Como Fazer o Delicioso Pão de Queijo Caseiro

Como Fazer o Delicioso Pão de Queijo Caseiro

Como Fazer o Delicioso Pão de Queijo Caseiro Antes de mais nada, é um dos alimentos mais famosos do Brasil, ninguém resiste a um pãozinho de queijo quentinho direto do forno. Sempre gostamos de pão de queijo, mas não entendíamos a importância dessa herança alimentar brasileira até morarmos por alguns meses no estado de Minas Gerais, onde essa iguaria se originou. Lá, assar uma fornada de pão de queijo para alguém é sinônimo de acolhida, carinho e lembranças.
Portanto, hoje trazemos até você essa maravilhosa receita de Pão de Queijo Caseiro, uma iguaria de dar água na boca só de pensar, então vamos lá!

Receita de Pão de Queijo Caseiro

INGREDIENTES

  • 1 xíc. polvilho doce
  • 2 xíc. polvilho azedo
  • 1 ½ xíc. queijo meia-cura ralado
  • 1 ½ xíc. água
  • ¼ xíc. óleo
  • 2 ovos – grandes ou 3 pequenos
  • 1 col. de chá sal
  • óleo – para untar as mãos

Modo de Preparo

Primeiramente, Pré-aqueça o forno a 200°C. Em seguida, em uma panela, coloque a água e o óleo para ferver, Enquanto isso, em uma tigela grande, misture os polvilhos doce, azedo e o sal. Assim que a mistura de água e óleo ferver, escalde o polvilho, ou seja, despeje o líquido quente aos poucos por cima da mistura de polvilhos. Mexa bem com uma espátula até que tenha absorvido todo o líquido.

Espere a mistura amornar antes de continuar a próxima etapa. Caso contrário os ovos irão cozinhar e o queijo derreter no calor. Quando a mistura estiver morna, adicione o queijo ralado e misture bem. Adicione os ovos e sove (ou bata) a massa até que tenha incorporado todos os ingredientes.

Para moldar os pães de queijos, coloque um pouco de óleo nas mãos, retire um pouco da massa e faça bolinhas. Se a massa estiver muito mole, utilize uma colher de sorvete para ajudar.

Nesse meio tempo, Vá colocando as bolinhas em uma assadeira com um bom espaço entre elas ou use uma forma de muffin. Por fim, leve ao forno pré-aquecido para por cerca de 30 min ou até dourar. Sirva bem quentinho.

PÃO DE QUEIJO NA AIRFRYER

Pão de queijo na AirFryer é hit! Tem até função para assar com um clique. Duvida? Você pode ver com seus próprios olhos na receita em vídeo. Ele fica com uma casquinha dourada, fininha, levemente crocante e aquele delicioso miolo elástico, bem aerado. A receita rende 30 unidades e você pode congelar e assar aos poucos. Vai do congelador direto para a AirFryer.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de polvilho azedo
  • 1 xícara (chá) de polvilho doce
  • 1 ½ xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso
  • 3 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • ¼ de xícara (chá) de óleo
  • 1 colher (chá) de sal
  • óleo a gosto para untar as mãos

MODO DE PREPARO

Numa panelinha, leve a água para ferver o fogo médio. Enquanto isso, numa tigela grande, misture os polvilhos e o sal – atenção ao medir o polvilho: por ser um ingrediente leve, vá enchendo a xícara até formar um montinho e então nivele com uma faca, ou encha a xícara e dê batidinhas para o pó assentar e preencha o que faltar.

Assim que a água ferver, desligue e adicione o óleo. Regue a mistura de polvilhos com a água e óleo quentes e mexa bem com uma colher de pau, até incorporar todo o líquido. Deixe amornar. Se estiver quente, vai cozinhar os ovos e derreter o queijo ralado, que serão adicionados a seguir, fazendo com que o preparo desande. Agora sim: adicione o queijo ralado e misture bem.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à massa – se um estiver estragado, você não perde a receita toda. A cada adição, misture vigorosamente com uma colher de pau para incorporar totalmente cada ovo. A massa não vai ficar lisa, é assim mesmo! A textura é um pouco mais rústica, com gruminhos de polvilho, e um pouco pegajosa também. O importante é que todos os ingredientes estejam bem misturados, sem que o ovo fique separado da massa.

Modele os pães de queijo: coloque um pouco de óleo num pratinho e unte as mãos; com uma colher, retire uma porção do tamanho de uma bola de pingue-pongue (cerca de 3 cm de diâmetro), enrole e transfira para uma assadeira. Se preferir, pese a massa: cada bolinha deve ter cerca de 30g. Esse tamanho é ideal para que assem de maneira uniforme na AirFryer. Se durante o processo a massa começar a grudar nas mãos, lave e unte novamente com óleo.

Na AirFryer digital da linha Electrolux por Rita Lobo, selecione a função pão de queijo (190 ºC por 15 minutos). Quando preaquecer, abra a gaveta e transfira para o cesto sete pães de queijo, deixando espaço entre eles, assim, o ar circula e eles douram por igual.

Feche a gaveta e depois de 15 minutos retire pães de queijo perfeitamente assados! Atenção: eles assam a 190 ºC e não é preciso virar no meio do tempo. Experimente servir com geleia, manteiga e doce de leite.

FAÇA TAMBÉM PÃO DE INHAME

Nessa versão bem fofinha do mineiríssimo pão de queijo, pedaços cozidos e bem macios de inhame servem de base para a massa, que leva polvilho, azeite e queijo minas.

INGREDIENTES

  • 3 inhames (cerca de 350 g)
  • ½ xícara (chá) de polvilho azedo
  • ½ xícara (chá) de polvilho doce
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
  • ½ xícara (chá) de queijo minas padrão ralado

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Lave, descasque e corte os inhames em pedaços médios. Transfira para uma panela, cubra com água e leve para cozinhar em fogo médio por aproximadamente 25 minutos, até que fiquem macios.

Escorra a água e, sobre uma tigela grande, passe os inhames ainda quentes por um espremedor. Acrescente os polvilhos, o azeite, o queijo e o sal e misture bem com as mãos – a massa deve ficar lisa e soltar dos dedos.

Para modelar os pães: enrole porções da massa em bolinhas e transfira para uma assadeira grande, deixando que haja espaço entre cada um – os pães inflam no forno. Leve para assar por 30 minutos, até que cresçam e fiquem dourados. Sirva a seguir.

PODE CONGELAR

Para congelar, leve as assadeiras com as bolinhas moldadas ao congelador. Quando estiverem bem firmes, transfira para um saco. Assim os pães não grudam um no outro. Para assar os pães de inhame congelados, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e leve os pães direto do congelador para o forno.

Validade – 3 meses

PÃO ITALIANO CASEIRO

Esta receita surpreende pela textura da casca crocante e miolo fofinho. É pão italiano feito em casa, mas com gostinho de padoca!

INGREDIENTES

  • 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 ⅓ de xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)
  • 2 colheres (chá) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • azeite para untar a tigela
  • água para borrifar os pães

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Acrescente a água aos poucos, misturando com uma espátula para incorporar. Deixe repousar em temperatura ambiente por 10 minutos – assim a farinha absorve melhor a água.

Após os 10 minutos de repouso, com a espátula, revire e dobre a massa sobre ela mesma, até que esteja numa consistência mais fácil para manusear. Transfira a massa para a bancada e sove por cerca de 15 minutos – dobre, amasse, estique e amasse novamente até ficar bem lisa, macia e úmida. Se preferir, você pode sovar a massa na batedeira com o gancho em velocidade baixa.

Unte uma tigela grande com azeite. Modele a massa de pão numa bola e transfira para a tigela untada. Cubra com um pano de prato (ou filme) e deixe em temperatura ambiente para crescer por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.

Assim que a massa tiver crescido, polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre a bancada e sove novamente a massa por mais 5 minutos. Modele novamente uma bola, cubra com o pano de prato e deixe a massa descansar por mais 10 minutos. Enquanto isso, separe uma assadeira grande e polvilhe com farinha de trigo.

Sobre a bancada, corte a massa ao meio com uma espátula (ou faca) e modele dois pães redondos. Transfira os pães para a assadeira com a emenda da massa para baixo, cubra com o pano de prato e deixe descansar por mais 30 minutos.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta) – assim o forno vai atingir a temperatura certa no momento em que o pão estiver crescido.

Após os 30 minutos, com a ponta de uma faca afiada (ou estilete), faça 3 cortes paralelos na superfície de cada pão. Borrife com água e leve ao forno. Deixe assar por cerca de 30 minutos até ficarem com a casca bem dourada.

Assim que estiverem assados, retire a assadeira do forno e, com cuidado, transfira os pães para uma grelha. Deixe esfriar antes de cortar.

OBS: você pode armazenar o pão por até 1 semana num saco plástico bem fechado ou num porta-pão de pano. Se preferir, congele o pão já fatiado e matenha no congelador por até 1 mês.

ASSADO NA PANELA

Para ter um resultado ainda melhor, você pode assar o pão na panela. Nesse caso, prefira preparar 1 pão grande com toda a massa (também dá para assar os dois pães separados, um de cada vez). Ao preaquecer o forno, coloque uma panela com tampa dentro – ela deve ser toda de inox, ferro, cerâmica, ou pedra. Na hora de assar, retire a panela do forno com cuidado e unte o fundo com óleo antes de colocar o pão. Asse o pão tampado para crescer bem com a própria umidade da massa e na metade do tempo retire a tampa para dourar.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

7 comentários em “Como Fazer o Delicioso Pão de Queijo Caseiro”

Deixe um comentário