Como fazer massa para torta salgada: Segredos para uma base perfeita

COMO FAZER MASSA PARA TORTA SALGADA

A massa para torta salgada é um componente fundamental para muitas receitas culinárias em todo o mundo, incluindo o Brasil. Aqui estão algumas informações sobre a origem e popularidade dessa massa:

Origem: A origem exata da massa para torta salgada é difícil de determinar, pois o conceito de usar uma massa como base para um prato recheado é antigo e encontrado em muitas culturas culinárias ao redor do mundo. No entanto, as tortas salgadas, com sua crosta de massa quebradiça ou amanteigada, têm uma longa história na culinária europeia, especialmente na Inglaterra e na França.

População no Brasil: No Brasil, a torta salgada é um prato muito popular, especialmente em ocasiões como festas, reuniões familiares, e até mesmo como uma opção de lanche rápido. A massa para torta salgada é versátil e pode ser recheada com uma variedade de ingredientes, como carne, frango, queijo, legumes, entre outros. A popularidade da torta salgada no Brasil pode ser atribuída à influência da imigração europeia, que trouxe consigo suas tradições culinárias, bem como à adaptação e fusão dessas tradições com os ingredientes locais.

Em termos de popularidade em diferentes regiões do Brasil, a torta salgada é apreciada em todo o país, com variações regionais de acordo com os gostos locais e ingredientes disponíveis. Grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre têm uma cultura alimentar diversificada, o que inclui a presença frequente de tortas salgadas em padarias, cafés e restaurantes. Em áreas mais rurais, onde a comida caseira é valorizada, as tortas salgadas também são apreciadas como uma opção prática e deliciosa para refeições familiares.

No entanto, é importante notar que as preferências gastronômicas podem variar em todo o país, e em algumas regiões específicas, outros pratos ou tipos de tortas podem ser mais populares do que a torta salgada tradicional. Ainda assim, a versatilidade e o sabor reconfortante da massa para torta salgada garantem sua presença constante nas mesas brasileiras.

INGREDIENTES PARA MASSA PARA TORTA SALGADA

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga gelada em cubos
  • ¾ de xícara (chá) de água gelada
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente os cubos de manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora – esse descanso deixa a massa menos elástica e facilita na hora de abrir. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos antes de usar. Essa receita rende uma torta (base e cobertura) de 25 cm de diâmetro e dura até 3 dias na geladeira.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM MASSA PARA TORTA DOCE

Torta creme de doce de leite, uma sobremesa irresistível 

Além de supercrocante, é versátil: serve para recheios assados (vai ao forno já com o recheio), e para os frios, como uma ganache (nesse caso, assa antes e recebe o recheio depois).

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • ½ colher (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Numa tigela pequena, quebre o ovo e transfira para a mistura de farinha com açúcar e manteiga – se ele estiver estragado você não perde a receita. Junte a gema e amasse com as mãos até formar uma massa lisa – ela é bem macia, não se assuste. 

Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar antes de usar. Essa receita rende uma torta (base e cobertura) de 25 cm de diâmetro e dura até 3 dias na geladeira. Você também pode assar apenas a base da torta e armazenar por até 5 dias embalada com filme, na hora de servir basta cobrir com o recheio desejado.

Dica Importante: essa massa é um pouco quebradiça e requer um pouco mais de cuidado na hora de abrir. Se você não tem muita prática com massas ou está começando a cozinhar agora, abra a massa entre dois sacos plásticos (próprio para alimento) além de facilitar, os plásticos evitam que a massa rache ou grude na bancada.

LEIA TAMBÉM:

APRENDA TAMBÉM TORTA DE RICOTA COM PÊSSEGOS 

TORTA DE RICOTA COM PÊSSEGOS

Uma torta de sabor suave, supercremosa, pronta para receber a cobertura que você quiser. Aqui, fomos de pêssegos macerados com vinho.

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 100 g de manteiga gelada cortada em cubos
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de água gelada
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture as farinhas com o açúcar e o sal. Acrescente os cubos de manteiga e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Abra um buraco no centro, junte o ovo, a água e amasse até ficar liso – não trabalhe demais a massa para evitar a formação de glúten.

Modele a massa numa bola e achate formando um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e deixe a massa descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos (se preferir, prepare a massa no dia anterior).

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Polvilhe a bancada com farinha e, com o rolo, abra a massa num círculo 5 cm maior que o diâmetro da fôrma – durante o processo, polvilhe farinha de trigo sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo.

Enrole a massa sobre o rolo e transfira para uma fôrma redonda de 22 cm de diâmetro e fundo removível. Com as pontas dos dedos, pressione a massa para fixar e cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa para nivelar a altura – ela deve ficar com 4 cm para suportar o recheio.

Corte um círculo de papel-manteiga, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – isso evita que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos até as bordas começarem a dourar e o fundo ficar pré-assado. Enquanto isso, prepare o recheio.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 1 ricota (cerca de 500 g)
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 3 ovos
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • raspas de 1 laranja
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

MODO DE PREPARO

Leve uma chaleira com água ao fogo baixo para ferver – ela vai ser usada na hora de assar a torta. No processador de alimentos, coloque a ricota em pedaços, o açúcar e bata bem por 2 minutos até a ricota desmanchar e formar um creme. Junte a manteiga e bata bem para incorporar.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o processador – se um estiver estragado, você não perde a receita. Bata por mais 1 minuto para incorporar, se necessário, pare de bater e raspe a lateral do copo com uma espátula. Junte o leite, as raspas de laranja, o extrato de baunilha e bata novamente. Por último, acrescente a farinha de trigo e bata até formar um creme liso.

Assim que estiver pré-assada, retire a base da torta do forno e, com cuidado, remova o papel manteiga com os feijões. Mantenha o forno aquecido a 180 °C. Preencha a massa com o recheio e nivele com a espátula. Coloque uma assadeira na grade de baixo do forno e preencha com a água fervente – a umidade do vapor da água evita que o recheio resseque e rache ao assar. Na grade de cima, coloque a torta e deixe assar por cerca de 40 minutos, até o recheio firmar.

Retire a torta do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de servir ou levar para a geladeira. Assim que estiver fria, transfira a torta para um prato de servir e cubra com as fatias de pêssego macerado (com o caldo).

PARA OS PÊSSEGOS MACERADOS

INGREDIENTES

  • 4 pêssegos
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de vinho branco (ou o licor de sua preferência)

MODO DE PREPARO

  1. Lave delicadamente os pêssegos sob água corrente. Seque bem, mantenha a casca e corte cada pêssego ao meio. Descarte os caroços e corte cada metade em 3 gomos.
  2. Transfira os pêssegos para uma tigela, polvilhe com o açúcar, regue com o vinho e misture delicadamente. Cubra com filme e leve à geladeira para macerar por 20 minutos.


TRUQUE PARA ABRIR A MASSA


Se preferir, abra a massa entre dois pedaços de saco plástico para alimento – a massa racha menos e não gruda nem na bancada nem no rolo.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

16 comentários em “Como fazer massa para torta salgada: Segredos para uma base perfeita”

Deixe um comentário