ROLINHO DE ABOBRINHA CROCANTE NA AIRFRYER

ROLINHO DE ABOBRINHA CROCANTE NA AIRFRYER

Rolinho de abobrinha crocante na airfryer, Em 20 minutos, a AirFryer entrega este petisco douradinho e supersaboroso. O combo do recheio cremoso de ricota com a casquinha crocante faz da abobrinha o seu novo petisco preferido para a happy hour.

INGREDIENTES

  • 1 abobrinha
  • 1 xícara (chá) de ricota esfarelada
  • ¼ de xícara (chá) de nozes tostadas e picadas
  • azeite a gosto
  • 4 ramos de manjericão
  • ½ colher (chá) de sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca caseira grossa
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

MODO DE PREPARO

Use uma escovinha para legumes para lavar bem a casca da abobrinha sob água corrente e seque bem. Quanto mais sequinha ela estiver, melhor para empanar e assar os rolinhos. Corte as pontas e passe a abobrinha pelo cortador de legumes (ou mandolim), no sentido do comprimento, para fazer fatias longas e finas. Lave, seque e pique grosseiramente o manjericão. Numa tigela, misture a ricota com 2 colheres (sopa) de azeite, as nozes e o manjericão, amassando bem com um garfo. Tempere com o sal, noz-moscada e pimenta a gosto.

Para fazer os rolinhos: coloque uma fatia de abobrinha na tábua e, numa das pontas, acrescente cerca de 1 colher (chá) de ricota temperada. Enrole a abobrinha sobre o recheio, formando um rolinho. Transfira para uma travessa e repita com o restante no total você vai ter cerca de 20 rolinhos.

Num prato fundo, misture a farinha de rosca com o queijo parmesão. Para empanar: pincele o rolinho com azeite e transfira para o prato com a farinha de rosca. Pressione delicadamente para cobrir toda a superfície. Coloque o rolinho empanado de volta na travessa e repita o procedimento com o restante. Dica: os rolinhos vão ser assados em duas etapas na AirFryer. Empane primeiro a metade e, enquanto eles assam, você aproveita para empanar os outros. 

FAÇA TAMBÉM RODELAS DE LARANJA DESIDRATADAS NA AIRFRYER 

INGREDIENTES

  • 2 laranjas-baía

MODO DE PREPARO

Lave as laranjas sob água corrente e seque bem a casca com um pano. Corte cada uma em rodelas finas de 0,3 cm. Na AirFryer digital da linha Electrolux por Rita Lobo, programe 30 minutos a 100 ºC. No total, as rodelas vão precisar de 50 minutos.

Quando a AirFryer preaquecer, abra a gaveta e transfira as rodelas de laranja para o cesto – pode colocar uma sobre a outra mesmo, não tem problema. A cada 15 minutos, abra a gaveta e vire as rodelas com uma pinça, para desidratarem e dourarem por igual. Quando completar os 30 minutos iniciais, programe a AirFryer para mais 30 minutos – abrindo a gaveta de novo para virar as rodelas na metade do tempo. Quando completar 50 minutos, confira o ponto: as rodelas devem ficar com a casca seca e o miolo desidratado, levemente macio.  

FAÇA TAMBÉM FRANGO À PASSARINHO NA AIRFRYER

INGREDIENTES

  • 1 kg de frango cortado à passarinho
  • 4 dentes de alho
  • 1 ½ colher (chá) de páprica doce
  • 1 colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 8 ramos de salsinha
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • salsinha picada a gosto para servir
  • gomos de limão a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Descasque e pique fino os dentes de alho. Lave, seque e pique fino a salsinha. Numa tigela grande, coloque o frango e tempere com a páprica, o sal e a pimenta. Junte o alho, a salsinha e misture bem para envolver todos os pedaços. Deixe descansar por 15 minutos em temperatura ambiente assim o frango perde o gelo e absorve os sabores da marinada. Preaqueça a AirFryer da linha Electrolux por Rita Lobo a 200 °C e programe para assar por 30 minutos.

Regue o azeite no frango e misture. Polvilhe a farinha e misture bem para envolver todos os pedaços — o azeite e a farinha deixam o frango mais crocante e evitam que a carne fique ressecada. Transfira o frango para o cesto da AirFryer. Na metade do tempo, vire os pedaços para que assem e fiquem bem dourados por igual. Atenção: caso alguns pedaços menores fiquem prontos antes do tempo, retire com uma pinça e mantenha o restante na AirFryer até o fim do tempo programado. Transfira o frango à passarinho para uma travessa e polvilhe salsinha picada. Sirva acompanhado de gomos de limão.

RISOTO VERDE DE COUVE COM ABOBRINHA

ROLINHO DE ABOBRINHA CROCANTE NA AIRFRYER

Um risoto verde, cheio de texturas, com uma combinação de sabores surpreendente: a intensidade da couve, o chamuscado da abobrinha e o perfume das raspas de limão. Tem ainda o crocante da farofa de biscoito de polvilho. Uma boa opção para um jantar mais especial.

PARA A FAROFA DE BISCOITO DE POLVILHO

INGREDIENTES

  • 50 g de biscoito de polvilho (14 argolinhas)
  • ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada e sem sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Com as mãos, quebre os biscoitos até formar uma farofa. Pique fino a castanha. Leve uma frigideira antiaderente com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione a castanha, tempere com uma pitada de sal e mexa por 1 minuto para perfumar. Junte o biscoito e misture delicadamente por 1 minuto para dar uma tostada, mas sem quebrar demais o biscoito. Reserve numa tigela.

OBS.: a farofinha pode ser feita até 5 dias antes e armazenada num pote com fechamento hermético em temperatura ambiente.

PARA O RISOTO

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo)
  • 5 folhas de couve
  • 1 talo de alho-poró
  • 1 cebola
  • ⅔ de xícara (chá) de vinho branco
  • 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • raspas de 1 limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • brotos de beterraba e de salsinha para servir

MODO DE PREPARO

Lave a couve. Com as mãos, segure o talo e rasgue as folhas em pedaços de 5 cm assim fica mais fácil para bater no liquidificador. Pique bem fininho os talos. Corte o alho-poró em meias-luas; transfira para uma peneira e lave sob água corrente reserve as folhas na geladeira (ou freezer) para fazer caldos. Descasque e pique fino a cebola.

Leve uma panela média com água ao fogo alto e separe uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, adicione 2 colheres (chá) de sal e mergulhe as folhas de couve rasgadas. Deixe a couve imersa por alguns segundos e, com a ecumadeira, transfira para a tigela com água e gelo — essa técnica, chamada de branqueamento, deixa a cor da couve mais viva.

Transfira as folhas de couve para o liquidificador, adicione ½ xícara (chá) de água e bata até triturar bem essa “tinta de couve” vai deixar o risoto bem verdinho. Reserve.Aproveite a mesma panela em que mergulhou a couve (sem a água!) para levar o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Regue com 3 colheres (sopa) de azeite, adicione os talos de couve, a cebola e o alho-poró picados. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até murchar.  Junte o arroz e refogue por 2 minutos para envolver bem os grãos com o azeite. Tempere com sal e pimenta lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!

Regue com o vinho e misture bem, até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture. Mexa de vez em quando, até secar. Tempere com sal e a pimenta e repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente), o que leva cerca de 15 minutos. Enquanto isso, prepare a abobrinha.

Atenção: na última adição de caldo, acrescente a “tinta de couve”, misture bem e desligue o fogo. Não deixe secar completamente; o risoto deve ficar bem úmido. Adicione a manteiga, o parmesão e as raspas de limão. Sirva a seguir com a abobrinha, a farofinha de biscoito de polvilho e os brotinhos de beterraba e salsinha.

DICA DE PLANEJAMENTO

Você pode preparar todo o refogado e pré-cozinhar o arroz. Assim, na hora de receber os amigos, você deixa toda a cozinha arrumada para apenas finalizar o risoto na panela.  

Após adicionar o vinho branco, acrescente metade do caldo quente (750 ml) de uma só vez e misture bem. Deixe cozinhar sem mexer, até o caldo secar — isso leva cerca de 10 minutos. Espalhe o arroz pré-cozido numa assadeira grande, formando uma camada fina de arroz — assim ele esfria mais rápido. Leve à geladeira até a hora de finalizar (você pode fazer esse pré-cozimento no dia anterior). 

Para finalizar o risoto: volte o risoto para a panela, adicione 1 xícara (chá) do caldo quente e mexa, em fogo médio, até aquecer. Vá acrescentando o restante do caldo, de concha em concha, até o risoto ficar no ponto. Termine o preparo como indicado no passo 9 da receita.

PARA A ABOBRINHA DOURADA

INGREDIENTES

  • 1 abobrinha
  • 2 colheres (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Lave a abobrinha sob água corrente e seque bem com um pano — quanto mais sequinha estiver, mais dourada ela ficará. Corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento; corte cada metade ao meio novamente e fatie em pedaços de 1,5 cm.

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Regue com o azeite, coloque a abobrinha e tempere com sal e pimenta. Deixe dourar por cerca de 6 minutos, mexendo de vez em quando para dourar de todos os lados.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

21 comentários em “ROLINHO DE ABOBRINHA CROCANTE NA AIRFRYER”

  1. Obrigado por compartilhar um artigo tão impressionante !! Enviei isto para um amigo que estava justamente precisando dessa informação! E ele ficou muito grato . Então deixe-me agradecer… Obrigado por gastar seu tempo para discutir esse importante assunto aqui no seu web site .

    Responder

Deixe um comentário