Como Fazer Doce de Mamão Cristalizado: Segredos da Receita Perfeita Revelados

Doce de Mamão Cristalizado

O doce de mamão cristalizado é uma iguaria tradicional encontrada em várias partes do mundo, especialmente em regiões onde o mamão é uma fruta comum. Aqui estão algumas informações sobre a origem e popularidade deste doce:

Origem:

O doce de mamão cristalizado tem origens prováveis na culinária portuguesa e foi levado para diversas partes do mundo durante o período colonial. A técnica de cristalização de frutas, incluindo o mamão, era uma forma de conservar frutas para consumo prolongado, especialmente em regiões onde a produção excedia a demanda ou para uso durante períodos de escassez.

Popularidade:

  1. Brasil: No Brasil, o doce de mamão cristalizado é especialmente popular em algumas regiões do país, como no Nordeste e no estado de Minas Gerais. Ele é comumente consumido como sobremesa ou acompanhamento em diversas ocasiões, desde festas tradicionais até momentos cotidianos.
  2. Portugal: Em Portugal, onde há uma forte influência da culinária açoriana e alentejana, o doce de mamão cristalizado também é apreciado. Aqui, ele pode ser encontrado em lojas de doces tradicionais e em algumas receitas regionais.
  3. Índia: O doce de mamão cristalizado também é popular em algumas regiões da Índia, onde é conhecido como “papaya murabba”. Ele é consumido como uma iguaria doce e é frequentemente feito em casa ou vendido em mercados locais.
  4. Outros países: Além desses lugares, o doce de mamão cristalizado pode ser encontrado em outros países com climas propícios para o cultivo do mamão e onde a culinária local valoriza doces e conservas de frutas.

Preparo e Variações:

O doce de mamão cristalizado é preparado geralmente cortando o mamão em fatias finas, removendo as sementes e a casca, e em seguida cozinhando-o em uma calda de açúcar até que as fatias fiquem translúcidas e cristalizadas. Algumas variações podem incluir especiarias como cravo e canela, além de adições como limão para dar um toque cítrico.

Consumo:

O doce de mamão cristalizado pode ser consumido puro como um doce, servido como acompanhamento de queijos ou utilizado em diversas preparações culinárias, como recheios de bolos, tortas e outras sobremesas.

Considerações Finais:

Apesar de sua origem histórica e popularidade em diversas regiões do mundo, o doce de mamão cristalizado pode variar em termos de sabor e textura, dependendo da receita e dos ingredientes utilizados. Ele é apreciado por seu sabor doce e pela textura macia e levemente cristalizada do mamão.

Ingredientes

  • 1 kg de mamão verde
  • 1/2 colher de bicarbonato
  • 1 kg de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo

1° dia

  1. Descasque o mamão e corte-o em cubos pequenos.
  2. Coloque o mamão de molho com o bicarbonato por 8 horas.
  3. Lave bem com água gelada e leve para cozinhar por 30 minutos, com o açúcar, 2 copos de água e o suco de limão.
  4. Reserve.

2° dia

  1. Leve o mamão novamente ao fogo e cozinhe por mais 30 minutos.
  2. Reserve.

3° dia

  1. Leve o mamão ao fogo novamente e cozinhe até dar o ponto de bala.
  2. Passe no escorredor de macarrão, coloque rapidamente na bacia e polvilhe com açúcar.
  3. Deixe esfriar e separe as bolinhas.

Informações nutricionais:

Receita Doce de Mamão Verde com Coco

As informações nutricionais para 100 gramas de doce de mamão cristalizado podem variar ligeiramente dependendo da receita específica e dos ingredientes utilizados. No entanto, aqui estão algumas estimativas gerais com base nos ingredientes comuns encontrados em receitas caseiras:

  • Calorias: Cerca de 300-350 kcal
  • Carboidratos: Aproximadamente 80-90 gramas
  • Açúcares: Geralmente entre 70-80 gramas
  • Proteínas: Baixo teor, geralmente menos de 1 grama
  • Gorduras: Baixo teor, geralmente menos de 1 grama
  • Fibra dietética: Varia, mas geralmente entre 1-2 gramas
  • Vitaminas e minerais: O mamão é uma boa fonte de vitamina C, e em menor quantidade pode conter vitamina A, potássio e outros nutrientes. No entanto, o processo de cristalização pode reduzir a quantidade de nutrientes presentes na fruta.

É importante observar que o doce de mamão cristalizado é uma fonte concentrada de açúcares e calorias, e deve ser consumido com moderação, especialmente por pessoas que precisam controlar a ingestão de açúcar ou calorias. Além disso, variações na receita, como o uso de mais ou menos açúcar, podem afetar essas informações nutricionais. Sempre consulte informações específicas de produtos comerciais ou use ferramentas de análise nutricional ao preparar receitas em casa para obter informações precisas sobre valores nutricionais.

Faça Também Doce de tamarindo com batata doce

O doce de tamarindo com batata doce é uma sobremesa deliciosa e diferente, que une a acidez do tamarindo com o sabor adocicado da batata doce. É uma ótima opção para quem busca uma sobremesa que fuja do comum e quer experimentar novos sabores. Além disso, é fácil de preparar e utiliza ingredientes simples e acessíveis. Combinando o sabor marcante do tamarindo com a textura macia da batata doce, esse doce certamente irá surpreender o seu paladar. Então, que tal experimentar essa receita e se deliciar com essa combinação única?

Ingredientes:

  • 500g de polpa de tamarindo
  • 500g de batata doce cozida e amassada
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 pau de canela
  • Cravos a gosto
  • Água o suficiente para cobrir os ingredientes

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque a polpa de tamarindo, a batata doce cozida e amassada, o açúcar, o pau de canela e os cravos.
  2. Adicione água suficiente para cobrir os ingredientes e leve ao fogo médio.
  3. Mexa constantemente até que a mistura comece a engrossar.
  4. Quando o doce atingir o ponto de desgrudar da panela, desligue o fogo.
  5. Despeje o doce em uma forma untada com margarina e deixe esfriar.
  6. Quando estiver frio, corte em cubos e sirva.

Dicas:

  • Se preferir, você pode bater a mistura no liquidificador antes de levar ao fogo para obter uma consistência mais lisa.
  • O tempo de cozimento pode variar de acordo com o fogão, por isso fique atento e mexa constantemente.
  • O doce de tamarindo com batata doce pode ser conservado na geladeira por até uma semana.

Aproveite essa sobremesa diferente e surpreenda seus amigos e familiares!

Faça Também Doce de banana na panela de pressão com especiarias e manteiga

Como Fazer Doce de Banana sem Açúcar 

Doce de banana é uma sobremesa clássica que agrada a muitos paladares. E quando feito na panela de pressão, é possível obter um resultado ainda mais saboroso e rápido. Nessa receita aprimorada, além da banana, utilizaremos açúcar mascavo, canela, gengibre e limão para dar um toque especial ao prato. E para finalizar, uma colher de sopa de manteiga sem sal para deixar o doce mais cremoso e brilhante. Siga o passo a passo e surpreenda seus convidados com uma deliciosa sobremesa.

INGREDIENTES

  • 10 bananas nanicas maduras cortadas em rodelas
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal

MODO DE PREPARO

Coloque o açúcar mascavo na panela de pressão e leve ao fogo baixo até derreter. Adicione as bananas, o suco de limão, a canela em pó, o gengibre em pó e a água. Misture tudo. Tampe a panela de pressão e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, ou até que as bananas estejam bem macias. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Abra a panela e adicione a manteiga. Misture bem. Sirva quente ou frio, acompanhado de sorvete de creme ou chantilly, se desejar.

Dicas

  • Escolha bananas maduras para que fiquem macias e doces.
  • Se preferir um doce menos calórico, substitua o açúcar mascavo por adoçante culinário na mesma proporção.
  • Experimente adicionar outras especiarias como cravo, noz-moscada ou cardamomo para dar mais sabor.
  • Sirva o doce com uma bola de sorvete de creme ou chantilly para uma sobremesa ainda mais especial.
  • Se sobrar, guarde em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias. Reaqueça antes de servir.
  • Para uma apresentação mais sofisticada, sirva o doce em tacinhas individuais e decore com raspas de limão ou canela em pau.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

25 comentários em “Como Fazer Doce de Mamão Cristalizado: Segredos da Receita Perfeita Revelados”

Deixe um comentário