GELEIA DE MORANGO COM MARACUJÁ

GELEIA DE MORANGO COM MARACUJÁ

Geleia de morango com maracuja, O encontro do morango com o maracujá rende uma geleia que além de ser linda, tem perfume e sabor incríveis. Um azedinho-doce na medida, que faz bonito para presentear e compõe a mesa do café da manhã.

INGREDIENTES

  • 250 g de morango (1 caixa)
  • ½ xícara (chá) da polpa de maracujá com as sementes (2 maracujás pequenos)
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar cristal

MODO DE PREPARO

Lave os morangos sob água corrente, transfira para uma peneira e deixe escorrer por alguns minutos. Coloque um pires no congelador – ele vai ser usado para verificar o ponto da geleia. Corte o topo dos maracujás e, com uma colher, raspe bem a polpa com as sementes numa panela pequena. Descarte o cabinho com as folhas e corte cada morango em quartos – se estiverem muito grandes, corte em 6 pedaços. Transfira para a panela com o maracujá e misture o açúcar cristal. 

Leve a panela ao fogo médio – não precisa adicionar água, as frutas vão cozinhar no próprio caldo. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone para não queimar – a cada mexida, pressione os pedaços de morango com a espátula para desmanchar. Para verificar o ponto da geleia: com uma colher, coloque um pouco da geleia num canto do pires gelado e incline delicadamente, a geleia deve escorrer lentamente, como um gel. Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro e deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira. Sirva fria com pães, crepes ou bolos.

COMO ARMAZENAR

Para aumentar a durabilidade, transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche o pote com a geléia quente, vire e mantenha de ponta cabeça por pelo menos 2 minutos para formar vácuo. Fechada a vácuo a geleia dura até 2 meses em temperatura ambiente. Depois de aberta, dura até 20 dias na geladeira.

PODE CONGELAR

Dura até seis meses. Congele no pote mesmo. 

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM GELEIA DE LARANJA

Agora você pode preparar em casa este clássico do café da manhã, em uma versão perfumada, brilhante e com pedacinhos da casca. Deliciosa com pães, faz bonito em uma tábua de queijos, transforma o sabor de sanduíches e pode até virar ingrediente de outras receitas. Imagine só com costelinha assada!

INGREDIENTES

  • 3 laranjas-baía
  • 1 ¾ de xícara (chá) de açúcar demerara
  • ½ xícara (chá) de caldo de limão (cerca de 3 limões)
  • 1,5 litro de água

MODO DE PREPARO

Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca de duas laranjas sob água corrente e seque com um pano. Com um descascador de legumes (ou faca bem afiada), faça tiras da casca das laranjas com cuidado para não extrair a parte branca — ela pode amargar a receita. Corte as tiras de casca em fatias finas, de cerca de 3 mm, no sentido da largura.

Corte e descarte a base e a tampa da terceira laranja. Apoie a base da laranja na tábua e descasque, de cima para baixo, seguindo a curvatura da fruta. Retire toda a película branca. Repita o processo com as outras laranjas para remover a parte branca que restou nas frutas. Corte cada laranja ao meio e cada metade em três gomos; descarte a fibra grossa central e fatie os gomos em pedaços de 2 cm. 

Transfira as laranjas cortadas para uma panela grande. Adicione as tirinhas de casca, junte o açúcar, o caldo de limão e a água. Misture com uma espátula e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e 40 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, coloque um pires no congelador — ele vai ser usado para verificar o ponto da geleia.

A partir de 1 hora de cozimento, a geleia deixa de ser opaca, começa a ficar brilhante e a espumar. Verifique o ponto a partir desse momento (o tempo de cozimento pode mudar de acordo com a panela utilizada e a chama do fogão). 

Para checar o ponto: mergulhe uma colher dentro da panela; a geleia deve cobrir as costas da colher, formando uma camada bem brilhante. Coloque um pouquinho da geleia num canto do pires gelado e incline delicadamente para escorrer; volte o pires para o congelador por mais um minuto, retire novamente e, com a ponta do dedo, volte a geleia escorrida para cima ela deve ficar na textura de gel. Atenção: diferentemente de outras receitas, a geleia de laranja sai mais líquida da panela e termina de atingir a consistência só depois de esfriar.

Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro — se a geleia permanecer na panela quente, mesmo com o fogo desligado, poderá passar do ponto. Deixe a geleia esfriar completamente antes de levar para a geladeira. Ela precisa gelar por pelo menos 24 horas antes de ser servida. Dura até 1 mês na geladeira.


PODE TROCAR

A laranja-baía foi a nossa escolhida por ter a polpa bem amarelinha e também pela cor e pelo perfume da casca. Mas, se você quiser usar outros tipos, ou combinar laranja com limão-siciliano, tudo bem. O sabor e a cor podem mudar um pouco. O importante é manter a proporção da fruta em peso e a quantidade de açúcar da receita. 


CONSERVAÇÃO

Você pode estender o tempo de conservação da geleia pronta por até 2 meses. O truque está no modo de envase. Transfira a geleia ainda quente para potes de vidro esterilizados, deixando cerca de 2 cm até a tampa livres. Feche os potes com a geleia quente e vire de ponta-cabeça na bancada para formar vácuo. 


Se preferir, a geleia pode ser congelada por até 6 meses, sem a necessidade de esterilizar potes nem formar vácuo na tampa. 

Aqui estão quatro tipos de geleias caseiras que você pode experimentar:

  1. Geleia de Morango: A geleia de morango é clássica e deliciosa. Basta combinar morangos frescos cortados em pedaços pequenos, açúcar e suco de limão em uma panela e cozinhar até obter a consistência desejada. Você pode deixar alguns pedaços de morango inteiros ou usar um mixer para obter uma geleia mais lisa.
  2. Geleia de Laranja: A geleia de laranja é refrescante e cítrica. Você pode usar laranjas frescas ou suco de laranja para fazer essa geleia. Adicione açúcar e suco de limão à panela com as laranjas e cozinhe até engrossar. Se preferir, você também pode adicionar cascas de laranja raladas para um sabor mais intenso.
  3. Geleia de Amora: A geleia de amora tem um sabor rico e levemente ácido. Use amoras frescas ou congeladas e cozinhe-as com açúcar e suco de limão até obter uma consistência de geleia. Amoras têm naturalmente pectina, então a geleia deve engrossar facilmente.
  4. Geleia de Pêssego: A geleia de pêssego é doce e suave. Descasque e pique pêssegos maduros, adicione açúcar, suco de limão e cozinhe até que os pêssegos fiquem macios e a mistura engrosse. Você pode deixar alguns pedaços de pêssego ou usar um mixer para obter uma geleia mais homogênea.

Essas são apenas algumas ideias de geleias caseiras, mas você pode experimentar com outras frutas, como framboesa, mirtilo, maçã, entre outras. Solte sua criatividade e aproveite a diversidade de sabores que as geleias caseiras têm a oferecer!

Receita completa da geleia de morango

Geleia de Morango:

Ingredientes:

  • 1 kg de morangos frescos
  • 800 g de açúcar
  • Suco de 1 limão

Modo de Preparo:

Lave bem os morangos e remova os cabinhos verdes. Corte os morangos em pedaços pequenos. Em uma panela grande, adicione os morangos, o açúcar e o suco de limão. Misture bem os ingredientes na panela e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Isso ajudará a extrair o suco dos morangos.

Após o descanso, leve a panela ao fogo médio-alto e deixe a mistura ferver. Reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe a geleia por aproximadamente 20 a 30 minutos, mexendo frequentemente. Durante o cozimento, os morangos irão soltar líquido e a mistura irá engrossar gradualmente.

Teste a consistência da geleia colocando uma pequena quantidade em um prato frio. Se a geleia ficar firme e não escorrer facilmente, está pronta. Caso contrário, continue cozinhando por mais alguns minutos e repita o teste. Assim que atingir a consistência desejada, retire a panela do fogo e deixe a geleia esfriar por alguns minutos.

Transfira a geleia para potes de vidro esterilizados, feche bem e deixe esfriar completamente antes de armazenar na geladeira. A geleia de morango caseira pode ser armazenada na geladeira por até 2 semanas.

Dicas:

  • Escolha morangos maduros e frescos para obter o melhor sabor na geleia.
  • Ao cortar os morangos, você pode deixá-los inteiros ou amassar levemente com um garfo, dependendo da textura desejada.
  • Mexa a geleia frequentemente durante o cozimento para evitar que grude no fundo da panela.
  • Ao despejar a geleia nos potes, deixe um espaço de cerca de 1 cm a partir da borda para permitir a expansão durante o resfriamento.
  • Certifique-se de esterilizar corretamente os potes de vidro antes de utilizar para garantir a conservação adequada da geleia.

Rendimento: A receita rende aproximadamente 4 a 5 potes de vidro de geleia de morango, dependendo do tamanho dos potes utilizados.

Aproveite sua deliciosa geleia de morango caseira!

Receita completa da geleia de laranja

Geleia de Laranja:

Ingredientes:

  • 4 laranjas
  • 800 g de açúcar
  • Suco de 1 limão
  • Casca ralada de 1 laranja (opcional, para um sabor mais intenso)

Modo de Preparo:

Lave bem as laranjas e, em seguida, utilize um descascador ou ralador para retirar a casca externa das laranjas. Tome cuidado para não pegar a parte branca, pois pode deixar a geleia amarga. Corte as laranjas ao meio e esprema o suco em uma tigela, removendo as sementes. Reserve o suco.

Em uma panela grande, adicione o suco de laranja, a casca ralada (opcional), o açúcar e o suco de limão. Leve a panela ao fogo médio-alto e deixe a mistura ferver, mexendo ocasionalmente para dissolver o açúcar. Reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe a geleia por aproximadamente 40 a 50 minutos, mexendo de vez em quando, até que a mistura atinja a consistência desejada. Ela deve ficar ligeiramente espessa.

Durante o cozimento, retire a espuma que se forma na superfície com uma colher. Teste a consistência da geleia colocando uma pequena quantidade em um prato frio. Se a geleia ficar firme e não escorrer facilmente, está pronta. Caso contrário, continue cozinhando por mais alguns minutos e repita o teste.

Remova a panela do fogo e deixe a geleia esfriar por alguns minutos. Transfira a geleia para potes de vidro esterilizados, feche bem e deixe esfriar completamente antes de armazenar na geladeira. A geleia de laranja caseira pode ser armazenada na geladeira por até 2 semanas.

Dicas:

  • Use laranjas frescas e suculentas para obter o melhor sabor na geleia.
  • Você pode ajustar a quantidade de açúcar de acordo com o seu gosto pessoal. Se preferir uma geleia mais doce, adicione um pouco mais de açúcar.
  • Ao ralar a casca de laranja, tome cuidado para não ralar a parte branca, pois pode deixar a geleia amarga.
  • Ao despejar a geleia nos potes, deixe um espaço de cerca de 1 cm a partir da borda para permitir a expansão durante o resfriamento.
  • Certifique-se de esterilizar corretamente os potes de vidro antes de utilizar para garantir a conservação adequada da geleia.

Rendimento: A receita rende aproximadamente 4 a 5 potes de vidro de geleia de laranja, dependendo do tamanho dos potes utilizados.

Desfrute da sua deliciosa geleia de laranja caseira!

Receita completa da geleia de amora

Geleia de Amora:

Ingredientes:

  • 1 kg de amoras frescas (ou congeladas)
  • 800 g de açúcar
  • Suco de 1 limão

Modo de Preparo:

Lave bem as amoras e remova qualquer impureza. Se estiverem congeladas, deixe-as descongelar antes de começar. Em uma panela grande, adicione as amoras, o açúcar e o suco de limão. Mexa bem para misturar os ingredientes e deixe descansar por cerca de 10 minutos, para que as amoras soltem o suco. Leve a panela ao fogo médio-alto e deixe a mistura ferver.

Reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe a geleia por aproximadamente 20 a 30 minutos, mexendo ocasionalmente, até que a mistura engrosse e adquira a consistência desejada. Durante o cozimento, use uma colher para retirar qualquer espuma que se forme na superfície. Teste a consistência da geleia colocando uma pequena quantidade em um prato frio. Se ela ficar firme e não escorrer facilmente, está pronta. Caso contrário, continue cozinhando por mais alguns minutos e repita o teste.

Remova a panela do fogo e deixe a geleia esfriar por alguns minutos. Transfira a geleia para potes de vidro esterilizados, feche bem e deixe esfriar completamente antes de armazenar na geladeira. A geleia de amora caseira pode ser armazenada na geladeira por até 2 semanas.

Dicas:

  • Se preferir uma geleia mais lisa, você pode passar as amoras por uma peneira ou usar um mixer para obter uma textura mais homogênea.
  • Amoras contêm naturalmente pectina, o que ajuda a geleia a engrossar. Portanto, não será necessário adicionar pectina extra à receita.
  • Ao despejar a geleia nos potes, deixe um espaço de cerca de 1 cm a partir da borda para permitir a expansão durante o resfriamento.
  • Certifique-se de esterilizar corretamente os potes de vidro antes de utilizar para garantir a conservação adequada da geleia.

Rendimento: A receita rende aproximadamente 4 a 5 potes de vidro de geleia de amora, dependendo do tamanho dos potes utilizados.

Aproveite a sua deliciosa geleia de amora caseira!

Receita completa da geleia de pêssego

Geleia de Pêssego:

Ingredientes:

  • 1 kg de pêssegos maduros
  • 800 g de açúcar
  • Suco de 1 limão

Modo de Preparo:

Lave bem os pêssegos e remova as cascas. Corte os pêssegos em pedaços pequenos, descartando o caroço. Em uma panela grande, adicione os pêssegos picados, o açúcar e o suco de limão. Mexa bem para misturar os ingredientes e deixe descansar por cerca de 10 minutos, para que os pêssegos liberem o suco. Leve a panela ao fogo médio-alto e deixe a mistura ferver.

Reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe a geleia por aproximadamente 30 a 40 minutos, mexendo ocasionalmente, até que a mistura engrosse e adquira a consistência desejada. Durante o cozimento, use uma colher para retirar qualquer espuma que se forme na superfície.

Teste a consistência da geleia colocando uma pequena quantidade em um prato frio. Se ela ficar firme e não escorrer facilmente, está pronta. Caso contrário, continue cozinhando por mais alguns minutos e repita o teste. Remova a panela do fogo e deixe a geleia esfriar por alguns minutos.

Transfira a geleia para potes de vidro esterilizados, feche bem e deixe esfriar completamente antes de armazenar na geladeira. A geleia de pêssego caseira pode ser armazenada na geladeira por até 2 semanas.

Dicas:

  • Escolha pêssegos maduros e suculentos para obter o melhor sabor na geleia.
  • Se preferir uma geleia mais lisa, você pode passar os pêssegos por um processador de alimentos ou usar um mixer para obter uma textura mais homogênea.
  • Ao despejar a geleia nos potes, deixe um espaço de cerca de 1 cm a partir da borda para permitir a expansão durante o resfriamento.
  • Certifique-se de esterilizar corretamente os potes de vidro antes de utilizar para garantir a conservação adequada da geleia.

Rendimento: A receita rende aproximadamente 4 a 5 potes de vidro de geleia de pêssego, dependendo do tamanho dos potes utilizados.

Aproveite a sua deliciosa geleia de pêssego caseira!

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

12 comentários em “GELEIA DE MORANGO COM MARACUJÁ”

Deixe um comentário