Como Fazer Queijadinha Cremosa de Forno 

Queijadinha Cremosa de Forno 

Como Fazer Queijadinha Cremosa de Forno, a queijadinha cremosa de forno é uma variação deliciosa de um doce tradicional na culinária brasileira, a queijadinha. Ela geralmente consiste em uma mistura de queijo, leite condensado, ovos e coco, assada no forno até ficar dourada e com uma textura cremosa por dentro.

Origem: A queijadinha tem raízes na culinária portuguesa e foi trazida para o Brasil durante o período colonial. O doce evoluiu ao longo do tempo, incorporando ingredientes locais e técnicas de preparação diferentes, resultando na queijadinha brasileira.

Popularidade: A queijadinha, em suas diversas versões, é popular em todo o Brasil, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste. Não há um local específico que possa ser considerado o único epicentro desse doce, pois é apreciado em todo o país. No entanto, em algumas cidades, como Salvador na Bahia, a queijadinha é especialmente conhecida e consumida, muitas vezes como parte da culinária típica local.

Além disso, devido à sua versatilidade e sabor marcante, a queijadinha é frequentemente encontrada em padarias, confeitarias e festas por todo o Brasil, sendo uma opção comum de doce para eventos e celebrações.

A versão cremosa de forno ganhou popularidade por sua textura suave e sabor aprimorado, tornando-se uma variação querida da receita tradicional de queijadinha.

É um doce que faz parte das tradições culinárias brasileiras e é apreciado por muitos por sua doçura equilibrada e sua combinação única de ingredientes.

Aqui está uma receita básica para fazer Queijadinha Cremosa de Forno:

Queijadinha Cremosa de Forno 

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 100g de queijo ralado (pode ser queijo parmesão)
  • 100g de coco ralado
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de manteiga (para untar)
  • Manteiga ou margarina para untar as forminhas

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Em uma tigela, misture o leite condensado, o queijo ralado, o coco ralado e os ovos. Mexa bem até obter uma mistura homogênea.
  3. Unte forminhas individuais com manteiga ou margarina.
  4. Despeje a mistura nas forminhas untadas, preenchendo cerca de 2/3 de cada uma.
  5. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20-25 minutos ou até que as queijadinhas estejam douradas e firmes, mas ainda cremosas por dentro. O tempo pode variar dependendo do seu forno, então fique de olho nelas.
  6. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar.

Dicas:

  • Você pode utilizar forminhas individuais de empadinha ou muffins para assar as queijadinhas.
  • Se preferir, adicione uma pitada de canela ou raspas de limão à mistura para dar um toque extra de sabor.
  • O queijo ralado pode ser substituído por queijo coalho ou outro queijo de sua preferência, desde que seja um queijo mais seco.
  • As queijadinhas ficam melhores no dia em que são feitas, mas podem ser armazenadas em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias.

Rendimento: Esta receita rende aproximadamente 8 a 10 queijadinhas, dependendo do tamanho das forminhas que você utilizar.

Acompanhamentos da Receita:

Como Fazer Receita Queijadinha tradicional

A Queijadinha Cremosa de Forno é um doce delicioso por si só, mas alguns acompanhamentos podem complementar ainda mais o seu sabor. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Frutas Frescas: Sirva as queijadinhas com frutas frescas, como morangos, kiwi, ou pedaços de abacaxi. A acidez das frutas contrasta bem com a doçura do doce.
  2. Calda de Frutas: Prepare uma calda rápida com frutas, como morango, framboesa ou manga, cozinhando-as com um pouco de açúcar até formar uma calda espessa. Sirva por cima das queijadinhas.
  3. Sorvete: Uma bola de sorvete de creme ou de coco pode ser um acompanhamento divino. A combinação da quentura da queijadinha com a frieza do sorvete é irresistível.
  4. Chantilly: Decore as queijadinhas com chantilly ou creme de leite batido para adicionar uma textura leve e um toque de frescor.
  5. Geleias ou compotas: Sirva com uma colherada de geleia ou compota de frutas, como goiabada ou damasco, para um contraste doce e ácido.
  6. Café ou Chá: Para quem aprecia uma bebida quente, um café fresco ou um chá de sua preferência complementam bem o sabor da queijadinha.

Experimente combinar diferentes acompanhamentos para descobrir qual agrada mais ao seu paladar e aproveite esse doce delicioso!

Informações Nutricionais:

aqui está uma aproximação das informações nutricionais para a receita da Queijadinha Cremosa de Forno, considerando os ingredientes comuns usados:

Esses valores são aproximados e podem variar dependendo das marcas específicas dos ingredientes e das quantidades exatas utilizadas na receita.

Porção da receita completa (aproximadamente 9 queijadinhas, considerando os ingredientes listados anteriormente):

  • Calorias: Cerca de 1600-1800 kcal
  • Carboidratos: Aproximadamente 180-200g
  • Gorduras: Cerca de 80-90g
  • Proteínas: Aproximadamente 40-50g
  • Açúcares: Em torno de 160-180g

É importante lembrar que esses valores são apenas estimativas e podem variar com base em fatores como o tamanho das porções, a precisão no uso dos ingredientes e outras variações na preparação da receita. Se houver alguma preocupação específica com relação à dieta, é recomendável consultar um nutricionista para obter informações mais precisas e personalizadas.

aqui estão três variações da receita de Queijadinha Cremosa de Forno, cada uma com ingredientes e preparos diferentes:

Queijadinha com Leite de Coco

Queijadinha com Leite de Coco

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 100g de queijo ralado (preferencialmente parmesão)
  • 100g de coco ralado
  • 200ml de leite de coco
  • 2 ovos
  • Manteiga ou margarina para untar

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C e unte as forminhas.
  2. Em uma tigela, misture o leite condensado, o queijo ralado, o coco ralado, o leite de coco e os ovos até obter uma mistura homogênea.
  3. Distribua a mistura nas forminhas untadas.
  4. Asse por 20-25 minutos ou até dourar levemente.
  5. Deixe esfriar antes de servir.

Rendimento: Aproximadamente 8-10 queijadinhas.

Informações Nutricionais (porção completa): Os valores nutricionais são similares à receita base, com pequenas variações devido à adição do leite de coco.

Queijadinha com Chocolate

Queijadinha com Chocolate

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 100g de queijo ralado
  • 100g de coco ralado
  • 100g de chocolate meio amargo picado
  • 2 ovos
  • Manteiga ou margarina para untar

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C e unte as forminhas.
  2. Misture o leite condensado, queijo ralado, coco ralado, chocolate picado e ovos em uma tigela até formar uma massa homogênea.
  3. Distribua a massa nas forminhas untadas.
  4. Asse por 20-25 minutos ou até que estejam douradas.
  5. Deixe esfriar antes de desenformar.

Rendimento: Aproximadamente 8-10 queijadinhas.

Informações Nutricionais (porção completa): A adição do chocolate aumenta ligeiramente as calorias e gorduras, mas as variações nutricionais são próximas à receita base.

Queijadinha Low Carb

Como Fazer a Deliciosa Queijadinha Fit

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado (versão diet ou low carb, se preferir)
  • 100g de queijo ralado (pode ser parmesão ou outro queijo mais seco)
  • 100g de coco ralado
  • 4 ovos
  • Adoçante culinário a gosto (se estiver usando leite condensado diet)
  • Manteiga ou margarina para untar

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C e unte as forminhas.
  2. Em uma tigela, misture o leite condensado (ou sua versão diet), queijo ralado, coco ralado, ovos e adoçante, se necessário, até formar uma massa homogênea.
  3. Distribua a mistura nas forminhas untadas.
  4. Asse por 20-25 minutos ou até dourar levemente.
  5. Deixe esfriar antes de servir.

Rendimento: Aproximadamente 8-10 queijadinhas.

Informações Nutricionais (porção completa): Esta variação tende a ter menos carboidratos e açúcares, especialmente se usar leite condensado diet, mas as demais informações nutricionais são similares às variações anteriores.

Estas variações oferecem opções para diferentes preferências dietéticas ou para adicionar um toque extra ao clássico sabor da queijadinha. Lembre-se de que as informações nutricionais são aproximadas e podem variar conforme os ingredientes específicos e as proporções utilizadas.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

3 comentários em “Como Fazer Queijadinha Cremosa de Forno ”

Deixe um comentário