Como Fazer Purê de Couve-Flor de Forma Rápida e Descomplicada

COMO FAZER PURÊ DE COUVE-FLOR

O purê de couve-flor é um prato versátil e saudável feito a partir da couve-flor cozida e amassada. Aqui estão algumas informações sobre a origem e popularidade do purê de couve-flor:

Origem: A couve-flor é originária da região do Mediterrâneo e da Ásia Menor, e tem sido cultivada há milhares de anos. Ela é uma variedade de couve conhecida cientificamente como Brassica oleracea var. botrytis. O uso da couve-flor na culinária remonta à antiguidade, sendo um vegetal comum em muitas culturas ao redor do mundo.

O purê de couve-flor, especificamente, é uma variação culinária que se desenvolveu ao longo do tempo, como uma alternativa saudável ao purê de batata tradicional. A popularidade do purê de couve-flor tem crescido significativamente nos últimos anos, especialmente devido à crescente conscientização sobre alimentação saudável e à busca por substitutos de carboidratos de alta densidade calórica.

Popularidade: O purê de couve-flor é popular em muitos países ao redor do mundo, especialmente em regiões onde a couve-flor é amplamente cultivada e disponível. Alguns dos lugares onde o purê de couve-flor é mais popular incluem:

  1. Estados Unidos: Nos Estados Unidos, o purê de couve-flor ganhou popularidade como uma alternativa saudável ao purê de batata. Ele é frequentemente consumido por pessoas que seguem dietas com baixo teor de carboidratos ou que buscam reduzir sua ingestão de calorias.
  2. Europa Ocidental: Em países como França, Alemanha, Reino Unido e Holanda, o purê de couve-flor também é apreciado como um prato saudável e saboroso. Ele é muitas vezes servido como acompanhamento para diversos pratos principais.
  3. Ásia: Em países como Índia e China, onde a couve-flor é um vegetal comum na dieta, o purê de couve-flor também é preparado e consumido de várias maneiras. Na Índia, por exemplo, o purê de couve-flor pode ser temperado com especiarias e ervas locais para criar uma versão mais condimentada.
  4. América do Sul: Em países como Brasil e Argentina, o purê de couve-flor também está ganhando popularidade como uma alternativa saudável e saborosa aos acompanhamentos tradicionais.

Em resumo, o purê de couve-flor é um prato versátil e saudável que tem sido apreciado em várias culturas ao redor do mundo, especialmente como uma alternativa ao purê de batata. Sua popularidade continua a crescer devido aos seus benefícios nutricionais e à sua adaptabilidade a diferentes estilos culinários.

INGREDIENTES

  • 1 couve-flor
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Descarte as folhas e a base do talo e corte a couve-flor, incluindo o talo, em pedaços médios. Transfira para uma tigela, lave bem com água e escorra. Numa panela média, coloque a couve-flor lavada, a água, o leite e a folha de louro. Tempere com o sal e leve ao fogo médio. Quando ferver, deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até a couve-flor ficar macia. Desligue o fogo e reserve 1 xícara (chá) do líquido do cozimento. Descarte a folha de louro, e transfira a couve-flor sem o líquido para o liquidificador. Bata até deixar o purê bem liso e cremoso – se necessário, acrescente, aos poucos, o líquido do cozimento reservado. Se preferir, use um mixer. Prove, acerte o sal e sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM COUVE-FLOR ASSADA COM MOLHO DE QUEIJO

Couve-flor na Airfryer: Receitas Deliciosas e Saudáveis

Com azeite, sal e pimenta, a couve-flor vai para o forno e sai de lá pronta para receber uma camada generosa do molho intenso e cremoso. Para finalizar, nozes tostadas. Esse preparo é tão bom que funciona até como prato principal! Mas também arrasa como acompanhamento para uma massa.

PARA A COUVE-FLOR

INGREDIENTES

  • 1 couve-flor
  • 2 ½ colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ⅓ de xícara (chá) de nozes tostadas picadas

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Descarte as folhas, a base do talo e corte a couve-flor em floretes médios. Transfira para uma tigela e lave sob água corrente. Deixe escorrer bem a água numa peneira enquanto separa o restante dos ingredientes quanto mais secas estiverem, melhor para assar, se preferir seque os floretes com um pano de prato.

Transfira a couve-flor para uma assadeira grande (de preferência antiaderente), regue com o azeite, tempere com sal e pimenta e misture bem com as mãos, para envolver todos os pedaços. Espalhe os floretes pela assadeira, sem amontoar quanto mais espaçados estiverem, mais dourados ficam.

Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos. Na metade do tempo, ou assim que a base dos floretes em contato com a assadeira dourar, vire os pedaços com uma espátula. Enquanto isso, aproveite para preparar o molho. Retire a assadeira do forno e sirva com o molho e polvilhe com as nozes.

PARA O MOLHO

INGREDIENTES

  • ⅔ de xícara (chá) de iogurte natural sem açúcar (170 g)
  • 3 colheres (sopa) de queijo azul (gorgonzola ou roquefort)
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de molho inglês
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Com um garfo, amasse bem o queijo e transfira para uma tigela. Junte o restante dos ingredientes e misture até formar um molho liso (se preferir, bata os ingredientes num mini-processador). Reserve.

FAÇA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM SOPA DE COUVE-FLOR COM FAROFINHA DE PÃO

Vocês abrem a geladeira e não vêem muito mais do que uma couve-flor. A cebola está solitária no cesto. Ótimo, vai dar para preparar uma sopa reconfortante para o casal.

INGREDIENTES

  • 1 couve-flor pequena
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 litro de caldo de legumes caseiro
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de salsinha a gosto

MODO DE PREPARO

Descarte as folhas e corte a couve-flor em pedaços médios. Transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Descasque e pique fino a cebola. Com a lateral de faca, amasse o dente de alho e descarte a casca.  Leve uma panela ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, tempere com sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Acrescente a couve-flor e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, junte o alho e mexa por mais 1 minuto. 

Regue com o caldo de legumes e junte a folha de louro. Assim que ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, até a couve-flor ficar bem macia. Enquanto isso, prepare a farofinha de pão. Desligue o fogo, descarte a folha de louro e transfira a sopa para o liquidificador. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. Bata até ficar lisa, prove e acerte o sal. Sirva com a farofinha de pão e folhas de salsinha.

PARA A FAROFINHA DE PÃO

INGREDIENTES

  • 1 pão francês amanhecido
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 ramo de alecrim (opcional)
  • 2 ramos de tomilho (opcional)
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Lave, seque e debulhe os ramos de alecrim e de tomilho. Descasque o dente de alho. Corte o pão francês em fatias grossas. No processador de alimentos (ou liquidificador), junte o dente de alho, as fatias de pão, o azeite e as ervas. Tempere com uma pitada de sal e bata até formar uma farofa grossa. Transfira a farofa para uma frigideira, de preferência antiaderente, e leve ao fogo médio. Mexa com uma espátula, por cerca de 5 minutos, até dourar. Transfira para uma tigela e deixe esfriar.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário