
Geleia de morango com maracuja, O encontro do morango com o maracujá rende uma geleia que além de ser linda, tem perfume e sabor incríveis. Um azedinho-doce na medida, que faz bonito para presentear e compõe a mesa do café da manhã.
INGREDIENTES
- 250 g de morango (1 caixa)
- ½ xícara (chá) da polpa de maracujá com as sementes (2 maracujás pequenos)
- ⅓ de xícara (chá) de açúcar cristal
MODO DE PREPARO
Lave os morangos sob água corrente, transfira para uma peneira e deixe escorrer por alguns minutos. Coloque um pires no congelador – ele vai ser usado para verificar o ponto da geleia. Corte o topo dos maracujás e, com uma colher, raspe bem a polpa com as sementes numa panela pequena. Descarte o cabinho com as folhas e corte cada morango em quartos – se estiverem muito grandes, corte em 6 pedaços. Transfira para a panela com o maracujá e misture o açúcar cristal.
Leve a panela ao fogo médio – não precisa adicionar água, as frutas vão cozinhar no próprio caldo. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone para não queimar – a cada mexida, pressione os pedaços de morango com a espátula para desmanchar. Para verificar o ponto da geleia: com uma colher, coloque um pouco da geleia num canto do pires gelado e incline delicadamente, a geleia deve escorrer lentamente, como um gel. Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro e deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira. Sirva fria com pães, crepes ou bolos.
COMO ARMAZENAR
Para aumentar a durabilidade, transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche o pote com a geléia quente, vire e mantenha de ponta cabeça por pelo menos 2 minutos para formar vácuo. Fechada a vácuo a geleia dura até 2 meses em temperatura ambiente. Depois de aberta, dura até 20 dias na geladeira.
PODE CONGELAR
Dura até seis meses. Congele no pote mesmo.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM GELEIA DE LARANJA
Agora você pode preparar em casa este clássico do café da manhã, em uma versão perfumada, brilhante e com pedacinhos da casca. Deliciosa com pães, faz bonito em uma tábua de queijos, transforma o sabor de sanduíches e pode até virar ingrediente de outras receitas. Imagine só com costelinha assada!
INGREDIENTES
- 3 laranjas-baía
- 1 ¾ de xícara (chá) de açúcar demerara
- ½ xícara (chá) de caldo de limão (cerca de 3 limões)
- 1,5 litro de água
MODO DE PREPARO
Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca de duas laranjas sob água corrente e seque com um pano. Com um descascador de legumes (ou faca bem afiada), faça tiras da casca das laranjas com cuidado para não extrair a parte branca — ela pode amargar a receita. Corte as tiras de casca em fatias finas, de cerca de 3 mm, no sentido da largura.
Corte e descarte a base e a tampa da terceira laranja. Apoie a base da laranja na tábua e descasque, de cima para baixo, seguindo a curvatura da fruta. Retire toda a película branca. Repita o processo com as outras laranjas para remover a parte branca que restou nas frutas. Corte cada laranja ao meio e cada metade em três gomos; descarte a fibra grossa central e fatie os gomos em pedaços de 2 cm.
Transfira as laranjas cortadas para uma panela grande. Adicione as tirinhas de casca, junte o açúcar, o caldo de limão e a água. Misture com uma espátula e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e 40 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, coloque um pires no congelador — ele vai ser usado para verificar o ponto da geleia.
A partir de 1 hora de cozimento, a geleia deixa de ser opaca, começa a ficar brilhante e a espumar. Verifique o ponto a partir desse momento (o tempo de cozimento pode mudar de acordo com a panela utilizada e a chama do fogão).
Para checar o ponto: mergulhe uma colher dentro da panela; a geleia deve cobrir as costas da colher, formando uma camada bem brilhante. Coloque um pouquinho da geleia num canto do pires gelado e incline delicadamente para escorrer; volte o pires para o congelador por mais um minuto, retire novamente e, com a ponta do dedo, volte a geleia escorrida para cima ela deve ficar na textura de gel. Atenção: diferentemente de outras receitas, a geleia de laranja sai mais líquida da panela e termina de atingir a consistência só depois de esfriar.
Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro — se a geleia permanecer na panela quente, mesmo com o fogo desligado, poderá passar do ponto. Deixe a geleia esfriar completamente antes de levar para a geladeira. Ela precisa gelar por pelo menos 24 horas antes de ser servida. Dura até 1 mês na geladeira.
PODE TROCAR
A laranja-baía foi a nossa escolhida por ter a polpa bem amarelinha e também pela cor e pelo perfume da casca. Mas, se você quiser usar outros tipos, ou combinar laranja com limão-siciliano, tudo bem. O sabor e a cor podem mudar um pouco. O importante é manter a proporção da fruta em peso e a quantidade de açúcar da receita.
CONSERVAÇÃO
Você pode estender o tempo de conservação da geleia pronta por até 2 meses. O truque está no modo de envase. Transfira a geleia ainda quente para potes de vidro esterilizados, deixando cerca de 2 cm até a tampa livres. Feche os potes com a geleia quente e vire de ponta-cabeça na bancada para formar vácuo.
Se preferir, a geleia pode ser congelada por até 6 meses, sem a necessidade de esterilizar potes nem formar vácuo na tampa.
Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango
“Eu quero participar”