Como Fazer um Pão de Cenoura Fofinho e Delicioso em Poucos Passos

como fazer pão de cenoura fofinho

O Pão de Cenoura Fofinho é uma variação saborosa e nutritiva do pão tradicional, incorporando a cenoura não só para adicionar umidade à massa, mas também para enriquecer seu sabor e fornecer benefícios nutricionais adicionais. Embora a origem exata desta receita seja difícil de determinar, é provável que tenha surgido da criatividade culinária de diferentes culturas ao redor do mundo que exploraram maneiras de utilizar a cenoura na panificação.

No Brasil, o Pão de Cenoura Fofinho tornou-se bastante popular, especialmente em algumas regiões onde a culinária caseira é valorizada e a diversidade de pães é apreciada. Algumas áreas notáveis onde essa receita é particularmente apreciada incluem:

  1. Região Sudeste: Composta por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, a região Sudeste do Brasil é conhecida por sua rica tradição culinária, onde o Pão de Cenoura Fofinho pode ser encontrado em padarias, supermercados e até mesmo nas mesas de café da manhã das casas.
  2. Região Nordeste: Apesar de ser mais conhecida pela sua culinária à base de mandioca e milho, a região Nordeste do Brasil também aprecia o Pão de Cenoura Fofinho. Especialmente em estados como Bahia, Pernambuco e Ceará, onde as receitas regionais se misturam com influências de outras partes do país.
  3. Região Sul: Estados como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil, também têm uma apreciação pelo Pão de Cenoura Fofinho. Aqui, ele pode ser encontrado em padarias locais e até mesmo em versões adaptadas para atender aos gostos regionais específicos.
  4. Outras regiões urbanas: Além das regiões mencionadas, o Pão de Cenoura Fofinho é apreciado em todo o Brasil, especialmente em áreas urbanas onde a diversidade culinária é amplamente valorizada e onde as pessoas estão abertas a experimentar diferentes tipos de pães e produtos assados.

Em resumo, o Pão de Cenoura Fofinho é uma receita popular em todo o Brasil, encontrada em várias regiões onde a culinária caseira é valorizada e onde as pessoas têm um apreço pela diversidade de sabores e texturas na panificação.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de cenoura ralada
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/4 xícara de óleo
  • 1/4 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de sal

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma forma de pão. Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o açúcar, o fermento em pó, a canela em pó e o sal. Adicione a cenoura ralada, o óleo, o leite e os ovos à mistura de farinha e misture tudo até ficar homogêneo. Despeje a massa na forma de pão untada e leve ao forno por cerca de 50-60 minutos, ou até que um palito inserido no centro do pão saia limpo. Deixe o pão seguido por alguns minutos antes de servir.

Informações nutricionais:

Como Fazer Pão Integral de Cenoura e Mel

As informações nutricionais para 100 gramas do Pão de Cenoura Fofinho podem variar ligeiramente dependendo da receita específica utilizada, mas geralmente podem ser aproximadamente as seguintes:

  • Calorias: Cerca de 250 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 8-10 gramas
  • Gorduras totais: Cerca de 5-7 gramas
    • Gorduras saturadas: Em torno de 1-2 gramas
  • Carboidratos totais: Cerca de 45-50 gramas
    • Açúcares: Em torno de 5-8 gramas (a partir da cenoura e possivelmente de outros ingredientes)
  • Fibra dietética: Cerca de 2-4 gramas (dependendo dos ingredientes e se há adição de farelos ou grãos integrais)
  • Sódio: Geralmente em torno de 200-300 miligramas, mas pode variar dependendo do sal adicionado na receita
  • Vitaminas e minerais: A quantidade de vitaminas e minerais pode variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na receita, mas o Pão de Cenoura Fofinho geralmente é uma fonte razoável de vitamina A, vitamina C, potássio, cálcio e ferro devido à presença da cenoura e possíveis adições de ingredientes fortificados ou enriquecidos.

É importante lembrar que esses valores são estimativas e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na receita. Se precisar de informações mais precisas sobre os valores nutricionais, recomenda-se consultar os rótulos dos ingredientes individuais ou utilizar ferramentas de análise nutricional específicas.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PÃO DE BATATA-DOCE

Perfeito para preparar sanduíches, ideal para a lancheira das crianças, fofinho, macio, dourado e saboroso. Sabe o que esse pão é? Um sucesso.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de batata-doce cozida e amassada (1 batata grande)
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¾ de xícara (chá) de leite morno
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela pequena misture o fermento e o açúcar com ¼ de xícara (chá) do leite morno até dissolver. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até começar a espumar.
  2. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a batata-doce e misture bem. Abra um buraco no centro e junte o fermento dissolvido. Numa tigela pequena quebre 1 ovo e então junte aos ingredientes – se ele estiver estragado você não perde a receita. Misture com uma espátula, do centro para a borda, para incorporar. Acrescente o restante do leite morno aos poucos, misturando bem com a mão.
  3. Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, junte a manteiga e amasse bem – parece que não vai dar certo, a manteiga demora para ser absorvida pela massa, mas é assim mesmo, continue amassando. Aperte, amasse, estique e amasse novamente até ficar com a textura macia e úmida – marque 10 minutos no relógio! Se preferir, sove a massa na bancada ou na batedeira com o gancho.
  4. Modele uma bola, volte a massa para a tigela e cubra com um pano de prato. Deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente, ou até dobrar de tamanho.
  5. Unte com manteiga uma assadeira grande de cerca de 30 cm x 40 cm (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente).
  6. Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e modele os pães: corte a massa em 10 porções e enrole cada uma no tamanho de bolas de tênis; transfira para a assadeira untada, deixando espaço entre cada um para crescer e achate levemente a superfície – isso serve para que os pães cresçam de maneira mais uniforme. Cubra com o pano de prato e deixe crescer por mais 40 minutos.
  7. Quando faltar 20 minutos para dar o tempo de crescimento do pão, preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).
  8. Numa tigela pequena, quebre o outro ovo. Junte 2 colheres (chá) de água e misture bem com um garfo. Com um pincel, passe a mistura de ovo batido sobre os pães.
  9. Leve os pães ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até crescer e dourar. Retire do forno e, com cuidado, desenforme sobre uma grelha – se permanecerem na fôrma ou sobre uma superfície lisa podem acumular vapor e amolecer. Deixe esfriar antes de servir.

DICAS IMPORTANTES:

O pão de batata-doce é a base de suculentos sanduíches com iscas de peixe assadas e legumes. 

COMO MANTER O PÃO FRESQUINHO

Em saco plástico bem fechado, os pãezinhos podem ser guardados por até cinco dias. Também dá para congelar o pão já assado. Para descongelar, leve ao forno préaquecido e borrife água. Quando estiverem macios, pode tirar do forno.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

Deixe um comentário