
Molho de tomate com almôndegas, Não é à toa que molho de tomate com almôndegas seja um clássico: é mesmo divino! Servido com espaguete então, o banquete do almoço de domingo está feito.
PARA AS ALMÔNDEGAS
INGREDIENTES
- 500 g de patinho moído
- ½ cebola
- 2 dentes de alho
- 1 ovo
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
- ¼ de xícara (chá) de farinha de rosca
- 6 ramos de salsinha
- 1 colher (chá) de sal
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- azeite
MODO DE PREPARO
Descasque e pique fino a cebola e o dentes de alho. Lave, seque e pique fino a salsinha. Numa tigela grande, coloque a carne moída, a cebola, o alho e tempere com o sal e pimenta a gosto. Em outra tigela pequena, quebre o ovo e junte à carne — se ele estiver estragado você não perde a receita. Misture os ingredientes com as mãos, amassando bem por cerca de 2 minutos. Forme uma bola de carne e arremesse contra a tigela algumas vezes — esse choque evita que as almôndegas se desmanchem na hora de fritar.
Adicione o queijo parmesão, a salsinha e a farinha de rosca à carne e amasse novamente para incorporar. Para modelar as almôndegas: unte as mãos com azeite e enrole porções da massa em bolinhas do tamanho de uma bola de pingue-pongue — rende 30 almôndegas. Transfira para uma travessa e reserve.
PARA O MOLHO
INGREDIENTES
- 4 xícaras (chá) de passata de tomate
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- ½ xícara (chá) de água
- 2 folhas de louro
- azeite a gosto
- sal
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- folhas de manjericão para servir
MODO DE PREPARO
Descasque e pique fino a cebola. Descasque e bata os dentes de alho no pilão com uma 1 colher (chá) de sal, até formar uma pastinha. Leve uma frigideira grande de borda alta ao fogo médio (se preferir utilize uma panela grande). Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque metade das almôndegas, uma ao lado da outra, sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo a frigideira de vez em quando para rolar as almôndegas e dourar por igual. Transfira as almôndegas douradas para uma travessa e repita com o restante, regando a frigideira com mais azeite.
Mantenha a frigideira em fogo médio e regue com 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos, até murchar bem e dourar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Regue com a água e raspe bem o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos eles dão sabor ao molho. Adicione a passata de tomate, as folhas de louro, tempere com pimenta e deixe cozinhar em fogo médio até ferver. Volte as almôndegas douradas à frigideira com o molho, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 6 minutos. Finalize com folhas de manjericão a gosto.
DICAS IMPORTANTES:
COMO ARMAZENAR
O molho com almôndegas pode ser armazenado na geladeira por até 3 dias ou congelado por até 3 meses.
ADIANTE O PREPARO
Você pode preparar e modelar as almôndegas e deixar na geladeira por até um dia. Na hora de preparar, tire da geladeira ao menos 20 minutos para que cheguem à temperatura ambiente. Aí é só seguir o passo a passo para fazer o molho.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM MOLHO DE PIMENTÃO
Versátil, combina com carnes, aves, peixes, risotos e legumes grelhados. Fica incrível com batata frita (ou assada). Para quem evita pimentão porque acha indigesto, pode ir tranquilo nesta receita: depois de tirar a pele e as sementes, ele fica inofensivo.
INGREDIENTES
- 2 pimentões vermelhos
- 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura média). Lave, seque e coloque os pimentões inteiros numa assadeira. Leve ao forno para assar, por cerca de 20 minutos até ficarem com a pele tostada. Se preferir, toste a pele dos pimentões diretamente na boca do fogão: com uma pinça, coloque cada pimentão sobre uma chama do fogão e espere a pele começar a borbulhar, escurecer e rachar, vá virando os legumes para tostar toda a superfície.
Abafe os pimentões por 10 minutos em uma tigela tampada – a pele se solta mais facilmente. Com as mãos, ou a ajuda de uma colher, descasque os pimentões. Descarte o cabo e as sementes, transfira para o mini-processador (ou liquidificador) e junte o vinagre balsâmico. Tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Bata até formar uma pasta. Fica uma delícia com carnes ou legumes grelhados e assados, risotos e peixes.
DICA IMPORTANTE: esse molho pode ser servido em temperatura ambiente ou frio e dura até 5 dias na geladeira.
E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango
“Eu quero participar”