COMO FAZER RISOTO COR DE ABÓBORA

COMO FAZER RISOTO COR DE ABÓBORA

COMO FAZER RISOTO COR DE ABÓBORA, O segredo da cor deste risoto é o purê de abóbora. Além desse tom lindo, ele traz mais cremosidade ao preparo. Para completar, vai carne-seca, o que faz com que a combinação de sabores fique bem brasileira. Você pode quebrar o preparo em etapas: num dia cozinha a carne e a abóbora, no outro o risoto. Na hora de servir, tiras de abobrinha marinadas e farofinha de pão deixam o prato ainda mais interessante.

PARA A CARNE-SECA

INGREDIENTES

  • 400 g de carne-seca

MODO DE PREPARO

Corte a carne-seca em pedaços de 7 cm esse tamanho é ideal para dessalgar a carne, sem tirar completamente o sal, e também para desfiar em comprimento uniforme. Coloque os pedaços num escorredor e lave bem sob água corrente.

Transfira a carne para uma tigela grande e cubra com 5 xícaras (chá) de água. Tampe com um prato e leve à geladeira para dessalgar por 24 horas troque a água da carne-seca pelo menos 2 vezes durante a dessalga.

Escorra a água e transfira a carne dessalgada para a panela de pressão. Cubra com 1,5 litro de água, tampe e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. 

Atenção: deixe a panela soltar todo o vapor antes de abrir a tampa. Com a pinça, transfira a carne cozida para uma travessa e desfie com dois garfos, descartando o excesso de gordura (se preferir, espere amornar e desfie com as mãos). No total, você terá cerca de 1⅓ de xícara (chá) de carne desfiada para preparar o risoto.

PARA O RISOTO

INGREDIENTES

  • 1½ xícara (chá) de arroz para risoto (árboreo)
  • 3 xícaras (chá) de abóbora japonesa descascada cortada em cubos médios (cerca de 400 g)
  • 1,5 litro de caldo de legumes
  • 1 cebola
  • ⅔ de xícara (chá) de vinho branco
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Comece o preparo do risoto pela abóbora: numa panela média, coloque os cubos de abóbora, adicione ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até a abóbora ficar bem macia dessa forma, a abóbora cozinha sem ficar aguada.

Transfira os pedaços cozidos para um prato e amasse bem com um garfo no total, você terá cerca de 1½ xícara (chá) de purê para preparar o risoto. Reserve.

Descasque e pique fino a cebola. Coloque o caldo de legumes numa panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até murchar. Acrescente a carne-seca cozida e desfiada e refogue por 5 minutos, até começar a dourar. Adicione o arroz e refogue por 2 minutos para envolver bem todos os grãos com o refogado.

Regue com o vinho e mexa bem até secar. Junte a abóbora cozida e amassada, regue com 3 conchas do caldo de legumes e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino (lembre-se de que o caldo de legumes caseiro não leva sal). Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo de concha em concha e mexendo até que o risoto fique no ponto o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente); esse processo leva cerca de 20 minutos. 

Desligue o fogo e misture a manteiga e o queijo parmesão. Sirva a seguir com abobrinha marinada e farofa de pão.

SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite o pré-preparo e cozinhe abóbora e carne-seca a mais. Assim você ganha tempo na cozinha e pode transformar as sobras em brigadeiro de abóbora e amêndoas ou em um macarrão à carbonara com carne-seca.

RISOTO DE ABOBRINHA COM RICOTA NOZES E HORTELÃ

Abobrinha, ricota, nozes e hortelã formam uma clássica combinação de sabores e transformam um simples risoto em um prato surpreendente, perfeito para um jantar entre amigos.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz para risoto
  • 2 abobrinhas
  • 1 cebola
  • 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • 2 ½ colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de ricota esfarelada (cerca de 300 g)
  • ½ xícara (chá) de nozes
  • 4 ramos de hortelã
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Faça o pré-preparo: com uma escovinha para legumes lave bem a casca das abobrinhas sob água corrente; corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e as metades em meias-luas de 1 cm; descasque e pique fino a cebola; pique grosseiramente as nozes; lave e seque as folhas de hortelã.

Leve uma frigideira grande (ou bistequeira) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e junte metade das abobrinhas – não coloque todas de uma só vez, as fatias precisam ficar em contato com o fundo da frigideira para dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para uma tigela e repita com o restante, regando a frigideira com mais azeite. Reserve.

Leve uma chaleira com o caldo de legumes caseiro ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha aquecido durante todo o preparo do risoto.

Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Adicione o arroz e misture bem por 1 minuto para envolver todos os grãos no azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal.

Regue com o vinho e mexa até secar. Adicione 2 xícaras (chá) do caldo e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, ou até secar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Repita o mesmo procedimento mais uma vez.

Acrescente metade das abobrinhas grelhadas e junte o caldo restante, aos poucos, até o risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente). Na última adição, não deixe o caldo secar completamente – o risoto deve ficar bem úmido.

Desligue o fogo e misture a manteiga, metade da ricota e metade das folhas de hortelã. Sirva as porções com o restante das abobrinhas grelhadas, uma colherada de ricota, nozes picadas e folhas de hortelã.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

4 comentários em “COMO FAZER RISOTO COR DE ABÓBORA”

Deixe um comentário