Como Fazer Verrines de Pavê de Banana de Maneira Descomplicada e Deliciosa

VERRINES DE PAVÊ DE BANANA

Como Fazer Verrines de Pavê de Banana de Maneira Descomplicada e DeliciosaAs verrines de pavê de banana são uma variação deliciosa e elegante do clássico pavê, apresentadas em pequenos copos individuais, criando uma apresentação visualmente atraente. Essa sobremesa combina camadas de biscoitos ou bolos, creme de baunilha ou pudim, bananas fatiadas e, às vezes, chocolate ou nozes. Agora, vamos explorar informações sobre a origem e popularidade dessa delícia:

Origem:

A origem exata das verrines de pavê de banana é um pouco difícil de rastrear, pois é uma variação moderna do pavê tradicional, que tem suas raízes na culinária francesa. O pavê em si é um prato que existe desde o século XIX na França, mas a popularidade das verrines, ou seja, a apresentação em camadas em copos individuais, é uma tendência gastronômica mais contemporânea, que ganhou destaque principalmente nas últimas décadas.

Popularidade:

As verrines de pavê de banana são populares em várias partes do mundo, especialmente em regiões onde a banana é uma fruta comum e acessível. Aqui estão alguns lugares onde essa sobremesa pode ser particularmente apreciada:

  1. França: Como mencionado anteriormente, a tendência das verrines tem suas raízes na França. Paris, como epicentro gastronômico, muitas vezes apresenta uma variedade de verrines em seus cafés e restaurantes sofisticados.
  2. Brasil: O Brasil é conhecido por sua paixão por sobremesas, e as verrines de pavê de banana têm espaço garantido nas mesas de doces de muitos lares brasileiros. A banana é uma fruta amplamente cultivada e consumida no Brasil, o que torna essa sobremesa ainda mais popular.
  3. Estados Unidos: Com a tendência crescente de apresentações em camadas em pequenos copos individuais, as verrines de pavê de banana também conquistaram seu espaço nos cardápios de muitos cafés e confeitarias nos Estados Unidos.
  4. América Latina: Além do Brasil, outros países da América Latina também têm um amor pela banana e pela doçura, o que torna as verrines de pavê de banana uma opção popular em muitos restaurantes e eventos sociais.
  5. Europa Ocidental: Países como Espanha, Portugal, Itália e Alemanha também têm adotado a tendência das verrines, e a combinação de banana, creme e biscoitos é apreciada em muitos lugares.

Em resumo, as verrines de pavê de banana são uma sobremesa versátil e adorada em muitas partes do mundo, onde a banana é uma fruta popular. Sua apresentação em camadas em copos individuais adiciona um toque de elegância e modernidade a essa clássica sobremesa.

PARA A CALDA

INGREDIENTES

  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 1 rama de canela
  • ½ colher (sopa) de rum

FAVORITAR

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena, misture o açúcar com a água. Junte canela leve ao fogo médio para cozinhar até o açúcar dissolver e formar uma calda rala. Misture o rum, desligue o fogo e reserve.

PARA OS RECHEIOS

INGREDIENTES

  • 4 gemas
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 lata de leite condensado cozido
  • 6 bananas-nanicas maduras

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez, separando as claras das gemas. Reserve as gemas numa tigela para o preparo do creme. Em outra tigela reserve 2 claras para o preparo do merengue – as claras restantes você pode utilizar em outra receita. Junte o amido de milho e o açúcar às gemas e misture bem com um batedor de arame até ficar liso. Coloque o leite numa panela média e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, diminua o fogo e, aos poucos (de concha em concha), acrescente metade do leite quente à mistura de gemas, mexendo bem com o batedor entre cada adição – esse processo chamado temperagem evita que as gemas cozinhem e o creme fique com grumos.

Transfira a mistura de leite e gemas de volta à panela. Mantenha em fogo baixo e mexa com o batedor de arame por cerca de 3 minutos até engrossar. Desligue o fogo, transfira o creme de gemas para uma tigela e deixe amornar. Enquanto isso, na mesma panela (nem precisa lavar!), prepare o doce de banana.

Descasque, corte as bananas em rodelas e transfira para a panela. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula até as rodelas desmancharem. Abaixe o fogo, junte o leite condensado cozido e misture por cerca de 5 minutos para incorporar. Desligue o fogo e transfira o doce de banana para outra tigela. Deixe amornar enquanto prepara o merengue.

PARA O MERENGUE

INGREDIENTES

  • 2 claras de ovos (60 g)
  • ½ xícara (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio ela vai servir de base para o banho-maria. Numa tigela de vidro refratário (ou inox), coloque as 2 claras reservadas e o açúcar. Encaixe a tigela na panela com água e mexa com o batedor de arame, por cerca de 4 minutos, até ficar liso. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar. Transfira para a batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, até formar um merengue firme e brilhate.

PARA A MONTAGEM DAS VERRINES

MODO DE PREPARO

Separe 12 copos, taças ou potes pequenos pra servir. Com as mãos, quebre o biscoito em pedaços pequenos. No fundo de cada copo, coloque um pouco do creme de confeiteiro; em seguida faça uma camada de biscoito e regue com um pouco da calda para umedecer; cubra com uma camada de doce de banana e repita as camadas até completar o copo – no total serão 3 camada de creme, 2 de doce de banana e 2 de biscoito. Com uma colher, espalhe o merengue para fazer a cobertura, formando picos. Leve para a geladeira e deixe por pelo menos 30 minutos antes de servir.

PARA A MASSA DE BISCOITO

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • ½ xícara (chá) de nozes torradas sem sal (50g)
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar para polvilhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Junte a manteiga e misture bem com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Numa outra tigela, quebre 1 ovo e junte à farofa. Quebre o outro ovo, utilizando a casca para separar a clara da gema. Junte a gema à farofa e reserve a clara para a finalização. Com as mãos, misture bem os ingredientes da massa com as até ficar lisa.

Transfira a massa para uma assadeira grande, de cerca de 40 cm X 30 cm – espalhe e pressione com as mãos para cobrir todo o fundo. Com um batedor de arame, bata levemente a clara reservada até espumar. Com uma colher, espalhe a clara batida sobre os dois retângulos de massa, polvilhe com o açúcar e as nozes. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até dourar. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “Como Fazer Verrines de Pavê de Banana de Maneira Descomplicada e Deliciosa”

Deixe um comentário