Como Fazer Pudim de Caramelo

Como Fazer Pudim de Caramelo

Como Fazer Pudim de Caramelo, uma sobremesa maravilhosa que trazemos para você hoje, muito fácil de fazer, basta acompanhar o passo a passo.

Ingredientes para fazer Pudim de caramelo

  • Pudim
  •  1 litro de leite
  •  7 unidades de ovos
  •  150 gramas de açúcar branco
  •  5 mililitros de essência de baunilha
  • Caramelo
  •  100 gramas de açúcar branco
  •  20 mililitros de água

Modo de Preparo para fazer Pudim de caramelo

Primeiramente, bata os ovos com o açúcar, até que o açúcar fique completamente dissolvido. Nesse meio tempo, ferva o leite e incorpore logo de seguida à mistura, sem parar de mexer. Em seguida, em uma frigideira coloque o açúcar com a água, não mexa nem misture até atingir o ponto de caramelo. Para evitar que se queime mexa a frigideira com o cabo, vá abanando, mas não misture com uma colher. Logo depois, coloque o caramelo no molde, e espalhe rapidamente por toda a sua base. Adicione a mistura do pudim no molde. Leve ao forno e cozinhe em banho-maria a 170°c por 45 minutos. Passado esse tempo, deixe esfriar à temperatura ambiente por 2 horas. Retire com cuidado do molde. Mantenha o pudim fresco na geladeira. Por fim, Pode cortar em várias porções e desfrutar desta delicia!

Você Vai Gostar Também de Pudim de abacaxi

Existem várias maneiras de você preparar um delicioso pudim, e esse de abacaxi tem um sabor todo especial.

Ingredientes:

  •  1 lata de Abacaxi em calda
  •  1 lata de leite condensado
  •  3 Ovos
  •  2 colheres de sopa de Licor de laranja
  •  3 colheres de chá de Fécula de batata
  •  Açúcar para caramelizar

Antes de mais nada, Comece o pudim de abacaxi, colocando as fatias de abacaxi em um liquidificador (deixe duas para decorar). Bata um pouco e logo coloque o leite condensado, os ovos, o licor e a fécula de batata. Coloque o açúcar em uma panela com um pouco de água e mexa até virar um caramelo. Em seguida, Agora, coloque o caramelo em uma forma redonda de pudim e em cima coloque a massa do pudim. Leve ao forno a 180 º C, em banho maria, por volta de 50 minutos. Retire e deixe esfriar na geladeira aproximadamente 50 minutos. Por fim, você pode desenformar com cuidado em um prato e colocar as fatias de abacaxi para decorar. Agora é só servir e desfrutar dessa sobremesa deliciosa!

PUDIM DE PÃO COM LARANJA

Raspas de laranja e uma pitada de canela deixam o pudim todo perfumado. E, no caramelo, vai caldo de laranja, para dar um toque cítrico. Fica um pudim de pão todo especial.

PARA O CARAMELO

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de água fervente
  • ¼ de xícara (chá) de caldo de laranja coado

MODO DE PREPARO

Separe uma forma redonda com furo no meio, de 20 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver – ela vai ser usada tanto para fazer a calda quanto para assar o pudim em banho-maria.

Coloque o açúcar numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Junte as quatro colheres de sopa  água fervente aos poucos, de colher em colher, mexendo a cada adição. Em seguida misture o caldo de laranja. Atenção: a calda pode borbulhar.

Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Deixe amornar por alguns minutos e, com um pano de prato, segure e gire a forma para caramelizar também a lateral. Reserve.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

  • 3 pães franceses amanhecidos
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • raspas de 1 laranja
  • 1 pitada de canela

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Corte os pães em pedaços e transfira para uma tigela grande. Junte a canela e as raspas de laranja. Numa panela, misture o açúcar com o leite e leve ao fogo médio. Assim que ferver, regue sobre os pães e deixe descansar por 10 minutos.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela – se um estiver estragado você não perde a receita. Misture com um garfo apenas para quebrar as claras com as gemas, junte aos pães amolecidos e misture bem para incorporar.

Transfira a massa para a forma caramelada e nivele com uma colher. Coloque a forma numa assadeira funda, encha a assadeira com a água fervente e leve para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos, ou até o pudim firmar.

Retire do forno e deixe amornar antes de levar à geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).

Para desenformar: aqueça o fundo da fôrma na chama do fogão; cubra a forma com um prato de borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM PUDIM DE INHAME

No lugar do leite condensado, é o inhame que dá consistência a esse pudim. O coco entra com a textura crocante. É sobremesa-desafio: ganha um prêmio quem adivinhar qual é o ingrediente-secreto.

PARA A CALDA

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO

Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com cerca de 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver. 

Coloque o açúcar numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula, por cerca de 5 minutos, até formar um caramelo dourado. 

Com cuidado, meça ¼ de xícara (chá) da água fervente e regue sobre o caramelo. Misture com a espátula até formar uma calda lisa. Atenção: a calda pode borbulhar. Transfira a calda para a fôrma, derramando sobre o cone central – essa é a parte mais difícil para caramelar. Com um pano de prato, segure e gire a fôrma para caramelar também a lateral.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

  • 3 inhames (cerca de 350 g)
  • 3 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de coco ralado seco
  • coco ralado a gosto para decorar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Leve uma chaleira com água ao fogo alto para ferver – ela vai ser usada para o banho-maria.  Lave, descasque, corte os inhames em pedaços médios e transfira para o liquidificador. Junte o leite, o açúcar e bata até triturar bem o inhame. 

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez – se um estiver estragado, você não perde a receita. Junte aos ingredientes do liquidificador e bata novamente para misturar. Transfira para uma tigela e, com um batedor de arame, misture o coco ralado. 

Transfira a massa de pudim para a fôrma caramelada e coloque dentro de uma assadeira. Preencha o fundo da assadeira com água fervente e leve o pudim para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos, ou até firmar. 

Assim que estiver assado, retire do forno (e do banho maria) e deixe o pudim amornar. Para desenformar: passe a ponta de uma faca na lateral da fôrma; cubra com um prato e vire de uma só vez; deixe escorrer toda a calda sobre o pudim. Deixe esfriar na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Decore com o coco ralado a gosto.

PUDIM RÁPIDO DE TAPIOCA

Pense numa sobremesa rápida e versátil. O sabor deste pudim é tão suave que permite muitas variações no acompanhamento: doce de abóbora, geleia, frutas frescas e compotas.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de tapioca granulada
  • 1 colher (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Coloque o leite com o açúcar numa panela e leve ao fogo médio. Assim que começarem a subir as primeiras bolhas, diminua o fogo e junte a tapioca. Mexa por cerca de 2 minutos, até engrossar e a tapioca ficar transparente. 

Transfira o creme ainda quente para 2 potinhos e leve para firmar na geladeira por cerca de 20 minutos. Na hora de servir é só cobrir com doce de abóbora, goiabada ou frutas frescas.

OBS: para levar a sobremesa de marmita, assim que o creme firmar cubra com o doce de abóbora e feche o pote. Mantenha na geladeira até a hora de consumir.

PUDIM DE LEITE COM FURINHOS

Uma das sobremesas mais tradicionais, o clássico pudim de leite é mais fácil de preparar do que muitos pensam. Confira a receita!

PARA O CARAMELO

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ de xícara (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO

Você vai precisar de uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio – ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.

Numa panela média, leve o açúcar ao fogo baixo. Vá mexendo com uma espátula, até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado.

Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Em seguida, misture com a espátula, até formar uma calda lisa.

Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato ou luva térmica, segure e gire a forma para caramelizar também a lateral. Reserve e prepare a mistura do pudim.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

29 comentários em “Como Fazer Pudim de Caramelo”

Deixe um comentário