Como fazer Risoto de Camarão: Segredos de um prato perfeito

COMO FAZER RISOTO DE CAMARÃO

Como fazer risoto de camarão, Um risoto de camarão como deve ser: preparado com o caldo das cascas e cabeças do camarão, com sabor bem evidente. Assim você valoriza cada centavo que investiu no preparo! Para ficar ainda mais especial, a receita é cheia de dicas de apresentação, para o prato enfeitar a mesa.

PARA O CALDO

INGREDIENTES

  • 500 g de camarão cinza médio inteiros (com casca e cabeça)
  • ½ cebola
  • 1 cenoura
  • 2 dentes de alho
  • 3 ramos de tomilho
  • 2 litros de água
  • 3 colheres (sopa) de vinho branco
  • folhas de 1 alho-poró

MODO DE PREPARO

Limpe os camarões: cascas e cabeças serão usadas para fazer o caldo e os camarões limpos no risoto. Primeiro, separe 12 camarões e tire as cabeças e as cascas, mas mantenha o rabo, assim ele fica mais bonito na apresentação. Com os demais, retire as cabeças e cascas completamente.  Com um palito de dentes faça um furo próximo da cauda e puxe a tripinha delicadamente para cima (se romper, fure mais adiante e recomece). Se preferir, com uma faca pequena bem afiada, faça um corte raso no dorso, de ponta a ponta e descarte a tripinha. No total você terá cerca de 200g de cabeças e cascas para o caldo e 300g de camarões limpos para o risoto.

Em uma peneira, lave as cascas e cabeças sob a água corrente. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque os dentes de alho. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Lave e, sem descascar, corte a cenoura em rodelas de 1 cm. Numa panela grande, leve todos os ingredientes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e conte 40 minutos para o caldo reduzir e apurar os saboresPassado os 40 minutos, sobre uma tigela, passe o caldo por uma peneira pressionando levemente com uma colher para extrair todo o líquido. Reserve.

DICA IMPORTANTE:

você pode preparar o caldo de camarão com antecedência e manter na geladeira por até 2 dias.

PARA O RISOTO

INGREDIENTES

  • 300 g de camarão cinza médio limpos (cerca de 26 unidades)
  • 1 xícara (chá) de arroz para risoto
  • 1 alho-poró
  • 1 cebola
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • 1,250 litro do caldo de camarão
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • broto de agrião a gosto para servir
  • broto de rúcula a gosto para servir
  • cerefólio a gosto para servir
  • farofinha de pão a gosto para servir
  • 1 xícara (chá) de óleo para fritar o alho-poró

MODO DE PREPARO

Numa panela, leve o caldo de camarão ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo. Corte um pedaço de 5 cm do alho-poró, mais próximo da parte verde. Corte o pedaço ao meio no sentido do comprimento e fatie fino também no sentido do comprimento, reserve para a decoração. Corte o restante do talo do alho-poró ao meio, no sentido do comprimento, e fatie cada metade em meias-luas finas. Descasque e pique fino a cebola.

Leve uma panela média ao fogo médio, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola e o alho-poró. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar, por cerca de 3 minutos. Acrescente o arroz e mexa bem por 2 minutos para envolver os grãos com azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino – lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!

Regue com o vinho e misture até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Mexa de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto, por cerca de 15 minutos – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente). Enquanto isso, prepare o alho-poró da finalização.

Leve uma panela pequena de borda alta com óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha. Assim que o óleo estiver quente, com cuidado, mergulhe o alho-poró cortado para fritar por cerca de 30 segundos. Transfira o alho-poró para a travessa com papel toalha e reserve.

Atenção: na última adição de caldo, misture o camarão (exceto os 12 que ficaram com o rabinho) e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. O camarão deve ficar cozido e o risoto bem úmido. Acrescente 2 colheres (sopa) de azeite e misture bem. Tampe a panela e doure os camarões da finalização.

Tempere os 12 camarões (que permaneceram com o rabinho) com sal e pimenta a gosto. Leve uma frigideira, de preferência antiaderente, ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e disponha os 12 camarões. Doure por cerca de 1 minuto de cada lado e, com uma pinça, transfira para um prato. Sirva o risoto com os camarões dourados, o alho-poró frito, cerefólio, farofinha de pão e os brotinhos de agrião e rúcula.

Dicas de variações da receita:

4 maneiras de fazer camarão

Você pode variar o tempero do Risoto de Camarão cremoso de diversas maneiras para criar diferentes sabores e nuances. Aqui estão algumas sugestões de como você pode fazer isso:

  1. Ervas frescas: Adicione ervas frescas como coentro, salsa, manjericão ou estragão para dar um toque de frescor ao prato. Pique as ervas finamente e adicione ao risoto logo antes de servir para manter o sabor vibrante.
  2. Pimentas: Se você gosta de um pouco de calor, adicione pimentas como pimenta vermelha ou pimenta calabresa para dar um toque picante ao risoto. Adicione as pimentas durante o refogado dos ingredientes para que o sabor se incorpore bem ao prato.
  3. Alho e cebola caramelizados: Refogue alho e cebola em fogo baixo até caramelizarem antes de adicionar o arroz e o caldo. Isso adicionará um sabor doce e rico ao risoto.
  4. Limão siciliano: Adicione raspas de limão siciliano e suco fresco ao risoto durante o processo de cozimento para um toque cítrico refrescante. Isso complementará perfeitamente o sabor do camarão.
  5. Queijo: Experimente diferentes tipos de queijo para adicionar cremosidade e sabor ao risoto. Queijos como parmesão, gruyère ou até mesmo um queijo azul suave podem ser ótimas opções.
  6. Vinho branco: Substitua parte do caldo por vinho branco seco para adicionar profundidade de sabor ao risoto. O ácido do vinho também ajudará a equilibrar a riqueza do prato.
  7. Tomates secos: Adicione tomates secos picados ao risoto para um toque de doçura e umidade. Eles também adicionam um sabor umami delicioso ao prato.
  8. Caldo de legumes ou de frutos do mar: Experimente usar caldo de legumes ou de frutos do mar em vez de caldo de galinha para dar mais complexidade ao sabor do risoto.

Essas são apenas algumas ideias para variar o tempero do seu Risoto de Camarão cremoso. Sinta-se à vontade para experimentar e ajustar as quantidades de acordo com seu gosto pessoal!

Informações nutricionais:

Como Fazer Receita de Risoto de Camarão Cremoso

As informações nutricionais para 100 gramas de Risoto de Camarão cremoso podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das quantidades usadas na receita. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes típicos encontrados em um risoto de camarão. Aqui estão as informações aproximadas para 100 gramas de Risoto de Camarão cremoso:

  • Calorias: Cerca de 150-200 kcal
  • Proteínas: Cerca de 8-12 gramas
  • Gorduras totais: Cerca de 5-10 gramas
    • Gorduras saturadas: Cerca de 2-4 gramas
  • Carboidratos totais: Cerca de 20-30 gramas
    • Açúcares: Cerca de 1-3 gramas
  • Fibra: Cerca de 1-3 gramas
  • Sódio: Cerca de 300-500 mg

É importante lembrar que essas são estimativas aproximadas e os valores específicos podem variar dependendo dos ingredientes exatos e das proporções utilizadas na receita. Se você estiver preocupado com informações nutricionais precisas, recomendo calcular as informações nutricionais com base nos ingredientes específicos que você está usando.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

19 comentários em “Como fazer Risoto de Camarão: Segredos de um prato perfeito”

Deixe um comentário