Curiosidades Sobre a Abolição da Escravatura

Curiosidades Sobre a Abolição da Escravatura

Curiosidades Sobre a Abolição da Escravatura

Antes de mais nada, a escravidão negra no Brasil foi abolida em mas ela ainda existe em outros países do mundo. No entanto, essa realidade está mudando gradativamente. Mas, neste artigo, vamos falar sobre a escravidão negra em vários países, analisando as diferentes formas como ela foi abolida.

No entanto, no Brasil, a escravidão foi abolida por meio de uma lei, que proibiu a compra e venda de escravos. Essa lei foi promulgada pelo imperador Dom Pedro II, e os escravos foram libertados imediatamente. No entanto, essa libertação não foi pacífica. Muitos escravos foram mortos nas revoltas de 1888.

A princípio, No mundo, a escravidão negra foi abolida de várias formas. Em alguns países, como o Brasil, a lei proibindo a escravidão foi promulgada. Em outros países, a escravidão foi abolida por meio de uma revolução. Veja mais detalhes a seguir.

Curiosidades Sobre a Abolição da Escravatura

O que é a abolição da escravatura?

Contudo, a abolição da escravatura foi o acontecimento histórico mais importante no Brasil após a declaração da independência em 1822. Em 13 de maio de 1888, após seis dias de votações e debates parlamentares, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, o decreto ordenado no estado 

A abolição da escravatura foi o acontecimento histórico mais importante no Brasil após a declaração da independência em 1822. Em 13 de maio de 1888, após seis dias de votações e debates parlamentares, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, o decreto ordenado no estado

Quem se opõe à abolição da escravatura?

João Maurício Wanderley (1815-1889), mais conhecido como Barão de Cotegipe, foi um conservador e defensor da causa latifundiária. Então, em sua pauta estava o oposto do movimento que ganhava força no Brasil na época: o abolicionismo.

Abolição da Escravatura no Brasil e no mundo

Todavia, a escravidão negra foi abolida em diversos países do mundo. Veja a seguir um breve resumo das formas como ela foi abolida em cada país.

Brasil – A escravidão no Brasil foi abolida por meio de uma lei, promulgada pelo imperador Dom Pedro II. Os escravos foram libertados imediatamente, mas isso não foi pacífico. Muitos escravos foram mortos nas revoltas de 1888.

Estados Unidos – A escravidão nos Estados Unidos foi abolida por meio de Guerra Civil. Após a Guerra, a Constituição dos EUA proibiu a escravidão.

Inglaterra – A escravidão na Inglaterra foi abolida em por meio de um ato do Parlamento.

Portugal – A escravidão em Portugal foi abolida em por meio de uma lei, assim como no Brasil, e em muitos outros países. Por outro lado, o primeiro país a proibir a escravidão foi Portugal em 1761. No entanto, o Marquês de Pombal emitiu o decreto apenas para Portugal Continental e suas colônias na Índia. No Brasil, continuou até 1888, inclusive 1822, muitos anos após a independência.
África do Sul – A escravidão na África do Sul foi abolida por meio de um ato do governo. O apartheid acabou finalmente na Africa do Sul em 1991, com o presidente Frederick de Klerk, graças a a diversos fatores como por exemplo não havia maioria branco na África do Sul, o que levou ao aumento de manifestações contra o sistema e dai veio da legalidade e o fim desse sistema absurdo.

Abolição da Escravatura Resumo

A escravidão negra foi abolida em diversos países do mundo. No Brasil, a lei proibindo a escravidão foi promulgada pelo imperador Dom Pedro II, e os escravos foram libertados imediatamente. Em outros países, a escravidão foi abolida por meio de uma revolução. Nos Estados Unidos, a escravidão foi abolida por meio de Guerra Civil. Na Inglaterra, a escravidão foi abolida em por meio de um ato do Parlamento. Em Portugal, a escravidão foi abolida em por meio de uma lei. Na África do Sul, a escravidão foi abolida em por meio de um ato do governo.

Leia também em Curiosidades em nosso site:
Curiosidades da Coréia do sul que você não sabia
Napoleão Bonaparte: História e curiosidades
10 Curiosidades Sobre a  Rússia 
Curiosidades sobre a primeira viagem de Cristóvão Colombo

NOTA DE ENCERRAMENTO

Nós do Minha viagem estamos diariamente trabalhando para trazer o melhor conteúdo para vocês leitores, nosso site trabalha com muito conteúdo de viagens trazendo muitas dicas para você que é amante de viagem.

ASS: EQUIPE EDITORIAL

Temos uma grande uma grande novidade para você que ama viajar, está no ar bomvoyage.net uma nova Rede Social somente para nós que amamos viajar.

ACESSE AGORA MESMO INTEIRAMENTE GRÁTIS:   bomvoyage.net

Deixe um comentário