Como fazer suflê de frango: Receita clássica com um toque moderno

COMO FAZER SUFLÊ DE FRANGO

O suflê de frango é uma preparação culinária que combina uma base de creme ou molho bechamel com frango desfiado e claras de ovos batidas em neve, resultando em um prato leve e aerado, com uma textura macia e sabor delicado.

Origem: O suflê, em sua forma original, é um prato francês que remonta ao século XVIII. O termo “suflê” vem do verbo francês “souffler”, que significa “soprar” ou “inflar”. Acredita-se que o suflê foi inventado pelo chef francês Antoine Beauvilliers, um dos pioneiros da alta gastronomia francesa. No entanto, a versão com frango pode ter evoluído posteriormente, combinando os ingredientes tradicionais de suflê com o frango, que é uma carne popular na culinária francesa.

Popularidade no Brasil: No Brasil, o suflê de frango é uma preparação bastante apreciada, especialmente em ocasiões especiais e festivas. Ele pode ser encontrado em menus de restaurantes sofisticados, buffets e até mesmo em receitas caseiras. Não há uma região específica do Brasil onde o suflê de frango seja mais popular, pois é um prato apreciado em todo o país. No entanto, é mais comum em áreas urbanas e em regiões onde a culinária francesa tem maior influência.

O suflê de frango é valorizado por sua versatilidade, pois pode ser servido como prato principal acompanhado de saladas ou legumes, ou como um acompanhamento elegante para refeições mais formais. Sua textura leve e sabor suave o tornam uma opção atraente para uma variedade de paladares, tornando-o uma escolha popular em muitos lares brasileiros.

Receita completa:

COMO FAZER SUFLÊ DE FRANGO

Agora a receita completa:

INGREDIENTES

  • 4 ovos
  • ½ peito de frango desossado e sem pele
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ xícara (chá) de queijo gruyère ralado fino (cerca de 50 g)
  • 2 ramos de tomilho
  • 1 colher (chá) de sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • manteiga e fubá para untar e polvilhar os ramequins

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Descasque e pique fino a cebola e o alho. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela se um ovo estiver estragado você não perde a receita. Corte o peito de frango em quatro pedaços, transfira para a panela de pressão e cubra com 2 xícaras (chá) de água. Feche a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 4 minutos. Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Se quiser acelerar o processo, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.

Transfira os pedaços de frango para uma travessa e desfie utilizando dois garfos. Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte o alho e mexa por mais 1 minuto. Acrescente o frango desfiado, tempere com o sal, noz-moscada e adicione as folhas de tomilho debulhadas. Junte o vinho e o leite, e misture bem.

Abaixe o fogo e junte as gemas, uma de cada vez, sem parar de mexer para que elas não cozinhem. Continue mexendo por cerca de 2 minutos, até que a mistura engrosse — o creme deve ficar com aparência de mingau. Adicione o queijo e misture bem. Transfira para uma tigela grande e deixe amornar.

Enquanto isso, com um pedaço de papel-toalha, unte com manteiga a lateral interna de 3 ramequins individuais (de 9 cm de diâmetro). Polvilhe com fubá, gire os potinhos para cobrir as laterais e bata bem sobre a pia para retirar o excesso. Leve os ramequins para a geladeira capriche na preparação dos recipientes para formar paredes ásperas para a massa escalar e se firmar à medida que cresce. Não é preciso untar o fundo.

Na batedeira, bata as claras com uma pitada de sal até o ponto de neve com picos moles: comece em velocidade baixa e, quando espumar, aumente a velocidade gradualmente. Deixe bater por cerca de 5 minutos, até as claras ficarem marcadas com o batedor e as bolhas de ar próximo da parede da tigela sumirem. Atenção: se bater demais, as claras vão ficar muito firmes e perder a elasticidade. O resultado será um suflê ressecado. Bata apenas até formar picos moles.

Com uma espátula, junte ⅓ das claras batidas ao creme de frango e misture bem para incorporar — se as claras formarem pontinhos que não se misturam, é sinal de que foram batidas além da conta. Adicione o restante das claras e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para não perder todo o ar incorporado.

Com uma concha, preencha cada ramequim até a borda com a massa de suflê. Nivele passando uma faca (com o corte para cima) para retirar o excesso. Passe a ponta do dedo polegar por todas as bordas internas para retirar um pouquinho mais de massa isso ajuda o suflê a crescer retinho. Transfira os ramequins para uma assadeira e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos ou até crescerem e dourarem. Sirva imediatamente.

Informações nutricionais:

Como Fazer Suflê de Cenouras Assadas

As informações nutricionais para 100 gramas de suflê de frango podem variar ligeiramente dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na receita. No entanto, aqui estão as informações nutricionais aproximadas para uma porção típica de suflê de frango:

  • Calorias: Cerca de 150-200 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 10-15 gramas
  • Gorduras: Geralmente varia de 8 a 12 gramas, dependendo da quantidade de manteiga, queijo ou outros ingredientes gordurosos adicionados à receita.
  • Carboidratos: Em média, entre 10 e 15 gramas, principalmente provenientes de ingredientes como farinha, leite ou creme.
  • Fibra dietética: Baixa quantidade, geralmente menos de 1 grama por porção.
  • Vitaminas e minerais: O suflê de frango pode fornecer uma variedade de nutrientes, dependendo dos ingredientes utilizados. Por exemplo, pode conter cálcio do queijo, vitaminas do complexo B do frango e outros nutrientes presentes em ingredientes como ovos, leite e vegetais.

É importante notar que essas são estimativas gerais e os valores nutricionais específicos podem variar com base na receita exata e nas escolhas de ingredientes feitas durante a preparação do suflê de frango. Se precisar de informações nutricionais mais precisas, recomenda-se calcular com base nos ingredientes específicos utilizados na receita.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário