Como Fazer Pão de Mel Gourmet: Receita e Dicas Exclusivas

COMO FAZER PÃO DE MEL

Como fazer pão de mel, se você não resiste a um pão de mel sempre que vê um na prateleira ao lado do caixa de padarias e cafés, essa receita é para você. Com muito mel e especiarias, imerso na cobertura de chocolate, ele ainda ganha decoração de colmeia. Também tem dica para fazer uma versão recheada. Dos dois jeitos, vai ser difícil comer um quadradinho só!

PARA O CHÁ DE ESPECIARIAS

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 ½ colher (sopa) de sementes de erva-doce
  • 1 colher (sopa) de cravos-da-índia
  • 4 bagas de cardamomo

MODO DE PREPARO

Com uma faca, abra as bagas de cardamomo ao meio e transfira para uma chaleira. Junte a água, as especiarias restantes e leve ao fogo médio. Assim que ferver, desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por 20 minutos. Coe e deixe o chá esfriar – ele precisa estar em temperatura ambiente para ser usado na receita. Se preferir, você pode fazer o chá no dia anterior ao preparo da receita.  

PARA O PÃO DE MEL

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de mel
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) do chá de especiarias coado e em temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • ¼ de colher (chá) de gengibre em pó
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • ¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
  • manteiga para untar a assadeira

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira de 40 cm x 28 cm e 5,5 cm de altura. Corte dois pedaços de papel-manteiga para cobrir o fundo e as laterais maiores da assadeira. Unte também o papel com manteiga – isso facilita para desenformar, pois a massa do pão de mel é bem úmida, além disso evitamos polvilhar a assadeira com farinha, pois o pão de mel será banhado no chocolate. Numa tigela média, misture a farinha com o bicarbonato, a canela em pó, o gengibre em pó e a noz-moscada. Reserve. 

Numa tigela grande, coloque o mel, o açúcar, o leite, o chá e a manteiga derretida. Misture bem com o batedor de arames para dissolver os ingredientes. Numa tigela pequena, quebre o ovo e junte aos ingredientes líquidos – se ele estiver estragado você não perde a receita. Misture novamente com o batedor apenas para ficar liso, não é preciso incorporar ar na massa. Acrescente a mistura de farinha reservada em três etapas, mexendo com o batedor de arames a cada adição para incorporar.

Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até o pão de mel crescer e ficar com a superfície dourada e seca ao toque. Para saber se está assado, espete um palito na massa: se sair limpo, pode tirar do forno; caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos.  Retire o pão de mel do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar e cortar.

PARA A COBERTURA DE CHOCOLATE

INGREDIENTES

  • 800 g de chocolate amargo 55% cacau em callets

MODO DE PREPARO

Para desenformar o pão de mel: vire a assadeira de uma só vez sobre uma tábua grande (ou bancada de trabalho lisa). Puxe delicadamente o papel-manteiga e descarte. Com uma faca de pão (ou serrilhada), corte o pão de mel em quadrados de 5 cm se quiser uma finalização bem retinha, corte cerca de 0,5 cm das bordas e retire as aparas. Leve uma panela média com um pouco de água ao fogo médio para ferver – ela vai servir de base para derreter o chocolate em banho-maria. Forre duas assadeiras grandes com papel-alumínio. Caso não esteja utilizando chocolate em callets (ou gotas), pique a barra em pedaços médios.

Coloque o chocolate numa tigela grande de vidro refratário, encaixe a tigela na panela e abaixe o fogo; mexa de vez em quando com uma espátula de silicone até derreter completamente – a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Se preferir, leve o chocolate para derreter no micro-ondas, na potência média, de 30 em 30 segundos, mexendo a cada etapa. Assim que o chocolate estiver derretido, retire a tigela do banho-maria e, com uma concha, transfira ⅓ do chocolate derretido para outra tigela média. Encaixe a tigela com os ⅔ de chocolate derretido sobre um refratário com água e gelo. Atenção: o chocolate não pode entrar em contato direto com a água. 

Mexa bem o chocolate com a espátula de silicone para esfriar até atingir a temperatura de 27 ºC – retire a tigela do gelo e volte quantas vezes forem necessárias para evitar que o chocolate do fundo da tigela endureça. Caso não tenha um termômetro culinário, mergulhe um palito de dente no chocolate e encoste no lábio: ele deve estar frio. Retire a tigela com o chocolate do gelo e misture o ⅓ de chocolate reservado – assim a temperatura do chocolate sobe novamente até atingir entre 30º e 32 ºC, ideal para ser trabalhado sem endurecer muito rápido. 

Para banhar os pães de mel: mergulhe um quadrado de pão de mel por vez no chocolate, levante com um garfo e bata bem o garfo contra a borda da tigela para escorrer o excesso de chocolate. Passe uma espátula pequena na superfície, laterais e base do pão de mel para ficar bem retinho. Transfira o pão de mel banhado para a assadeira forrada com papel-alumínio e repita com o restante. Deixe os pães de mel endurecerem completamente antes de armazenar num pote com fechamento hermético ou embalar. Eles duram até 15 dias.

OBS: caso sobre chocolate derretido, transfira para uma assadeira forrada com papel-alumínio e espalhe formando uma camada fina, de cerca de 0,5 cm (quanto mais fina for a camada, mais rápido o chocolate esfria e endurece). Se quiser acelerar o processo, leve à geladeira por apenas 5 minutos. Assim que estiver bem firme, embale o chocolate com filme (ou num saco próprio para alimentos) e conserve em temperatura ambiente.

DECORAÇÃO COLMEIA 

Para fazer os pães de mel decorados, corte um pedaço de plástico-bolha em quadrados de 7 cm. Na hora de banhar os pães de mel, não retire o excesso de chocolate da superfície. Transfira o pão de mel banhado para a assadeira e, antes que o chocolate comece a secar, disponha um quadradinho de plástico-bolha sobre a superfície, pressionando delicadamente com os dedos para que o chocolate preencha os espaços entre as bolhas e fique no formato de colmeia. Assim que o chocolate secar na superfície do pão de mel, destaque o plástico-bolha delicadamente e mantenha o pão de mel descoberto para o chocolate terminar de endurecer completamente antes de armazenar.

Dica: a quatro mãos fica mais fácil, enquanto um banha os pães de mel, o outro vai colocando os quadrados de plástico-bolha.

VERSÃO RECHEADO

Para preparar o pão de mel recheado com doce de leite, corte os quadradinhos ao meio no sentido da largura. Numa das metades, espalhe cerca de 1 colher (chá) de doce de leite cremoso, com cuidado para não chegar até a borda, cubra com a outra metade e pressione levemente para grudar. Siga os passos 3 a 8 da receita para banhar com o chocolate.

Para fazer o doce de leite cremoso: siga a receita de doce de leite na pressão e deixe cozinhar por 35 minutos depois que começar a apitar. Se quiser surpreender mais ainda, misture uma pitada de sal no doce de leite antes de rechear os pães de mel.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Como Fazer Pão de Mel Gourmet: Receita e Dicas Exclusivas”

Deixe um comentário