
Torta de pêssego com amêndoas, Essa receita é inspirada na torta bourdaloue, um clássico da confeitaria francesa que tem recheio de amêndoas e pera em calda. Nessa versão, vamos de pêssego em calda.
PARA A MASSA
INGREDIENTES
- 1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
- 100 g de manteiga gelada em cubos
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 ovo
MODO DE PREPARO
Numa tigela, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga gelada em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele a massa numa bola e achate levemente para formar um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e leve à geladeira para firmar por, no mínimo, 30 minutos (se preferir, deixe de um dia para o outro).
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda canelada, com fundo removível, que tenha 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmetro de abertura. Retire a massa da geladeira – caso tenha preparado a massa no dia anterior, retire da geladeira 10 minutos antes de abrir. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com o rolo de macarrão, abra uma das metades da massa até formar um círculo 4 cm maior que a base da fôrma. Durante o processo, polvilhe farinha sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo. Caso rache, basta unir com as pontas dos dedos.
Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda da fôrma para cortar o excesso de massa – as aparas de massa podem virar biscoitinhos. Com um garfo, fure toda a base da torta – isso evita que ela infle e rache ao assar. Leve ao forno para pré-assar por cerca de 15 minutos, ou até a massa perder o aspecto de cru – ela fica mais branquinha e seca ao toque, não deixe dourar pois ela terminará de assar com o recheio. Retire a torta do forno e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara o recheio.
PARA O RECHEIO E MONTAGEM
INGREDIENTES
- 6 metades de pêssego em calda
- ¾ de xícara (chá) de farinha de amêndoas (cerca de 90 g)
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 90 g de manteiga em ponto pomada (cerca de 7 colheres (sopa))
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 ovo
MODO DE PREPARO
Corte as metades de pêssego ao meio, no sentido do comprimento e escorra numa peneira – o excesso de calda pode umedecer demais a massa. Numa tigela grande coloque a manteiga, o açúcar e mexa bem com o batedor de arame (ou espátula de bambu firme) para formar um creme. Em outra tigela pequena, quebre o ovo e junte ao creme de manteiga – se estiver estragado você não perde a receita. Misture vigorosamente para incorporar. Adicione o amido de milho e mexa bem. Por último, misture a farinha de amêndoas.
Com uma colher, espalhe o creme de amêndoas na base de torta, cobrindo todo o fundo. Distribua 10 fatias de pêssego formando um círculo próximo da borda deixe espaço entre cada um para que o recheio infle ao assar. Disponha as duas últimas fatias no centro da torta. Leve a torta ao forno por cerca de 50 minutos até que o recheio infle, doure e esteja levemente firme ao toque. Retire a torta do forno e espere esfriar completamente antes de desenformar e servir as fatias.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM MASSA PARA TORTA DOCE
Além de supercrocante, é versátil: serve para recheios assados (vai ao forno já com o recheio), e para os frios, como uma ganache (nesse caso, assa antes e recebe o recheio depois).
INGREDIENTES
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 100 g de manteiga gelada em cubos
- ⅓ de xícara (chá) de açúcar
- 1 ovo
- 1 gema
- ½ colher (chá) de fermento em pó
MODO DE PREPARO
Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Numa tigela pequena, quebre o ovo e transfira para a mistura de farinha com açúcar e manteiga – se ele estiver estragado você não perde a receita. Junte a gema e amasse com as mãos até formar uma massa lisa – ela é bem macia, não se assuste.
Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar antes de usar. Essa receita rende uma torta (base e cobertura) de 25 cm de diâmetro e dura até 3 dias na geladeira. Você também pode assar apenas a base da torta e armazenar por até 5 dias embalada com filme, na hora de servir basta cobrir com o recheio desejado.
DICA IMPORTANTE: essa massa é um pouco quebradiça e requer um pouco mais de cuidado na hora de abrir. Se você não tem muita prática com massas ou está começando a cozinhar agora, abra a massa entre dois sacos plásticos (próprio para alimento) – além de facilitar, os plásticos evitam que a massa rache ou grude na bancada.
E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango