelamento:

Como Fazer Macarrão recheado com carne moída e bacon

Macarrão à Carbonara com Carne-Seca pode ser congelado, mas é importante considerar alguns detalhes para garantir a melhor qualidade após o descongelamento. Aqui estão algumas diretrizes para congelar e descongelar este prato:

  1. Resfriamento: Antes de congelar, deixe o Macarrão à Carbonara com Carne-Seca esfriar completamente à temperatura ambiente. Não é recomendado congelar alimentos quentes, pois isso pode elevar a temperatura do freezer e afetar outros alimentos armazenados.
  2. Porções individuais: Se possível, divida o macarrão em porções individuais antes de congelar. Isso facilita o descongelamento e reduz o desperdício, pois você pode descongelar apenas a quantidade necessária.
  3. Recipientes adequados: Use recipientes herméticos ou sacos próprios para congelamento para armazenar o macarrão. Certifique-se de remover o máximo de ar possível antes de selar o recipiente para evitar queimaduras de congelamento.
  4. Data de etiquetagem: É importante etiquetar o recipiente com a data de congelamento para garantir que você saiba por quanto tempo o prato está no freezer. O Macarrão à Carbonara com Carne-Seca pode ser armazenado no freezer por até 2-3 meses.
  5. Descongelamento: Para descongelar, transfira o recipiente do macarrão do freezer para a geladeira e deixe-o descongelar lentamente durante a noite. Evite descongelar o macarrão à temperatura ambiente, pois isso pode aumentar o risco de contaminação bacteriana.
  6. Reaquecimento: Após o descongelamento na geladeira, você pode reaquecer o Macarrão à Carbonara com Carne-Seca em uma panela em fogo baixo, mexendo ocasionalmente até que esteja completamente aquecido. Adicionar um pouco de água ou creme de leite pode ajudar a restaurar a cremosidade do molho, se necessário.

Por que não pode congelar:

  • Textura e qualidade: Alguns ingredientes, como ovos ou laticínios frescos, podem não congelar bem e podem alterar a textura do prato após o descongelamento. No caso da Carbonara, o molho à base de ovos e queijo pode ficar granulado ou separar-se durante o descongelamento, afetando a qualidade do prato.
  • Segurança alimentar: Embora o Macarrão à Carbonara com Carne-Seca possa ser congelado, é importante garantir que os alimentos sejam manuseados e armazenados corretamente para evitar contaminação bacteriana. Se os ingredientes não forem manipulados adequadamente antes do congelamento, pode haver um risco aumentado de deterioração ou doenças transmitidas por alimentos.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM TALHARIM AO LIMÃO-SICILIANO

Ideal para um jantazinho a dois, esta preparação é muito fácil e especial ao mesmo tempo. São poucos ingredientes, mas o limão siciliano dá ao prato um perfume sofisticado. E a apresentação, como se fosse um cacheado, deixa um simples macarrão com jeito de comida de restaurante.

INGREDIENTES

  • 160 g de talharim
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • suco e raspas de 1 limão-siciliano
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • manjericão fresco a gosto

MODO DE PREPARO

Leve ao fogo alto uma panela com água salgada (como se fosse água do mar). Numa tigela, misture o parmesão e o suco de limão. Em seguida, junte as raspas e o azeite. Como o queijo costuma ser salgado, se preferir, tempere apenas com pimenta. Misture bem. Quando a água ferver, cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Retire e reserve ½ xícara da água do cozimento; escorra o macarrão. Transfira para a tigela, regue com ¼ de xícara da água do cozimento e misture bem. Se estiver muito seco, regue com o restante da água.
Com um garfão de cozinha (quanto mais longos os dentes, melhor), enrole o macarrão e transfira para o prato. Decore com folhas de manjericão.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

1 comentário em “Como preparar Macarrão à Carbonara com Carne-Seca: Uma Abordagem Fácil para um Clássico Gourmet”

Deixe um comentário