Como fazer pernil de porco na pressão: Segredos para uma carne macia e saborosa

COMO FAZER PERNIL DE PORCO NA PRESSÃO

O pernil de porco na pressão é uma preparação culinária tradicionalmente apreciada em várias partes do Brasil. É uma técnica de cozimento que envolve cozinhar o pernil de porco em uma panela de pressão, resultando em uma carne macia e suculenta. Aqui estão algumas informações sobre a origem e a popularidade dessa receita:

Origem: Embora não haja uma origem específica documentada para o pernil de porco na pressão, a técnica de cozinhar carne de porco na pressão é uma prática antiga que tem suas raízes na necessidade de preparar alimentos de forma rápida e eficiente. O uso da panela de pressão para cozinhar carne de porco resulta em um processo mais rápido de amaciamento da carne, tornando-a mais tenra e saborosa.

Popularidade no Brasil: O pernil de porco na pressão é uma receita popular em todo o Brasil, sendo apreciada em várias regiões do país. No entanto, há certas áreas onde essa preparação é especialmente apreciada e pode ser considerada uma especialidade local. Alguns dos lugares mais populares para o consumo de pernil de porco na pressão no Brasil incluem:

  1. São Paulo: A cidade de São Paulo, assim como outras regiões do estado, é conhecida por sua rica cultura culinária, onde o pernil de porco na pressão é uma iguaria apreciada em festas, churrascos e refeições familiares.
  2. Rio de Janeiro: No Rio de Janeiro, o pernil de porco na pressão é uma presença comum em restaurantes, bares e quiosques de comida de rua. É frequentemente servido como petisco em eventos sociais e comemorações.
  3. Minas Gerais: Em Minas Gerais, o pernil de porco na pressão faz parte da culinária típica mineira, sendo preparado em ocasiões especiais, como festas juninas e almoços de família.
  4. Nordeste: Na região nordeste do Brasil, o pernil de porco na pressão também é apreciado, muitas vezes acompanhado de pratos típicos da culinária nordestina, como feijão tropeiro e farofa.
  5. Sul do Brasil: Nos estados do Sul, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o pernil de porco na pressão é uma escolha popular para churrascos e festas tradicionais, onde a carne de porco é amplamente consumida.

Esses são apenas alguns exemplos de lugares no Brasil onde o pernil de porco na pressão é popular. No entanto, é uma receita versátil e apreciada em todo o país, adaptando-se aos diferentes gostos e tradições culinárias regionais.

INGREDIENTES

  • 1,5 kg de pernil suíno em peça com osso
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de cominho em pó
  • pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto
  • 1 ½ colher (sopa) de azeite
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 pedaço de gengibre de cerca de 3 cm
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • 2 folhas de louro
  • 2 anis-estrelados
  • ½ maço de coentro (folhas e talos)
  • 1 colher (sopa) de melado de cana
  • caldo de 2 limões
  • 1 xícara (chá) de cachaça
  • 2 xícaras (chá) de água

MODO DE PREPARO

Lave e seque o coentro e a pimenta dedo-de-moça. Numa tábua, separe o talo das folhas do coentro e pique fino o talo. Pique fino a cebola e o alho. Descasque o gengibre e passe na parte fina do ralador. Corte a pimenta no sentido do comprimento, raspe e descarte as sementes, e fatie a pimenta. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é solúvel em gordura. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.

Corte a peça de pernil em pedaços grandes, mantendo o osso em um deles. Retire e descarte a gordura. Tempere com o sal, o cominho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Leve a panela de pressão ao fogo alto. Quando esquentar, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure 2 ou 3 pedaços de pernil por vez, por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para uma travessa e repita com o restante do pernil.

Diminua o fogo para médio e acrescente ½ colher (sopa) de azeite. Refogue a cebola por cerca de 3 minutos. Tempere com uma pitada de sal e acrescente o alho, o gengibre, a pimenta, o louro, os talos de coentro picados e refogue por mais 2 minutos, mexendo sempre. Regue com a cachaça e mexa com uma espátula para dissolver todo o queimadinho do fundo e laterais da panela – esse procedimento é chamado deglaçar e serve para dar sabor ao molho.

Junte o caldo de limão, o melado, o anis estrelado, a água e misture bem. Volte os pedaços de pernil à panela, feche e mantenha em fogo alto. Quando começar a apitar, baixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos. Desligue o fogo e, quando todo o vapor sair e a panela parar de apitar, abra a tampa. Transfira o pernil para uma travessa e o molho para um tigela, passando pela peneira. Pressione com as costas de uma colher para extrair todo o molho e despreze os temperos da peneira.

Desfie a carne de porco com dois garfos. Se preferir, coloque os pedaços de pernil numa batedeira e bata em velocidade baixa, até desfiar toda a carne. Volte o molho à panela, junte a carne desfiada e aqueça em fogo baixo por 1 minuto. Se desejar um pouco mais de molho, regue com um pouco de água fervente. Transfira para uma tigela, salpique com folhas de coentro e sirva a seguir com arroz branco, farinha de mandioca ou como recheio para sanduíches.

Informações nutricionais:

COMO FAZER PERNIL DE PORCO NA PRESSÃO

As informações nutricionais para 100 gramas de pernil de porco preparado na pressão podem variar dependendo dos ingredientes adicionados à receita e dos métodos de preparo específicos. No entanto, aqui estão algumas estimativas aproximadas das informações nutricionais comuns para essa preparação:

  • Calorias: Cerca de 250-300 calorias
  • Proteínas: Aproximadamente 25-30 gramas
  • Gorduras totais: Varia entre 15-25 gramas
    • Gorduras saturadas: Em torno de 5-10 gramas
  • Carboidratos: Geralmente menos de 1 grama
  • Fibra alimentar: Traços
  • Açúcares: Traços
  • Sódio: Dependendo da quantidade de sal adicionada, pode variar de 50 a 300 miligramas

Esses valores são estimativas gerais e podem variar com base nos cortes específicos de carne de porco utilizados, nos ingredientes adicionados à receita (como temperos, óleos, etc.) e nos métodos de preparo, como a quantidade de tempo de cozimento e a pressão utilizada na panela de pressão.

É importante notar que o pernil de porco é naturalmente uma fonte de proteína, mas também contém quantidades consideráveis de gordura, incluindo gorduras saturadas. Portanto, é recomendável consumi-lo com moderação, especialmente para aqueles que estão monitorando sua ingestão de gorduras saturadas e calorias.

LEIA TAMBÉM:

PARA ACOMPANHAR FAROFA DE OVO COM CEBOLA

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca fina torrada
  • 1 cebola
  • 4 ovos
  • 150 g de manteiga
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e corte a cebola em cubos de 1 cm. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela — se um estiver estragado você não perde a receita. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas e tempere com 1 pitada de sal. Corte a manteiga em cubos assim ela derrete mais rápido, sem correr o risco de queimar. Coloque a manteiga numa frigideira grande e leve ao fogo médio. Assim que derreter, adicione a cebola, tempere com ½ colher (chá) de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até murchar bem. 

Acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo com a espátula e deixe tostar por 2 minutos. Com a espátula, abra um espaço no centro da frigideira e adicione os ovos batidos. Mexa por 1 minuto até os ovos começarem a cozinhar e vá misturando, do centro para a borda da frigideira, incorporando a farinha aos poucos — assim o ovo não resseca e a farofa fica mais úmida. Com a espátula, quebre os grumos de ovo com farinha que tenham ficado muito grandes. Sirva a seguir.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário