Como fazer um Gratinado de Batata com Frango cremoso e saboroso

GRATINADO DE BATATA COM FRANGO

O Gratinado de Batata com Frango é um prato que combina camadas de batatas cortadas em rodelas finas, pedaços de frango cozido e um molho cremoso, geralmente à base de queijo, creme de leite ou bechamel. Esta deliciosa receita é amplamente apreciada em várias partes do mundo, especialmente em regiões onde a culinária é influenciada pela tradição francesa.

Origem: A origem exata do Gratinado de Batata com Frango não é claramente definida, mas acredita-se que a técnica de gratinar, que envolve a formação de uma crosta dourada na superfície do prato, seja de origem francesa. O termo “gratinado” em si deriva do francês “gratiner”, que significa “gratinar” ou “cobrir com crosta”. A técnica de gratinar é comum na culinária francesa e é frequentemente aplicada a uma variedade de pratos, desde legumes até carnes.

Popularidade: O Gratinado de Batata com Frango é popular em muitas partes do mundo, especialmente em países onde a culinária francesa tem influência significativa. Além da França, este prato é apreciado em outros países europeus, como Itália e Espanha, bem como em países das Américas e outras regiões do mundo onde a culinária internacional é valorizada.

Nos Estados Unidos, o Gratinado de Batata com Frango é uma escolha popular para refeições familiares e eventos especiais. Muitas vezes, é servido como prato principal em jantares caseiros, potlucks e festas.

Na Europa, especialmente na França e na Itália, o Gratinado de Batata com Frango é uma parte comum dos menus de muitos restaurantes tradicionais e é frequentemente servido como uma opção reconfortante e saborosa.

Em suma, o Gratinado de Batata com Frango é um prato versátil e apreciado em muitas partes do mundo, sendo valorizado por sua combinação de sabores ricos e texturas reconfortantes. Sua popularidade transcende fronteiras e é apreciado por amantes da boa comida em todo o globo.

Receita completa:

GRATINADO DE BATATA COM FRANGO

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de frango assado (ou cozido) desfiado
  • 3 batatas
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 ramos de tomilho
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal a gosto
  • manteiga para untar o refratário

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário médio que possa ir ao forno (nós usamos um oval de 24 cm). Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Leve ao fogo médio uma panela com água para ferver. Enquanto isso, lave, descasque e, com um fatiador de legumes, corte as batatas em rodelas finas (se preferir, fatie fino com uma faca).  Assim que a água ferver, mergulhe as rodelas de batatas e deixe cozinhar por apenas 2 minutos. Transfira para um escorredor e reserve. 

Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com o azeite e adicione a cebola. Refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Acrescente o alho e misture por mais 1 minuto. Junte o frango desfiado, o tomilho debulhado e misture bem. Prove e acerte o sal. Transfira para uma tigela e reserve.  Volte a panela ao fogo médio e acrescente a manteiga. Assim que derreter, junte a farinha de trigo e mexa por 1 minuto. Tire a panela do fogo e acrescente todo o leite de uma só vez. Misture bem com um batedor de arame para dissolver todos os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo médio e mexa com o batedor por cerca de 10 minutos, até engrossar. Desligue o fogo e tempere com sal e noz-moscada a gosto. 

Transfira metade do molho para a tigela com o refogado de frango e misture bem. Reserve a outra metade.  Forre o fundo do refratário untado com metade das rodelas de batatas. Em seguida, coloque o recheio de frango e cubra com o restante das batatas – sobreponha uma rodela a outra como uma escama. Regue com o molho reservado e polvilhe com o parmesão ralado.  Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos até gratinar. Sirva a seguir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BOBÓ DE FRANGO

Nesta versão, o bobó é feito com frango em vez de camarão. Mais prático, mais acessível e tão gostoso quanto o tradicional.

INGREDIENTES

  • 500 g de peito de frango sem pele e sem osso
  • 500 g de mandioca descascada
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 tomate maduro
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • ½ xícara (chá) de leite de coco (cerca de 120 ml) de preferência caseiro
  • caldo de 1 limão
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de azeite de dendê
  • ¼ de xícara (chá) de folhas de coentro
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Corte a mandioca em pedaços médios e transfira para uma panela de pressão. Cubra com água, regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva, tampe e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.  Enquanto a mandioca cozinha, prepare os outros ingredientes: corte o frango em cubos médios de cerca de 2,5 cm, transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque, retire as sementes e corte o pimentão e o tomate em cubinhos; lave e seque as folhas de coentro; retire as sementes e fatie fino a pimenta dedo-de-moça (para deixar o bobó mais apimentado, fatie com as sementes). 

Após os 25 minutos, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Reserve a água do cozimento e transfira a mandioca para o copo do liquidificador. Junte 1 xícara (chá) da água do cozimento e bata até formar um creme liso. Reserve. Leve ao fogo médio uma panela grande. Quando estiver quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os cubos de frango aos poucos, sem cobrir todo o fundo da panela – se colocar todos numa tacada só, em vez de selar e dourar, vão cozinhar no próprio líquido. Vire os cubos com uma pinça para dourar por igual. Transfira para outra tigela e repita com o restante do frango (não descarte o caldo de limão). 

Mantenha a panela em fogo médio e faça a deglaçagem: regue com 1 xícara (chá) da água do cozimento da mandioca e o caldo de limão em que o frango foi temperado; misture bem, raspando os queimadinhos formados no fundo. Transfira esse caldo para a tigela com o frango, passando por uma peneira.  Diminua o fogo para baixo e, na mesma panela, adicione o azeite restante, a cebola e o pimentão. Refogue por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar. Junte o tomate e misture até desmanchar os cubinhos. Por último, adicione o alho e a pimenta dedo-de-moça. Refogue por mais 1 minuto. 

Acrescente o creme de mandioca ao refogado e misture bem. Quando ferver, volte o frango (com o caldo) para a panela, misture e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Junte o leite de coco, o azeite de dendê e misture bem. Prove e tempere com sal a gosto. Desligue o fogo, salpique com as folhas de coentro e sirva a seguir acompanhado de arroz branco.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

4 comentários em “Como fazer um Gratinado de Batata com Frango cremoso e saboroso”

Deixe um comentário