Como fazer cuscuz de milho com feijão-verde: A combinação perfeita

CUSCUZ DE MILHO COM FEIJÃO-VERDE

O cuscuz de milho com feijão-verde é uma receita tradicional da culinária brasileira, especialmente popular na região Nordeste do país. Essa iguaria combina ingredientes simples, como o milho, o feijão-verde (também conhecido como feijão-de-corda) e temperos típicos da região, resultando em um prato rico em sabor e nutrientes.

Origem e História:

O cuscuz é um prato originário do Norte da África, trazido pelos árabes para o território brasileiro durante o período colonial. No entanto, no Brasil, o cuscuz adquiriu características próprias e se diversificou em diferentes regiões do país. No Nordeste brasileiro, ele ganhou uma versão especial com o uso do milho e do feijão-verde, adaptando-se aos ingredientes disponíveis na região e às preferências culinárias locais.

Ingredientes Principais:

  • Milho: O milho é a base do cuscuz de milho com feijão-verde. Ele pode ser utilizado na forma de flocos de milho pré-cozidos, conhecidos como fubá, ou na forma de milho verde ralado.
  • Feijão-verde (ou feijão-de-corda): O feijão-verde é uma variedade de feijão comum na região Nordeste do Brasil. Ele é utilizado cozido e misturado ao cuscuz, proporcionando textura e sabor característicos.
  • Temperos: Os temperos utilizados no cuscuz de milho com feijão-verde podem variar de acordo com a preferência pessoal e a tradição local. Alguns dos temperos comuns incluem cebola, alho, pimentão, coentro, tomate, azeite de dendê e sal.

Popularidade:

O cuscuz de milho com feijão-verde é especialmente popular nos estados nordestinos do Brasil, como Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Ele é frequentemente consumido como uma refeição principal, especialmente no café da manhã ou como acompanhamento em almoços e jantares.

Variações Regionais:

Assim como muitos pratos tradicionais brasileiros, o cuscuz de milho com feijão-verde pode ter variações de acordo com a região. Algumas variações incluem o acréscimo de ingredientes como carne-seca, linguiça, ovos cozidos, queijo coalho, entre outros. Cada região pode ter sua própria maneira única de preparar e temperar o cuscuz, refletindo as influências culturais e históricas locais.

Considerações Finais:

O cuscuz de milho com feijão-verde não apenas representa uma delícia gastronômica da culinária nordestina, mas também reflete a riqueza cultural e a diversidade culinária do Brasil. Sua popularidade transcende fronteiras regionais, sendo apreciado por pessoas de diferentes partes do país e até mesmo internacionalmente, onde a culinária brasileira é valorizada e reconhecida.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada para cuscuz
  • 2 xícaras (chá) de feijão-verde cozido (ou fava-verde)
  • 1 xícara (chá) de abóbora japonesa cortada em cubos de 0,5 cm
  • 2 tomates
  • 1 cebola-roxa
  • ½ colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada sem semente
  • ½ colher (chá) de pimenta-de-cheiro picada
  • azeite a gosto
  • coentro a gosto

MODO DE PREPARO

Numa tigela, coloque a farinha de milho e vá adicionando 1 xícara (chá) de água, aos poucos, mexendo com as mãos até ficar com a consistência de areia molhada. Deixe descansar por 5 minutos para hidratar. Preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela. Transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, delicadamente com as mãos (ou uma colher), sem compactar – é isso que deixa o cuscuz bem macio. Tampe e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 20 minutos após ferver. Verifique o ponto: ao abrir a tampa, o cuscuz deve estar inflado e bem macio ao toque.

Deixe o cuscuz descansar, tampado, por 10 minutos depois de cozinhar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: descasque e pique fino a cebola. Corte os tomates ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Lave, seque e pique fino o coentro, inclusive os talos  eles dão mais sabor ao preparo. Leve uma panela grande ao fogo médio. Regue com ¼ de xícara (chá) de azeite, adicione a cebola e refogue por 3 minutos, até murchar bem. Junte a abóbora picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até ficar levemente macia, mas sem desmanchar. Acrescente as pimentas, os tomates e mexa bem por 1 minuto.

Adicione o feijão cozido (e escorrido) ao refogado, tempere com sal e misture para aquecer. Solte o cuscuz cozido com um garfo e junte à panela, adicione o coentro picado e misture delicadamente. Transfira para uma tigela, regue com azeite a gosto e sirva.

NÃO ENCONTROU FEIJÃO-VERDE?

Pode preparar com feijão-fradinho ou fava-verde cozidos. Ou ainda pode usar edamame (na versão congelada). Atente para comprar a versão que vem debulhada (sem a vagem) e descongele no micro-ondas (ou água quente), seguindo as orientações da embalagem, antes de acrescentar ao cuscuz.

PARA COZINHAR O FEIJÃO VERDE

Coloque 2 xícaras (chá) de feijão-verde numa tigela e lave bem sob água corrente. Escorra e transfira o feijão para uma panela média. Cubra os grãos com água – eles devem ficar completamente imersos e leve ao fogo alto para cozinhar por cerca de 20 minutos até que estejam cozidos, mas ainda firmes, sem desmanchar.

Informações nutricionais:

COMO FAZER PAMONHA ASSADA

As informações nutricionais podem variar um pouco dependendo da receita específica e dos ingredientes utilizados, mas aqui estão estimativas aproximadas das informações nutricionais para 100 gramas de cuscuz de milho com feijão-verde:

  • Calorias: Aproximadamente 110-130 kcal
  • Proteínas: Cerca de 3-5 gramas
  • Gorduras totais: Em torno de 1-2 gramas
  • Gorduras saturadas: Menos de 1 grama
  • Carboidratos totais: Cerca de 20-25 gramas
  • Fibras: Aproximadamente 2-4 gramas
  • Açúcares: Variável, dependendo dos ingredientes adicionados
  • Sódio: Em torno de 100-200 miligramas

Essas são apenas estimativas gerais e os valores exatos podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na receita. Se desejar informações nutricionais mais precisas, recomenda-se calcular com base nos ingredientes exatos e nas quantidades utilizadas na preparação do cuscuz de milho com feijão-verde.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PAMONHA CASEIRA

Como Fazer Pamonha Rápido e Fácil

Essa comidinha supernacional verde e amarela! é feita a partir do milho cru ralado, misturado com coco e açúcar. Embrulhada na própria palha do milho e cozida em água fervente, perfuma a casa toda quando está pronta.

INGREDIENTES

  • 5 espigas de milho com palha
  • ¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água, encha a panela com uma nova água e volte ao fogo para ferver. Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca.

Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido. Descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Vai adquirir consistência de creme. Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo.

Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme. Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira, e deixe esfriar antes de abrir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “Como fazer cuscuz de milho com feijão-verde: A combinação perfeita”

Deixe um comentário