Como Fazer Geleia Caseira de Manga e Maracujá: Receita Simples e Deliciosa

GELEIA DE MANGA E MARACUJÁ

Geleia de manga com maracujá, em fruta madura dando sopa? Geleia nelas! E geleia caseira, claro, sem conservantes e com aquele gostinho de cozinha do interior. Nesta receita, o maracujá (azedo, de sabor mais forte e rico em pectina) é combinado com a manga (mais doce e carnuda).

INGREDIENTES

  • 2 mangas maduras
  • 3 maracujás
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara
  • ⅔ de xícara (chá) de água

MODO DE PREPARO

Coloque um pires no congelador – ele vai ser utilizado para verificar o ponto do cozimento da geleia. Descasque e corte a polpa da manga em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando e amassando com a espátula para formar um purê.

Corte o topo dos maracujás e junte a polpa (com as sementes) ao purê de manga. Acrescente o açúcar e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 25 minutos, até engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo e laterais da panela. Para verificar o ponto coloque um pouco da geleia num dos cantos do pires e incline delicadamente: a geleia deve estar na consistência de gel, ela não pode escorrer líquida. Com uma concha, transfira a geleia ainda quente para potes de vidro esterilizados, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche os potes com a geleia quente para formar vácuo.

DICA IMPORTANTE:

Você pode conservar a geleia pronta por até 2 meses, fechada a vácuo, em temperatura ambiente; por até 6 meses no congelador e após aberta por 1 mês na geladeira.

Acompanhamentos:

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com a geleia de manga e maracujá:

  1. Torradas ou pães diversos (como baguete, pão integral, pão de forma) – a geleia é ótima para passar sobre fatias de pão levemente tostadas.
  2. Queijos cremosos, como cream cheese, queijo brie ou queijo de cabra – a combinação do doce da geleia com a cremosidade do queijo é deliciosa.
  3. Bolos simples, como bolo de baunilha ou bolo de laranja – a geleia pode ser usada como cobertura ou recheio para dar um toque extra de sabor.
  4. Iogurte natural ou grego – adicione a geleia como um topping para o iogurte, criando uma sobremesa rápida e saborosa.
  5. Sorvete de creme ou de baunilha – a geleia pode ser aquecida e utilizada como uma calda quente sobre o sorvete.
  6. Pudim de leite condensado ou pudim de tapioca – a geleia pode ser usada como uma cobertura para adicionar cor e sabor ao pudim.
  7. Pancakes ou waffles – sirva a geleia como acompanhamento para pancakes ou waffles, proporcionando um toque de frescor e doçura.
  8. Pães de queijo – experimente rechear pães de queijo com a geleia para uma versão agridoce desse petisco tradicional.
  9. Frutas frescas, como morangos, kiwi ou abacaxi – a geleia pode ser usada como um mergulho para frutas frescas, criando uma combinação de sabores tropical.
  10. Granola ou aveia – adicione a geleia a uma tigela de granola ou aveia para um café da manhã ou lanche energético e saboroso.

Informações nutricionais:

Geleia Caseira de Manga e Maracujá

Vamos calcular as informações nutricionais aproximadas para 100g da geleia de manga e maracujá, com base nos ingredientes fornecidos:

  1. Manga: A manga média (aproximadamente 200g) contém cerca de 60 calorias, 15g de carboidratos e quantidades insignificantes de gordura e proteína. Portanto, para 500g de manga (usadas na receita), isso seria aproximadamente 150 calorias e 37,5g de carboidratos.
  2. Maracujá: A polpa de maracujá geralmente é baixa em calorias e rica em fibras e vitaminas. Para os 4 maracujás utilizados na receita, a contribuição calórica é mínima, enquanto a fibra dietética pode ser considerável.
  3. Açúcar: Para 500g de açúcar cristal, temos aproximadamente 2000 calorias e 500g de carboidratos.
  4. Suco de limão: O suco de limão adiciona uma quantidade insignificante de calorias e carboidratos à receita.

Considerando esses valores, podemos calcular as informações nutricionais aproximadas para 100g da geleia:

  • Calorias: (150 calorias da manga + calorias insignificantes do maracujá + 400 calorias do açúcar) / número total de porções = calorias por porção
  • Carboidratos: (37,5g de carboidratos da manga + carboidratos insignificantes do maracujá + 100g de carboidratos do açúcar) / número total de porções = carboidratos por porção

Esses cálculos variam dependendo do teor de água da fruta e de outros fatores, mas fornecem uma estimativa geral das informações nutricionais.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM GELEIA DE LARANJA

INGREDIENTES

  • 3 laranjas-baía
  • 1 ¾ de xícara (chá) de açúcar demerara
  • ½ xícara (chá) de caldo de limão (cerca de 3 limões)
  • 1,5 litro de água

MODO DE PREPARO

Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca de duas laranjas sob água corrente e seque com um pano. Com um descascador de legumes (ou faca bem afiada), faça tiras da casca das laranjas com cuidado para não extrair a parte branca ela pode amargar a receita. Corte as tiras de casca em fatias finas, de cerca de 3 mm, no sentido da largura.

Corte e descarte a base e a tampa da terceira laranja. Apoie a base da laranja na tábua e descasque, de cima para baixo, seguindo a curvatura da fruta. Retire toda a película branca. Repita o processo com as outras laranjas para remover a parte branca que restou nas frutas. Corte cada laranja ao meio e cada metade em três gomos; descarte a fibra grossa central e fatie os gomos em pedaços de 2 cm. 

Transfira as laranjas cortadas para uma panela grande. Adicione as tirinhas de casca, junte o açúcar, o caldo de limão e a água. Misture com uma espátula e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e 40 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, coloque um pires no congelador — ele vai ser usado para verificar o ponto da geleia.

A partir de 1 hora de cozimento, a geleia deixa de ser opaca, começa a ficar brilhante e a espumar. Verifique o ponto a partir desse momento (o tempo de cozimento pode mudar de acordo com a panela utilizada e a chama do fogão). 

Para checar o ponto: mergulhe uma colher dentro da panela; a geleia deve cobrir as costas da colher, formando uma camada bem brilhante. Coloque um pouquinho da geleia num canto do pires gelado e incline delicadamente para escorrer; volte o pires para o congelador por mais um minuto, retire novamente e, com a ponta do dedo, volte a geleia escorrida para cima — ela deve ficar na textura de gel. Atenção: diferentemente de outras receitas, a geleia de laranja sai mais líquida da panela e termina de atingir a consistência só depois de esfriar.

Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro — se a geleia permanecer na panela quente, mesmo com o fogo desligado, poderá passar do ponto. Deixe a geleia esfriar completamente antes de levar para a geladeira. Ela precisa gelar por pelo menos 24 horas antes de ser servida. Dura até 1 mês na geladeira.


DICA IMPORTANTE:

A laranja-baía foi a nossa escolhida por ter a polpa bem amarelinha e também pela cor e pelo perfume da casca. Mas, se você quiser usar outros tipos, ou combinar laranja com limão-siciliano, tudo bem. O sabor e a cor podem mudar um pouco. O importante é manter a proporção da fruta em peso e a quantidade de açúcar da receita. 


PARA CONSERVAR:

Você pode estender o tempo de conservação da geleia pronta por até 2 meses. O truque está no modo de envase. Transfira a geleia ainda quente para potes de vidro esterilizados, deixando cerca de 2 cm até a tampa livres. Feche os potes com a geleia quente e vire de ponta-cabeça na bancada para formar vácuo. Se preferir, a geleia pode ser congelada por até 6 meses, sem a necessidade de esterilizar potes nem formar vácuo na tampa. 

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

3 comentários em “Como Fazer Geleia Caseira de Manga e Maracujá: Receita Simples e Deliciosa”

Deixe um comentário