Geleiras: Aquecimento global – o que você não sabia

Geleiras: Aquecimento global - o que você não sabia
Geleiras: Aquecimento global – o que você não sabia

Geleiras: Aquecimento global – o que você não sabia:

Primeiramente, uma geleira é um corpo contínuo de gelo que se move constantemente sob seu próprio peso. Eles são conhecidos por se formar onde as temperaturas são baixas o suficiente para que a neve caindo se acumule e se transforme lentamente em gelo. Aqui estão fatos interessantes sobre geleiras.

Água doce no mundo

Cobrindo cerca de 10% da superfície da Terra – ou 15 milhões de km² – as geleiras são muito mais importantes do que as pessoas imagina. Eles contêm cerca de 75% do suprimento de água doce do mundo – então é muito importante que cerca de 90% das geleiras em todo o mundo estejam derretendo.

As geleiras estão distribuídas principalmente nos pólos. O Ártico e a Antártida são onde 99% do gelo glacial reside. Ou seja, a camada de gelo da Groenlândia cobre 1.710.000 quilômetros quadrados – cerca de 80% da superfície da Groenlândia. O Chile também possui um número considerável de geleiras, com 31.000 geleiras, mais de 80% das quais estão localizadas na América do Sul.

Por que a cor do gelo da geleira é azul?

Como o gelo das geleiras se tornou tão denso, parece muito diferente do gelo que costumamos ver em cubos de gelo de geladeiras. As geleiras atuam como filtros, absorvendo a luz vermelha e amarela, mas refletindo o azul, o que explica por que elas parecem azuis.

Maior geleira do mundo

A maior geleira da Terra, a Geleira Lambert, tem 96 quilômetros de largura e 435 quilômetros de comprimento e está localizada na Antártida.

Geleiras derretendo

Geleira derretendo - Aquecimento global.
Geleira Antártida derretendo

Como a massa das geleiras é afetada por mudanças climáticas de longo prazo, como precipitação, elevação da temperatura média, as mudanças na massa das geleiras são consideradas um dos indicadores mais sensíveis das mudanças climáticas e uma das principais fontes de mudanças no nível da água mar.

Portanto, infelizmente, se todo o gelo terrestre da Terra derretesse, o nível do mar no mundo subiria 70 metros – aproximadamente a mesma altura de um prédio de 30 andares.

Sendo assim, isso terá implicações profundas para quais partes do planeta são habitáveis ​​e alterará drasticamente as temperaturas globais. Este é um testemunho de por que tentar retardar o aquecimento global é importante para todo o planeta e está sendo ativamente perseguido por cientistas de todo o mundo.

Leia também em Curiosidades em nosso site:
Curiosidades da Coréia do sul que você não sabia
Napoleão Bonaparte: História e curiosidades
10 Curiosidades Sobre a  Rússia 
Curiosidades sobre a primeira viagem de Cristóvão Colombo

NOTA DE ENCERRAMENTO

Nós do Minha viagem estamos diariamente trabalhando para trazer o melhor conteúdo para vocês leitores, nosso site trabalha com muito conteúdo de viagens trazendo muitas dicas para você que é amante de viagem.

ASS: EQUIPE EDITORIAL

Temos uma grande uma grande novidade para você que ama viajar, está no ar bomvoyage.net uma nova Rede Social somente para nós que amamos viajar.

ACESSE AGORA MESMO INTEIRAMENTE GRÁTIS:   bomvoyage.net

Deixe um comentário