Como Preparar Iscas de Peixe com Legumes Assados na Airfryer: Dicas e Truques

ISCAS DE PEIXE COM LEGUMES ASSADOS NA AIRFRYER

As iscas de peixe com legumes assados na Airfryer são uma opção saudável e saborosa de refeição, especialmente para aqueles que procuram uma alternativa mais leve às frituras tradicionais. Esta preparação envolve cortar o peixe em pequenos pedaços (iscas), temperá-los e, em seguida, combiná-los com uma variedade de legumes cortados em pedaços semelhantes. A mistura é então colocada na Airfryer, um eletrodoméstico que utiliza ar quente circulante para cozinhar os alimentos, proporcionando uma textura crocante sem a necessidade de imersão em óleo.

Origem: Embora a técnica de assar legumes e peixes não seja nova, a popularização da Airfryer como uma alternativa mais saudável à fritura convencional trouxe novas possibilidades para esta combinação de ingredientes. A Airfryer foi introduzida no mercado nos últimos anos, com várias marcas oferecendo modelos diferentes, e sua versatilidade no preparo de uma variedade de pratos, incluindo iscas de peixe com legumes, tem atraído muitos adeptos.

Popularidade: A popularidade das iscas de peixe com legumes assados na Airfryer tem crescido significativamente, especialmente entre aqueles que buscam uma alimentação mais saudável e prática. Este prato é apreciado em uma variedade de contextos culinários, desde refeições caseiras até opções de restaurantes que oferecem pratos mais leves e saudáveis em seus cardápios. A popularidade é particularmente evidente em regiões onde a culinária saudável e a busca por alternativas de cozimento mais eficientes são tendências em ascensão. Países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e vários países europeus têm testemunhado um aumento na popularidade da Airfryer e, por consequência, de pratos como iscas de peixe com legumes assados preparados neste aparelho.

PARA AS ISCAS

INGREDIENTES

  • 2 filés de saint peter (tilápia)
  • 1 cenoura
  • 1 cebola-roxa
  • caldo de ½ limão
  • 1 ovo
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de mandioca flocada, tipo biju
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 pitada de páprica doce
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de salsinha, coentro e hortelã a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Lave, seque e descasque a cenoura. Corte a cenoura ao meio, no sentido da largura; corte a metade mais fina em quartos, corte a metade mais grossa ao meio e depois em 3 tiras. Corte a cebola ao meio, descasque e corte cada metade em 3 gomos, passando a faca pela raiz — assim todas as camadas permanecem unidas.  Transfira os legumes cortados para uma tigela média, 1 colher (sopa) do azeite, a páprica, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem para envolver todos os pedaços com os temperos. Reserve.

Corte o filé de peixe ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em pedaços de 6 cm x 4 cm. Transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão, sal e pimenta. Num prato fundo, quebre o ovo e bata com um garfo apenas para misturar a clara com a gema. Em outros dois pratos coloque a farinha de trigo e de mandioca respectivamente e tempere cada uma com uma pitada de sal.

Para empanar as iscas: passe um pedaço de peixe na farinha de trigo e bata bem para tirar o excesso; mergulhe no ovo batido e deixe escorrer; por último, passe na farinha de mandioca, pressionando com as mãos para cobrir toda a superfície do peixe. Reserve as iscas empanadas num prato. Preaqueça a AirFryer digital da linha Electrolux por Rita Lobo a 190 ºC e programe para assar por 30 minutos. 

Coloque os pedaços de cebola e de cenoura um ao lado do outro dentro do cesto da AirFryer e deixe assar por 10 minutos não precisa virar na metade do tempo. Enquanto isso, prepare o molho de tahine. Com uma pinça, transfira as cebolas e cenouras assadas para um prato. Reserve. Com um pincel, espalhe o restante do azeite nos dois lados das iscas de peixe. Coloque as iscas de peixe no cesto da AirFryer, uma ao lado da outra, feche a gaveta e deixe assar por 20 minutos, virando na metade do tempo. Sirva a seguir com o molho de tahine, os legumes assados e as ervas frescas.

PARA O MOLHO DE TAHINE

INGREDIENTES

  • ¼ de xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
  • ¼ de xícara (chá) de água filtrada
  • 1 dente de alho
  • caldo de 1 limão
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e coloque o dente de alho no pilão. Tempere com uma pitada de sal e bata bem até formar uma pastinha.  Acrescente o tahine, o caldo de limão e misture bem. Junte aos poucos a água, misturando com uma colher até ficar na consistência desejada (mais fluido ou mais encorpado).

Informações nutricionais:

Tiras de Frango Grelhadas com Limão e Alho

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de iscas de peixe com legumes assados na Airfryer podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na preparação. No entanto, darei uma estimativa geral das informações nutricionais comuns para este prato, considerando os ingredientes básicos como peixe branco (como tilápia, pescada, etc.), legumes variados (como abobrinha, pimentão, cenoura, etc.), temperos e a utilização mínima de óleo na Airfryer:

  • Calorias: Aproximadamente 100-150 calorias
  • Proteína: Cerca de 15-20 gramas
  • Carboidratos: Cerca de 5-10 gramas
  • Gordura: Cerca de 2-5 gramas (a quantidade de gordura pode variar dependendo do tipo de peixe e da quantidade de óleo adicionado)
  • Fibras: Cerca de 2-4 gramas
  • Vitaminas e Minerais: Variedade de vitaminas, como vitamina A, vitamina C, vitamina K, e minerais como potássio, magnésio e cálcio, dependendo dos tipos de legumes utilizados

É importante lembrar que essas são estimativas aproximadas e os valores reais podem variar com base nos ingredientes específicos e nas porções utilizadas na receita. Se estiver buscando informações nutricionais mais precisas, recomenda-se calcular com base nos ingredientes exatos que você está utilizando na sua receita.

FAÇA TAMBEM:

FAÇA TAMBEM PEIXE COM BATATA E ESPINAFRE

Esta receita é o motivo ideal para se planejar e providenciar um peixe fresco nesta semana. O preparo é rápido, em uma panela só, e o resultado é surpreendente. Rende uma porção, mas é só multiplicar os ingredientes se tiver mais gente em casa.

INGREDIENTES

  • 1 tranche de robalo sem a pele (cerca de 140 g)
  • 5 batatas bolinhas
  • 1 xícara (chá) de folhas de espinafre
  • 1 pitada de cúrcuma
  • 1 dente de alho
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Lave, seque e corte as batatas em quartos. Descasque o alho e bata no pilão com uma generosa pitada de cúrcuma e 1 pitada de sal, até formar uma pastinha (se preferir, pique bem fino na tábua). Numa frigideira de borda alta, coloque o azeite, a pastinha de alho e leve ao fogo baixo. Mexa por 2 minutos, até começar a grudar no fundo da panela. Cuidado: não deixe o alho escurecer para não amargar. Regue com 1 xícara (chá) de água e mexa com a espátula para dissolver os sabores.

Adicione as batatas e aumente o fogo para alto. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos até as batatas ficarem levemente macias para verificar espete com um garfo. Enquanto isso, tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino a gosto. Lave e seque as folhas de espinafre.

Assim que as batatas estiverem macias abra espaço na panela, coloque o peixe e deixe cozinhar com a tampa fechada por mais 10 minutos. Com uma espátula (ou pinça) transfira a posta de peixe para um prato. Adicione as folhas de espinafre às batatas, tampe e deixe cozinhar por mais 1 minuto até murchar – dê uma mexida com a espátula para cozinhar por igual. Sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

1 comentário em “Como Preparar Iscas de Peixe com Legumes Assados na Airfryer: Dicas e Truques”

Deixe um comentário