Como fazer uma deliciosa Fritata de Batata com Aspargos: Receita Passo a Passo

FRITATA DE BATATA COM ASPARGOS

Como fazer uma deliciosa Fritata de Batata com Aspargos: Receita Passo a Passo, A Fritata de Batata com Aspargos é um prato tradicional da culinária italiana, com variações e adaptações em diferentes partes do mundo. Ela é uma espécie de omelete espessa, que geralmente inclui ovos, batatas e outros ingredientes como vegetais, queijos, ervas e carnes. É uma preparação versátil que pode ser servida como prato principal, acompanhamento ou até mesmo como aperitivo, dependendo da ocasião.

Origem: A origem da fritata remonta à Itália, onde é uma das preparações mais conhecidas e apreciadas da culinária italiana. Acredita-se que a fritata tenha suas raízes na palavra italiana “frire”, que significa “fritar”. Ela é tradicionalmente preparada em uma frigideira, onde os ingredientes são combinados e cozidos até formarem uma espécie de omelete espessa e dourada.

Popularidade no Brasil: No Brasil, a Fritata de Batata com Aspargos ainda não alcançou o mesmo nível de popularidade que em países como Itália ou Estados Unidos, mas é apreciada por aqueles que buscam experimentar pratos internacionais e variados. Restaurantes italianos e de culinária internacional podem incluir a fritata em seus cardápios, especialmente em áreas urbanas e turísticas onde há uma demanda por uma ampla variedade de opções gastronômicas.

Em grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, é mais provável encontrar restaurantes que sirvam fritata de batata com aspargos devido à diversidade gastronômica dessas cidades. Além disso, em regiões com influência italiana, como a Serra Gaúcha no sul do Brasil, é possível encontrar estabelecimentos que ofereçam essa iguaria italiana, muitas vezes com adaptações para os gostos locais.

Apesar de não ser tão difundida quanto outros pratos da culinária italiana no Brasil, a fritata de batata com aspargos certamente tem seu espaço entre os apreciadores de boa comida e pode ser encontrada em diversos estabelecimentos especializados em gastronomia internacional ou em menus de eventos especiais e festas.

INGREDIENTES

  • 12 ovos
  • 4 batatas
  • 1 maço de aspargos verdes frescos
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Comece pelos aspargos: lave, seque, corte e descarte um pedaço de cerca de 2 cm da base de cada talo (ela é muito dura e fibrosa); corte e reserve as pontas; fatie o restante dos talos em rodelas de cerca de 0,5 cm. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Com um mandolin (fatiador de legumes), corte cada uma em rodelas finas (se preferir, use uma faca). Leve ao fogo médio uma frigideira que possa ir ao forno (caso não tenha, comece o preparo na frigideira e, na hora de acrescentar os ovos, transfira tudo para um refratário). Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente as pontas e fatias de aspargos. Tempere com sal e deixe dourar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula. 

Transfira os aspargos para uma tigela e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com mais ¼ de xícara (chá) de azeite e adicione as batatas. Tempere com sal e deixe cozinhar por cerca de 7 minutos, virando de vez em quando, até as fatias começarem a ficar transparentes. Enquanto as batatas cozinham no azeite quebre um ovo de cada vez numa tigela pequena e transfira para outra maior – se um estiver estragado, você não perde a receita. Tempere com sal e pimenta a gosto e bata bem com um garfo para misturar.

Assim que as batatas estiverem cozidas, misture as rodelas de aspargos – reserve as pontas para servir – e nivele as batatas com a espátula. Caso sua frigideira não possa ir ao forno, esse é o momento de transferir os legumes para um refratário. Acrescente os ovos batidos e passe a espátula delicadamente pela borda da frigideira (ou do refratário) para modelar a fritata. Leve a frigideira ao forno e deixe assar por cerca de 25 minutos, até a fritata inflar e dourar. Retire do forno e sirva a seguir com as pontas dos aspargos douradas (se preferir, sirva a fritata em temperatura ambiente).

NÃO TEM UMA FRIGIDEIRA TÃO GRANDE?

Você pode dourar os aspargos e cozinhar as batatas numa panela. Unte um refratário grande com azeite, disponha as fatias de batatas e aspargos, junte os ovos batidos e leve ao forno para assar.

Informações nutricionais:

fritda

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de Fritata de Batata com Aspargos podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na preparação, como a quantidade de ovos, batatas, aspargos e outros ingredientes adicionais como queijo ou óleo. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais com base em uma receita típica:

  • Calorias: Aproximadamente 150-200 kcal
  • Proteínas: Cerca de 8-10 gramas
  • Gorduras totais: Entre 8-12 gramas
  • Gorduras saturadas: Cerca de 2-4 gramas
  • Carboidratos totais: Entre 10-15 gramas
  • Fibras: Cerca de 2-3 gramas
  • Açúcares: Aproximadamente 2-3 gramas
  • Sódio: Varia dependendo da quantidade de sal adicionada durante o preparo, mas pode ser em torno de 200-300 mg

É importante ressaltar que essas são apenas estimativas e os valores exatos podem variar com base nos ingredientes específicos e nas proporções utilizadas na receita. Se você estiver preocupado com informações nutricionais precisas, recomenda-se calcular com base nos ingredientes exatos que serão utilizados.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM FRITATA DE BATATA COM CEBOLA

Fritata é a versão italiana da omelete. Essa, com recheio de batata e cebola é finalizada no forno: nem precisa saber virar a omelete na frigideira!

INGREDIENTES

  • 6 ovos
  • 2 batatas
  • 1 cebola
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Descasque e passe as batatas num fatiador de legumes para fazer rodelas finas (se preferir, fatie bem fino com a faca). Numa frigideira antiaderente média que possa ir ao forno (nós usamos uma de 24 cm de diâmetro), coloque o azeite, as fatias de batata e misture bem com uma espátula – assim todas as fatias ficam untadas com o azeite. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula, até que as bordas comecem a ficar translúcidas.

Enquanto isso, descasque e corte a cebola em meias-luas finas, com cerca de 0,5 cm. Afaste as batatas para um dos lados da frigideira, deixando metade do fundo livre e acrescente a cebola. Com uma pinça, distribua as fatias de batata por cima da cebola – assim a batata continua cozinhando sem o risco de queimar ou grudar no fundo da frigideira. Tempere com sal e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos sem mexer, até começar a dourar. Enquanto isso prepare os ovos.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior – se um estiver estragado você não perde a receita. Tempere com sal e pimenta-do-reino e bata bem com um garfo para a misturar as claras com as gemas. Assim que as batatas e as cebolas começarem a dourar, misture com uma espátula e junte os ovos batidos. Com a espátula, ajeite as cebolas e as batatas para nivelar e deixar a fritata uniforme. Deixe cozinhar por apenas 1 minuto até que o fundo da fritata comece a endurecer – ela vai terminar de cozinhar no forno.

Desligue o fogo e leve a frigideira ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 15 minutos até inflar e dourar. Retire do forno e sirva a seguir. Essa fritata fica uma delícia servida com tapenade de azeitonas.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

3 comentários em “Como fazer uma deliciosa Fritata de Batata com Aspargos: Receita Passo a Passo”

Deixe um comentário