Como Fazer Risoto de Queijo com Couve-flor: Receita Tradicional com um Toque Especial

RISOTO DE QUEIJO COM COUVE-FLOR

Risoto de queijo com couve-flor, Ideal para preparar a quatro (ou mais) mãos, essa receita tem bastante etapas, mas compensa cada uma delas. O risoto, cremoso e neutro, ganha o toque crocante e intenso da couve-flor, da sálvia frita e da farofinha de amêndoas.

PARA O RISOTO

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo)
  • 1,5 litro de caldo de frango caseiro
  • 1 cebola
  • ½ xícara (chá) de vinho branco seco
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • raspas de 2 limões taiti
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Prepare a farofinha de amêndoas, a couve-flor e sálvia antes de começar o risoto (as receitas estão abaixo).  Numa panela, leve o caldo de frango ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo. Descasque e pique fino a cebola.

Leve outra panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e refogue a cebola picada com uma pitada de sal, mexendo bem, até murchar. Acrescente o arroz e refogue por 3 minutos para envolver bem os grãos com azeite. Tempere bem com sal e pimenta – lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!

Regue com o vinho e misture até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto –  o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).

DICA IMPORTANTE:

 na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga, o parmesão, as raspas de limão e misture bem. Sirva a seguir com a couve-flor e sálvia fritas, e polvilhe com farofinha de amêndoas.

PARA A COUVE-FLOR E A SÁLVIA FRITAS

INGREDIENTES

  • 1 couve-flor
  • ½ maço de sálvia
  • ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de óleo

MODO DE PREPARO

Corte a couve-flor em floretes pequenos. Lave sob água corrente e deixe os floretes no escorredor por alguns minutos para escorrer bem a água. Seque bem os floretes com um pano de prato – isso evita que o óleo espirre na hora de fritar. Passe as folhas de sálvia pela farinha de trigo para empanar – não precisa passar no ovo, é só para formar uma capinha bem fina de farinha.

Numa panela pequena, leve o óleo para aquecer em fogo médio – para saber a temperatura certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo, quando acender, está no ponto. Forre uma travessa com papel-toalha. Quando o óleo aquecer, abaixe o fogo e, com uma escumadeira, coloque alguns floretes de couve-flor, delicadamente, para o óleo não espirrar, e deixe fritar por 1 minuto, mexendo com a escumadeira, até dourar. Transfira os floretes para a travessa forrada, tempere com sal e repita com o procedimento restante.

Depois de fritar todos os floretes, mantenha o óleo em fogo baixo e, com a escumadeira, mergulhe as folhas de sálvia em etapas para fritar por 30 segundos – atenção: é bem rápido, mesmo! Transfira para a travessa com papel-toalha. As folhas vão ficar crocantes depois de esfriar.

PARA A FAROFINHA DE AMÊNDOAS

INGREDIENTES

  • ½ xícara (chá) de amêndoas inteiras com pele
  • 1 colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO

Na tábua, pique grosseiramente as amêndoas – pode deixar pedaços maiores e menores misturados. Leve uma frigideira pequena com a manteiga fogo médio. Quando derreter, junte as amêndoas e mexa até dourar. Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente antes de servir.

Dicas de variações da receita:

Risoto de cogumelos porcini com bacon crocante

Você pode variar o tempero do Risoto de Queijo com Couve-flor de várias maneiras para adicionar mais sabor e personalidade ao prato. Aqui estão algumas sugestões de como você pode fazer isso:

  1. Ervas Frescas: Adicione ervas frescas picadas, como salsa, coentro, manjericão ou tomilho, no final do cozimento para dar um toque de frescor ao risoto.
  2. Especiarias: Experimente adicionar especiarias como pimenta-do-reino moída na hora, páprica defumada, orégano ou cominho para dar mais profundidade ao sabor.
  3. Alho e Cebola: Refogue alho e cebola picados em azeite antes de adicionar o arroz, para dar um sabor extra ao risoto.
  4. Queijo Adicional: Além do queijo utilizado na receita, como o parmesão, você pode experimentar adicionar outros tipos de queijo, como gorgonzola, queijo de cabra ou queijo cheddar, para variar o sabor e a cremosidade do prato.
  5. Vinho Branco: Substitua parte do caldo de legumes por vinho branco seco para adicionar um sabor mais complexo ao risoto.
  6. Adição de Nozes: Tente adicionar nozes picadas, como amêndoas ou nozes, para adicionar uma textura crocante e um sabor de nozes ao risoto.
  7. Pimentas ou Pimentões: Se você gosta de um pouco de calor, adicione pimentas ou pimentões picados ao risoto para um toque picante.
  8. Cogumelos: Adicione cogumelos fatiados, como cogumelos shiitake, cogumelos portobello ou cogumelos cremini, para um sabor terroso e uma textura agradável ao risoto.

Essas são apenas algumas ideias para variar o tempero do seu Risoto de Queijo com Couve-flor. Sinta-se à vontade para experimentar combinações diferentes e ajustar os ingredientes de acordo com o seu gosto pessoal!

Informações nutricionais:

Como fazer um risoto cremoso de cogumelos passo a passo

Para fornecer informações nutricionais precisas para a receita de Risoto de Queijo com Couve-flor, precisaríamos de uma receita específica com quantidades exatas de ingredientes. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para 100 gramas de risoto de queijo com couve-flor com base em ingredientes típicos. Lembre-se de que esses valores podem variar dependendo dos ingredientes e das quantidades específicas utilizadas na sua receita.

Aqui está uma estimativa aproximada das informações nutricionais para 100 gramas de Risoto de Queijo com Couve-flor:

  • Calorias: Cerca de 120-150 kcal
  • Proteínas: Cerca de 5-8 gramas
  • Gorduras: Cerca de 5-8 gramas
  • Carboidratos: Cerca de 15-20 gramas
  • Fibras: Cerca de 2-3 gramas
  • Açúcares: Cerca de 1-3 gramas
  • Sódio: Cerca de 200-300 miligramas

Esses valores são aproximados e podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na sua receita, como o tipo de queijo, a quantidade de manteiga ou óleo, e outros ingredientes adicionais. Para obter informações nutricionais mais precisas, recomenda-se calcular com base nos ingredientes exatos e nas suas quantidades na receita. Além disso, lembre-se de considerar o tamanho da porção ao calcular a ingestão nutricional.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM RISOTO DE COGUMELOS COM SALSINHA

PARA O CALDO

INGREDIENTES

  • 2 cenouras
  • 2 talos de salsão (as folhas de 1)
  • 1 cebola grande
  • 3 litros de água
  • 2 folhas de louro
  • 3 cravos-da-índia
  • 5 grãos de pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO

Lave bem todos os legumes. Corte a cenoura em fatias grossas. A cebola e o salsão em pedaços médios.
Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Coloque a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Reserve.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

11 comentários em “Como Fazer Risoto de Queijo com Couve-flor: Receita Tradicional com um Toque Especial”

Deixe um comentário