Como fazer um delicioso bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango

Como fazer um delicioso bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango

Como fazer um delicioso bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango, O bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango é uma variação popular de bolo presente em muitas cozinhas brasileiras. Esta receita combina a riqueza do chocolate, a cremosidade do brigadeiro e a doçura e frescor dos morangos, criando uma sobremesa indulgente e deliciosa.

Origem: Não há uma origem específica documentada para esta receita, mas é uma evolução natural das preferências culinárias brasileiras. O brigadeiro é um doce tradicionalmente brasileiro, feito com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, que é popular como cobertura de bolos e também como recheio. O bolo de chocolate, por sua vez, é uma sobremesa amplamente consumida no Brasil e em muitas partes do mundo. A adição de morangos ao recheio é uma maneira de complementar a doçura do brigadeiro e adicionar uma camada de frescor ao bolo.

Popularidade no Brasil: O bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango é especialmente popular em festas de aniversário, comemorações e eventos especiais em todo o Brasil. É uma escolha comum para festas infantis, casamentos, chás de bebê e outras celebrações. Este bolo é frequentemente encontrado em padarias, confeitarias e até mesmo feito em casa para ocasiões especiais.

Regiões Populares: Embora seja apreciado em todo o país, algumas regiões do Brasil têm uma predileção particular por esta receita. Grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, têm uma grande demanda por bolos de chocolate com recheio de brigadeiro e morango devido à sua popularidade em festas e eventos. Além disso, cidades turísticas e destinos de praia, como Florianópolis, Recife e Salvador, também oferecem esta sobremesa em suas confeitarias e padarias, para atender tanto aos moradores locais quanto aos turistas em busca de uma experiência gastronômica brasileira.

Receita completa:

Como fazer um delicioso bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango

Aqui está a receita completa para o bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango:

Ingredientes:

Para o bolo de chocolate:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de cacau em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha

Para o recheio de brigadeiro:

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Morangos frescos, cortados em fatias, para rechear o bolo e decorar

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe duas formas de bolo redondas de 20 cm de diâmetro.
  2. Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o açúcar, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal.
  3. Em outra tigela, bata os ovos levemente. Adicione o leite, o óleo vegetal e o extrato de baunilha e misture bem.
  4. Despeje os ingredientes líquidos na mistura de ingredientes secos e mexa até ficar bem combinado. A massa será um pouco líquida, mas é normal.
  5. Divida a massa igualmente entre as duas formas preparadas e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25-30 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
  6. Enquanto o bolo assa, prepare o recheio de brigadeiro. Em uma panela, misture o leite condensado, o cacau em pó e a manteiga. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até que a mistura engrosse e comece a desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar completamente.
  7. Quando os bolos estiverem assados e frios, monte o bolo. Coloque uma das camadas de bolo em um prato de servir. Espalhe uma camada generosa de brigadeiro por cima e distribua algumas fatias de morango por cima. Cubra com a segunda camada de bolo e repita o processo, finalizando com uma camada de brigadeiro no topo. Decore com morangos frescos.

Dicas:

  • Certifique-se de que os bolos estejam completamente resfriados antes de montar o bolo para evitar que o recheio derreta.
  • Se preferir um recheio mais firme, deixe o brigadeiro esfriar na geladeira por algumas horas antes de usar.
  • Você pode decorar o bolo com raspas de chocolate, chantilly ou glacê, se desejar.
  • O tempo de preparo estimado é de cerca de 1 hora, mas pode variar dependendo da habilidade na cozinha e do tempo de espera para resfriar os bolos e o recheio.

Rendimento: Esta receita rende um bolo de tamanho médio, servindo aproximadamente 10-12 pessoas, dependendo do tamanho das fatias.

Dicas de acompanhamentos:

bolo

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos deliciosos que combinam perfeitamente com o bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango:

  1. Chantilly: O chantilly é um clássico acompanhamento para bolos, especialmente os de chocolate. Sua leveza e doçura complementam perfeitamente a riqueza do bolo.
  2. Calda de chocolate quente: Uma generosa porção de calda de chocolate quente por cima do bolo adiciona uma camada extra de indulgência e sabor.
  3. Sorvete de creme ou baunilha: O contraste entre o bolo quente e o sorvete frio é simplesmente delicioso. O sorvete de creme ou baunilha adiciona uma cremosidade extra e um toque refrescante à sobremesa.
  4. Frutas frescas: Além dos morangos que já estão no recheio, você pode servir o bolo com outras frutas frescas, como framboesas, amoras ou bananas fatiadas. Elas adicionam um toque de frescor e cor ao prato.
  5. Café ou chá: Uma xícara de café fresco ou chá quente é o acompanhamento perfeito para um pedaço de bolo de chocolate. A combinação de sabores é clássica e reconfortante.
  6. Creme de avelã: Se você é fã de Nutella ou outros cremes de avelã, espalhar uma camada fina sobre o bolo pode ser uma escolha deliciosa. O sabor de chocolate e avelã complementam muito bem o bolo de chocolate.
  7. Granulado ou confeitos: Polvilhar um pouco de granulado ou confeitos coloridos por cima do bolo adiciona um toque de diversão e cor. Além disso, proporciona uma textura crocante que contrasta com a maciez do bolo.

Esses são apenas alguns exemplos de acompanhamentos que podem elevar ainda mais o sabor do bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango. Sinta-se à vontade para experimentar e combinar diferentes opções de acordo com suas preferências e criatividade!

Dicas de variações do tempero:

chocolate e morango

Você pode variar o tempero desta receita para adicionar um toque único e personalizado ao seu bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango. Aqui estão algumas sugestões de como fazer isso:

  1. Canela: Adicione 1-2 colheres de chá de canela em pó à massa do bolo de chocolate. A canela complementa o sabor do chocolate e adiciona uma dimensão extra de calor e especiarias à sobremesa.
  2. Pimenta Cayenne: Para os amantes de chocolate que gostam de um pouco de ousadia, experimente adicionar uma pitada de pimenta cayenne à massa do bolo. A pimenta cayenne realça o sabor do chocolate e adiciona um toque sutil de calor que contrasta com a doçura do brigadeiro e dos morangos.
  3. Gengibre: Rale um pouco de gengibre fresco e adicione à massa do bolo para um sabor picante e refrescante. O gengibre combina bem com o chocolate e adiciona uma nota fresca e estimulante à sobremesa.
  4. Raspas de laranja ou limão: Adicione raspas finas da casca de laranja ou limão à massa do bolo para um toque cítrico e refrescante. As raspas de citrinos adicionam um aroma fresco e um sabor vibrante que complementa o chocolate e os morangos.
  5. Licor: Substitua uma parte do líquido da receita (por exemplo, parte do leite) por licor de sua escolha, como licor de café, licor de laranja ou licor de amêndoa. O licor adiciona profundidade de sabor e um toque de sofisticação ao bolo.

Ao adicionar esses temperos, é importante começar com uma quantidade pequena e ajustar de acordo com o seu gosto pessoal. Esses ingredientes podem ter sabores intensos, então é melhor começar com moderação e aumentar conforme necessário. Experimente diferentes combinações para descobrir sua variação favorita do bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango!

Informações nutricionais:

bolo

Para calcular as informações nutricionais para 100 gramas da receita de bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango, vamos considerar os ingredientes principais e fazer uma estimativa com base em valores típicos. Por favor, note que essas são estimativas aproximadas e os valores podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na sua receita. Aqui está uma estimativa geral:

  1. Bolo de Chocolate:
    • Calorias: Aproximadamente 350 kcal
    • Carboidratos: Aproximadamente 50 g
    • Proteínas: Aproximadamente 5 g
    • Gorduras: Aproximadamente 15 g
    • Fibras: Aproximadamente 3 g
    • Açúcares: Aproximadamente 30 g
  2. Recheio de Brigadeiro:
    • Calorias: Aproximadamente 350 kcal
    • Carboidratos: Aproximadamente 40 g
    • Proteínas: Aproximadamente 5 g
    • Gorduras: Aproximadamente 20 g
    • Fibras: Aproximadamente 1 g
    • Açúcares: Aproximadamente 35 g
  3. Morangos:
    • Calorias: Aproximadamente 30 kcal
    • Carboidratos: Aproximadamente 7 g
    • Proteínas: Aproximadamente 1 g
    • Gorduras: Aproximadamente 0 g
    • Fibras: Aproximadamente 2 g
    • Açúcares: Aproximadamente 5 g

Por favor, note que esses valores são apenas estimativas e podem variar dependendo dos ingredientes específicos que você usa, bem como das proporções na sua receita. Recomenda-se verificar os rótulos nutricionais dos ingredientes individuais para obter informações mais precisas.

Dicas de congelamento:

bolo

Você pode congelar o bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango, mas é importante considerar alguns pontos para garantir a melhor qualidade possível após o descongelamento. Aqui estão algumas orientações sobre como congelar o bolo e por que pode ou não ser a melhor opção:

Como congelar:

  1. Esperar esfriar: Antes de congelar o bolo, certifique-se de que ele esfriou completamente à temperatura ambiente. Congelar um bolo ainda quente pode criar condensação, o que pode comprometer a textura do bolo após o descongelamento.
  2. Corte em porções individuais: Se possível, corte o bolo em porções individuais antes de congelar. Isso facilitará o descongelamento e permitirá que você retire apenas a quantidade desejada de uma vez.
  3. Embrulhe em filme plástico: Enrole cada porção de bolo em filme plástico de forma segura, garantindo que esteja bem vedado para evitar a entrada de ar. Isso ajudará a evitar a formação de cristais de gelo e manterá a umidade dentro do bolo.
  4. Armazene em recipiente hermético: Coloque as porções embrulhadas do bolo em um recipiente hermético ou saco plástico próprio para congelamento. Certifique-se de retirar o máximo de ar possível antes de selar o recipiente.
  5. Rotule e datilhe: Para facilitar a identificação, rotule o recipiente com a data de congelamento. O bolo congelado é melhor consumido dentro de 1-2 meses para manter a melhor qualidade.

Por que pode ou não ser a melhor opção:

  • Pode congelar: O bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango pode ser congelado com sucesso, desde que seja armazenado adequadamente. Congelar o bolo pode ser uma ótima opção se você fizer uma grande quantidade e quiser estender sua vida útil.
  • Não é a melhor opção: Se você planeja consumir o bolo em poucos dias e tem espaço na geladeira, pode ser mais conveniente armazená-lo na geladeira. O processo de congelamento e descongelamento pode alterar ligeiramente a textura do bolo, especialmente se não for feito corretamente.

Portanto, o congelamento é uma opção viável, mas certifique-se de seguir as orientações acima para preservar a qualidade do bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morango.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário